quinta-feira, 17 de julho de 2014

Ata RO do dia 11 de Junho de 2014.

                                          Conselho Distrital de Saúde da AP-3.1    
                Rua São Godofredo, s/nº - Penha - RJ
                    Anexo à CAP-3.1 - Telefone: 2260-0294          condisaudeap31@hotmail.com cds31.blogspot.com.br

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CDS DA AP 3.1.
REALIZADA EM 11 DE JUNHO DE 2014.

                        Às 14 horas e 09 minutos do dia onze de junho de dois mil e quatorze, teve início no auditório do prédio da Coordenadoria de Saúde da A.P. 3.1, sito a Rua São Godofredo, s/nº - Penha, a Reunião Ordinária do Conselho Distrital de Saúde da AP-3.1, presidida pela Senhora Maria de Fátima Gustavo Lopes – Presidente do Conselho Distrital de Saúde da AP-3.1 que após desejar boa tarde a todos, convida para compor a mesa representando o segmento gestor Márcia Reis substituta do Coordenador de Área, representando o segmento usuário o Conselheiro Pedro Antonio da Costa Neto e representando o segmento profissional de saúde o Conselheiro Maurissandro Rodrigues de Carvalho. Em seguida a presidente realiza a leitura da pauta do dia: LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA RO MAIO/2014 – 20 minutos; APRESENTAÇÃO E APROVAÇÃO DOS RELATÓRIOS DE VISITAS REALIZADAS NAS UNIDADES: CMS VILA DO JOÃO (02/04/2013), H. M. EVANDRO FREIRE (04/04/2013), H. M. N. S. DO LORETO (08/05/2013), H. M. PAULINO WERNECK (08/05/2013) e POLICLÍNICA JOSE PARANHOS FONTENELLE (22/05/2013) – 20 minutos; APRESENTAÇÃO DOS SERVIÇOS DO CMS MANGUINHOS – 20 minutos; APRESENTAÇÃO DOS SERVIÇOS DO CMS SAMORA MACHEL – 20 minutos; APRESENTAÇÃO DOS SERVIÇOS DA C. F. RODRIGO ROIG – 20 minutos; APRESENTAÇÃO DOS SERVIÇOS DO CAPSAD MIRIAM MAKEBA – 20 minutos; APRESENTAÇÃO DOS SERVIÇOS DAS UPAS PENHA E ALEMÃO – 20 minutos e INFORMES GERAIS – 20 minutos.   A presidente informa que mudança de data da reunião se deu devido a Copa do Mundo e aos feriados decretados pelo Prefeito da Cidade, motivo esse também do esvaziamento da plenária.  Inicia-se reunião com Apresentação dos Serviços do CMS Manguinhos.  Apresentação através de slides feita pela gerente da unidade Claudia Valéria Costa, que informa que está na gerencia da unidade Centro de Saúde Escola Germano Sinval Farias há um ano, trata-se de uma unidade  mista localizada dentro da FIOCRUZ.  Além de profissionais federais o CSEGSF conta com 7 equipes de saúde da família, estando 4 equipes com cobertura de saúde bucal, uma equipe de NASF e vigilância epidemiológica, os profissionais do CMS Manguinhos, estão sob regime da CLT pela OS FIOTEC (Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Científico em Saúde).  A área de abrangência do Centro de Saúde Manguinhos compreende as comunidades de Parque Oswaldo Cruz, Parque Carlos Chagas, Vila Turismo, João Goulart, Comunidade Agrícola, Vila São Pedro e Parque Amorim/Monsenhor Brito e Nova Vila Turismo, com 7052 famílias cadastradas e 20.415 pessoas cadastradas (Fonte: Alert), composição das equipes: Um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e seis agentes comunitários. Nas equipes que tem cobertura de saúde bucal agrega-se então um cirurgião dentista e um auxiliar de consultório dentário. O CSE Manguinhos funciona de 08:00h as 17:00h de segunda a sexta-feira, com a presença das equipes em tempo integral. Oportunamente e em consonância com o calendário municipal de vacinação e outras campanhas a unidade abre aos sábados, o acolhimento é feito diariamente em todo o horário de atendimento, envolvendo todos os profissionais da equipe desde o agente comunitário que diariamente tem uma e escala para a atividade, o técnico de enfermagem, o enfermeiro e o médico. Todos são responsáveis objetivando o vínculo com o usuário de forma responsável e com o cuidado. A unidade é composta pelos serviços de: 1- Sala de Vacinas; 2- Sala de tratamento de lesões; O funcionamento da Sala de tratamento de lesões está previsto conforme Procedimento Operacional Padrão (POP) da Fiocruz.  Os enfermeiros das equipes contam com uma enfermaria estomoterapeuta que realiza matriciamento nas equipes de saúde da família para qualquer manejo de feridas e lesões; 3- Farmácia com a dispensação de medicamentos todos os dias de 8 as 17 horas; 4- Odontologia com 2 equipes de Saúde Bucal que dão cobertura a 4 equipes de saúde da família, as três equipes de saúde da família restantes sem cobertura da equipe de saúde bucal, são atendidas de acordo com a necessidade pela dentista do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Farias; 5 - Coleta de Exames, é feita dentro da própria unidade por um laboratório próprio da FIOCRUZ (LAPED). As coletas são realizadas diariamente a partir das 8 horas,  coleta agendada, exceto uma quinta-feira do mês que laboratório e fechado para reunião interna da equipe; 6 – Assistência de Pré-Natal de baixo risco, realizado pelos enfermeiros e médicos seguindo o protocolo do Ministério da Saúde.  O TIG é ofertado e realizado diariamente na unidade durante todo o horário de atendimento.  O Programa Cegonha Carioca para todas as gestantes que realizam pré-natal na unidade.  No 3º trimestre é agendada a visita a maternidade Fernando Magalhães; 7 – Planejamento Familiar/DIU, a organização do serviço é feita através de reuniões mensais, tendo como prioridade os adolescentes, puérperas, mulheres que já tiveram 3 ou 4 filhos e os homens que desejam o método definitivo.  O grupo é realizado por Assistente Social, enfermeiros e outros componentes das equipes de saúde da família.  Dispõe ainda do serviço de um Ginecologista do NASF que realiza o matriciamento dentro das questões ginecológicas, obstétricas e saúde reprodutiva, estando todas as sextas-feiras na unidade no turno da manhã e o agendamento é realizado através de demandas identificadas pelas equipes de saúde da família que solicita o atendimento de inter-consulta, atendimento individual, discussão de plano terapêutico, visita domiciliar, participação em grupos, ou em reunião de equipe; 8- Preventivo/Coleta de Papanicolau, agendados são realizados pelos enfermeiros e ou médicos. Os exames são enviados para o laboratório SITEC(INCA), e os resultados com alteração são encaminhados para a consulta médica no Instituto Fernandes Figueira-Fiocruz; 9 – O atendimento ao usuário Hipertenso e Diabético ocorre através de consultas médicas, consultas de enfermagem e grupos educativos.  O profissional médico e enfermeiro organizam o revezamento do atendimento destes usuários segundo protocolo do Ministério da Saúde. Aos insulino- dependentes, a dispensação de insulina é feita pela unidade e acompanhada de forma integral ao cuidado dessa clientela; 10 – Atendimento e Acompanhamento de Tuberculoso, realizado na unidade pelas equipes, e  necessite de referência secundária e acompanhamento é realizado no próprio Centro de Saúde Escola Germano Sinval Farias – FIOCRUZ.  O exame BAAR é ofertado e recebido todos os dias na unidade durante o horário de atendimento e realizam também o exame de Escarro Induzido em sala específica com filtro EPA; 11 – Hanseníase, o usuário é acompanhado pela equipe de saúde da família, e a unidade é referencia caso necessite; 12 – Acolhimento mãe bebe, há 6 meses inaugurou na unidade uma sala de Amamentação e as equipes e todos os profissionais estão sendo capacitados no curso IUBAM, objetivando em médio prazo tornar a unidade uma Unidade Amiga da Amamentação e a formação de um banco de leite humano.  O atendimento ao recém-nato é feito através de visita domiciliar a primeira consulta agendada com o médico e na subseqüente com o enfermeiro.  Oferece como serviço teste do pezinho, imunização faz encaminhamento, para o teste da orelhinha (unidade de referência Madre Teresa de Calcutá), conta com uma pediatra do NASF que vem qualificando a primeira consulta do RN e da criança na unidade e no domicílio através do matriciamento junto às equipes. O serviço de Puericultura as consultas de rotina tem como cronograma segundo o protocolo do Ministério da Saúde  para crianças de 0 a 2 anos, sendo uma das diretrizes utilizadas para o agendamento de consultas das equipes; Para o teste do reflexo vermelho os profissionais médicos foram treinados para a realização do teste; 13 – Grupo de Tabagismo, acontece toda a quarta-feira pela manhã as 9 horas na sala 32 do CESTHE, formado por uma enfermeira coordenadora, médica, fisioterapeuta, psicóloga e um agente comunitário; 14 – OS pequenos procedimentos, como cirurgia de unha (cantoplastia), drenagem de abcesso, remoção de cerume, etc; 15 – Academia Carioca, A unidade não conta com aparelhos próprios da Academia Carioca.  Dessa forma são realizadas várias atividades que independem dos aparelhos tais como caminhadas.  A partir das 17 horas na Clínica da Família Vitor Valla, os serviços da Academia Carioca são disponibilizados assim alunos interessados podem realizar. A unidade conta com apoio da equipe do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) com os seguintes profissionais 1 psicólogo, 1 psiquiatra, 1 ginecologista, 1 pediatra, 1 educador físico, 1 fisioterapeuta, conta com apoio dos profissionais do Centro de Saúde nos serviços de Nutrição, Geriatria e Dermatologia. A unidade também participa de reuniões do Conselho Gestor Teias Manguinhos e reuniões de Módulos da Unidade (Educação Permanente).  Terminada apresentação a presidente agradece a palestrante e comunica aos presentes que chegou em suas mãos um documento da Secretaria Municipal de Saúde assinado pelo Subsecretário Daniel Soranz, informando unificação do Cadastro Nacional de Estabelecimentos  de Saúde da Unidade Fiocruz/ENSP CSE Germano Sinval Farias CNES 5456932 e CMS Manguinhos CNES 5456967, unificaram passando para apenas um CNES de numero 5456932 CSE Manguinhos.  Seguindo pauta do dia Apresentação do CMS Samora Machel, apresentação visual feita pela enfermeira Andressa representante da gerente Cíntia Mariano, justifica ausência da gerente devido redução de carga horária Cíntia está na aula de mestrado, a unidade  funciona de segunda á sábado (segunda a sexta-feira de 7 as 16 horas e sábado de 8 as 12 horas), com 3 equipes de Saúde da Família, 2 equipes de Saúde Bucal e apoio da equipe do NASF, sendo que uma das equipes está sem médico previsão de chegada esse mês de junho, informa ainda que a partir do mês de junho unidade estende horário de atendimento durante semana de 7 as 17 horas com médicos todos os dias incluindo aos sábados.  O CMS Samora Machel tem como missão prestar cuidados de saúde personalizados, globais, eqüitativos e de qualidade, promovendo a participação e autonomia dos cidadãos, buscando  o desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários proporcionando qualidade de vida tanto para os usuários quanto para os profissionais.  O recursos humanos da unidade é composto por 3 médicos (sendo um do programa Mais Médicos do Governo Federal), 3 enfermeiros, 2 dentistas, 3 técnicos de enfermagem, 2 auxiliares de saúde bucal, 1 técnico de farmácia, 20 agentes comunitários de saúde, apoio de 3 profissionais do NASF (1 Assistente Social, 1 Psicólogo e 1 Fisioterapeuta), 2 auxiliares administrativos, 1 auxiliar de portaria e 1 auxiliar de serviços gerais, realiza os serviços contidos na carteira de serviços como: Consulta médica e de enfermagem; consulta odontológica; consulta domiciliar (médica, enfermagem, dentista); visita domiciliar de agentes comunitários e técnicos de enfermagem; atividades de promoção de saúde (unidade, escolas, creches e em espaços cedidos por usuários e outros parceiros no território); curativos domiciliar e na unidade; dispensação de medicamentos e entrega domiciliar para pacientes acamados; teste do pezinho e reflexo vermelho; nebulização, estão implementando na unidade a acolhimento mamãe/bebe; teste de gravidez; teste rápido de sífilis e HIV; acompanhamento de todas as áreas saúde da mulher, do homem, da criança, do adolescente, do idoso e saúde mental,  o trabalho da unidade é de promoção e prevenção a saúde, e coletas de exames. A unidade conta com 5 consultórios médicos e de enfermagem (1 das salas será cedida para o acolhimento mamãe/bebe, captação de leite materno), 1 consultório odontológico, 1 farmácia, 1 sala de administração, 1 arquivo/sala dos ACS, 1 sala de curativo, 1 sala de procedimento, 1 sala de esterilização, 1 acolhimento externo, 1 banheiro de funcionário, 1 banheiro usuário, 1 copa, 1 estacionamento externo.  O CMS Samora Machel através do sistema Prime, conta com 11.193 pessoas cadastradas (Set/2013) onde a população área de abrangência é de 12.019, correspondendo a 93,11% de pessoas cadastradas, cadastrados por equipe: Equipe Bela 3.629 pessoas cadastradas (cadastradas com CPF e DNV 45,15%), Equipe Praia 3.138 e Equipe Principal 4.424 pessoas cadastradas.  Através do prontuário eletrônico ficha A pessoas com menos de um ano 233 no ano de 2013, 216 em 2014, cadastros por sexo mulheres 6.458 e 4774 homens, os principais pontos de atenção com a gestante (52), mulheres 25 à 64 anos (3214), crianças menores de 6 anos (1739), tuberculosos (11), hipertensos (924), diabéticos (203), famílias beneficiárias do Bolsa Família (1856), famílias beneficiárias do Cartão Família Carioca (898). O CMS Samora Machel desenvolve várias atividades em parceria com as potencialidades e os equipamentos sociais do território, e do entorno objetivando a Promoção de Saúde no Território.  Terminada apresentação a presidente agradece, passando para o próximo ponto de pauta Apresentação dos Serviços da Clinica de Família Rodrigo Roig.  Apresentação visual através da ficha técnica feita pelo convidado e gerente Jander Almeida, inicia apresentação falando da visão, missão e valores da unidade, visa ser uma unidade de referência da comunidade, mediante a credibilidade, resolutividade e ampla eficiência nas ações e serviços ofertados, tendo como missão e valores a garantia de assegurar o cumprimento dos princípios do SUS, ofertando acesso com qualidade de maneira universal e equânime, integralidade nas ações e serviços realizados pela unidade, os valores são a garantia de atitudes éticas e sigilo nas informações sobre o usuário e respeito à decisão do mesmo acerca da sua saúde, o fortalecimento do vínculo mediante ações que estimulem a co-responsabilidade dos cidadãos e comunidade acerca dos fatores determinantes e condicionantes de seu território, oferta de serviços qualitativos, resolutivos e eficientes, gestão compartilhada, disponibilidade e respeito mútuo. A Clínica de Família Rodrigo Roig localizada no bairro de Ramos (Complexo do Alemão), inaugurado em abril de 2010, com quatro equipes de saúde da família, 53 profissionais entre estatutários, CLT e prestadores de serviços. As equipes de saúde da família são elas: Equipe Fênix (sem médico), Equipe Itararé (completa), Equipe Alvorada (completa) e Equipe Alvorada/Cruzeiro (completa), unidade também conta com equipe de apoio de 02 auxiliares de serviços gerais, 04 auxiliares de portaria e 02 auxiliares administrativos.  A Clínica de Família Rodrigo Roig em sua estrutura física tem 04 consultórios, 01 sala da criança, 01 consultório de saúde bucal com 02 cadeiras, sala de vacina, sala de procedimentos, sala de curativo, farmácia, acolhimento/recepção, sala do ACS/AVS, esterilização, utilidades, almoxarifado, 01 copa e 04 banheiros.  O perfil demográfico de cadastrados na unidade são: 13.955 pessoas cadastradas (61%) na Ficha A, divisão por sexo 45% são de homens (6.325 cadastrados) e 55% de mulheres (7.629 cadastradas), por benefícios como Bolsa Família unidade conta com 2.341 pessoas cadastradas e acompanhadas e 1.041 cadastros do Cartão Família Carioca, o diagnóstico situacional por equipe: Fênix 3.725 pessoas cadastradas (61% pessoas cadastradas com CPF e DNV) única equipe com sete agentes de saúde comunitários, procedente do CMS Alemão na divisão do território migrada e vincula a unidade, equipe Alvorada 3.558 cadastrados (56% pessoas cadastradas com CPF ou DNV), equipe Alvorada/Cruzeiro 3.323 (62% pessoas cadastradas com CPF ou DNV) e equipe Itararé 3.309 (69% pessoas cadastradas com CPF ou DNV), as equipes vem desenvolvimento ações dentro do território em parceria com os articuladores,  com os CRAS para retirada de documentação, com o CREAS através do grupo de Mulheres que escolhem temas para serem abordados, Associações de Moradores em especial com a do Itararé por está próximo a unidade, Vila Olímpica, SESC parcerias para os passeios e atividades como a de Saúde Bucal, SindRio (Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes) na questão de empregabilidade, Casa de Apoio Ana Carolina (abrigo) trabalho integrado em que a unidade ficou como responsável na Saúde Bucal, Academia Carioca do Zilda Arns atividades para o grupo de convivência, participantes das atividades oferecidas pela academia: 07 alunos em grupo de caminhadas e 140 em todas as atividades físicas, onde 08 que mantém sua PA e glicemia sob controle, hipertensos 73, sobrepeso e obesos 28, diabéticos 18 e > 60 anos 13.  Os serviços oferecidos pela unidade são os que constam na carteira de serviços como:  Aleitamento Materno promovido pela equipe, atendimento de consultas de urgência diariamente pela equipe, atendimento para asmáticos, atividades educativas e de promoção a saúde, coleta de escarro diariamente, consulta de enfermagem, consulta médica, consultas odontológicas, eletrocardiograma, controle de glicemia capilar e pressão arterial, curativo, debridamento e curativo de escara ou ulceração, tratamento para tuberculose e hanseníase com ênfase do TDO,  grupo de tabagismo, imunização, inalação/nebulização, insulina prescrita pelo médico da equipe, manejo de queimaduras, planejamento familiar, puericultura realizada pelo médico e enfermeiro, receituário azul e receituário especial na unidade, remoção de cerume, retirada de corpo estranho, retirada de pontos, sutura de lesões superficiais de pele, tamponamento anterior de epistaxe, teste do pezinho realizado pela equipe, teste do reflexo vermelho realizado pela equipe, tratamento de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e cantoplastia. Os exames realizados pela unidade como Sífilis (VDRL) em 2013 foram de 1520 em 2014 728 exames, e o Anti-HIV em 2013 de 1340 já em 2014 675 exames, tratamentos como de Tuberculose/DOTS caos em 2013 18, pessoas curadas 15, abandonos 2, não houve transferências e 1 óbito, já em 2014 13 casos, nenhuma pessoa curada, 2 abandonos, não houve óbito até o momento, no território presença de muitos usuários de crack que iniciam o tratamento e não dão continuidade. Na questão do acesso o tempo de espera para próxima consulta é de 30 dias, buscando estratégia devido o tempo de espera 30 dias com objetivo de reduzir os dias, não a previsão tempo de espera para equipe Fênix por está sem médico, para consulta de enfermagem o tempo de espera é de 1 semana sendo que na equipe Fênix o tempo de espera são de 15 dias, principais motivos de ouvidorias recebida pela clínica abordagem inadequada, falta de medicamento e SISREG.  O palestrante gerente da unidade, encerra apresentação com a seguinte frase de Henry Ford ‘Reunir-se é um começo, permanecer juntos é um progresso, e trabalhar juntos é sucesso.’ Terminada apresentação a presidente fala que ansiedade do gerente e a mesma de todos em mostrar os serviços prestados, passando para o próximo ponto de pauta Apresentação dos Serviços do CAPSad Miriam Makeba, sem representante na plenária a presidente informa que foi por solicitação do próprio a apresentação para abertura do processo de credenciamento dos serviços, perguntou também se na plenária estava presente algum representante das UPAs Penha e Alemão, com a resposta de ausência a presidente abre espaço para perguntas referente as três apresentações.  A diretora do CAPS Fernando Diniz Carla Paes informa que ausência dos outros se justifica a própria não havia recebido notificado sobre antecipação da reunião, na presente recebeu ligação da secretaria do conselho a mesma perguntou iria comparecer quando ficou sabendo da antecipação, no correio eletrônico não havia recebido nenhum comunicado, a presidente diz que procede complementação, sendo que a substitua Lúlia Mesquita contactou todos os palestrantes informando até da mudança e reconvidando-o,  e a funcionária do conselho também ficou a semana toda fazendo contato informando a nova data da reunião.  A conselheira Lúlia Mesquita pergunta em relação a coleta para a palestrante do CMS Manguinhos, se é tranqüila e se já trabalhou com a livre demanda? A palestrante Claudia responde que no momento houve uma melhora pois as marcações são direcionadas as equipes tendo mais tempo para organização, já trabalharam com a livre demanda.   A conselheira Lúlia pergunta também para enfermeira Andressa como acontece o apoio em saúde mental? Em enfermeira Andressa do CMS Samora Machel responde que o apoio em saúde mental acontece com a Psicóloga Heloisa do Nasf através da interconsulta profissional e também com o Programa Diga aí Maré.  O conselheiro Waldir Francisco fala que ficou feliz pois pela primeira vez uma unidade em sua apresentação mostrou foto de representante da Associação de Moradores junto com a equipe da unidade como parceiros, diz ainda que em algumas apresentações aparecem ONG como parceiros  e nunca fizeram nada,  pergunta a enfermeira Andressa (CMS Samora Machel), em apresentação consta 11 pessoas com tuberculose achando um número muito pequeno pois área é vulnerável, se há dificuldade e se as fugas não estão sendo trazidas de volta, como os profissionais estão lidando com a questão?  Enfermeira Andressa responde que o problema de tuberculose na Maré é muito grande, apenas um usuário de drogas em atendimento com tuberculose sendo o mais complicado, o numero reduziu devido a busca ativa no território de contatos, todos os profissionais com a mesma fala devido a vulnerabilidade da região.  Dando continuidade as perguntas o conselheiro Waldir pergunta a gerente Claudia Valéria da unidade CMS Manguinhos, fala que os lideres comunitários estão orientando a população a procurar o Defensoria Pública, em qualquer Complexo de Favela são pessoas de baixíssima renda e que existe um programa em que Márcia Reis substituta do Coordenador de Área trabalhou, programa esse na questão de ligadura, os lideres comunitário irá procurar a Defensoria Pública para a questão do acesso.  O conselheiro pergunta a gerente se a pessoa que tem 3 ou 4 filhos está sendo bem acolhida do programa do DIU, qual a dificuldade do profissional para inserir o usuário no programa de laqueadura.  A gerente da unidade CMS Manguinhos informa que unidade trabalha com o programa Planejamento Familiar, sempre tiveram problemas com a questão do DIU, hoje em dia com apoio do profissional de Ginecologia do NASF a questão esta minimizando, quanto a laqueadura tubárea ainda apresenta dificuldades, que só é realizada através da regulação. A usuária que chega a unidade e participa do Planejamento Familiar opta por qual método anticontraceptivo deseja utilizar, hoje já se tem o método de inserção de DIU feito na própria unidade toda sexta-feira pelo Ginecologista do NASF.   O conselheiro Waldir pergunta a gerente o que significa padrão FIOCRUZ?, a gerente responde que FIOCRUZ é uma entidade certificada no Brasil inteiro para ter alguns padrões Internacional, onde algumas salas não podem ser feitas fora do padrão do protoloco da Fundação, o padrão chamado de POPS.   O conselheiro Waldir pergunta ao gerente da unidade Rodrigo Roig como são feitas as suturas e os curativos? O gerente Jander responde que na unidade todos os profissionais são capacitados para fazer suturas, principalmente a médica Cubana que chegou na clinica, totalmente prepara e disponível, quando uma lesão de maior dimensão os profissionais fazem encaminhamento, clínica não disponibiliza de local apropriado.  O conselheiro Sergio Clemente pergunta a presidente qual das unidades de saúde cobre a rua Euclides Farias no bairro de Ramos, informa ainda que estava participando de reunião do Conselho Gestor no Hospital Estadual Getúlio Vargas, chegando ao local denuncia da UPA Penha. Os representantes do conselho gestor após denuncia foram apurar na unidade o que vem acontecendo, local UPA Penha estava superlotada permaneceram no local   de 9 as 11 horas e o representante da Unidade de Pronto Atendimento não havia chegado, comunicaram ao Rafael responsável pelo sistema de humanização do território sobre questão, ficando o mesmo de dar retorno ao solicitado, estando até a presente sem resposta.     O conselheiro sugere a presidente que realize visita á unidade e uma reunião com os representantes da mesma, junto com os conselheiros e a Coordenação de Área, conselheiro diz que UPA esta entregue as baratas.  A presidente responde que a cobertura da Rua Euclides Farias, como ainda não tem equipe de saúde da família para área, é feita pelo CMS Maria Cristina Roma Paugartten quanto a UPA da Penha um dos motivos da pauta da RO ‘Apresentação dos Serviços das UPAs Penha e Alemão’, vários contatos foram feitos e o convite para apresentação na reunião de executiva do CDS a substituta da Presidente Lúlia Mesquita fez contato telefônico com Dr. Roberto Coordenador das UPAs informando sobre ponto de pauta o convidando-o, mesmo assim não fizeram uso da presença.   A presidente comunica que irá solicitar audiência com o Secretário e com a OS sobre questões pertinentes as UPAs, informa ainda que o Dr José Mansur foi exonerado assumindo Dr Pedrosa a partir do dia 02 de junho e quem estaria presente a reunião seria Dra Andrea Coordenadora de Enfermagem.  O conselheiro Sergio Clemente informa que o Dr Roberto entregou o cargo por esta descontente com a Secretaria de Saúde pela falta de apoio, indignação pela unidade só trabalhar com dois médicos no atendimento, o conselheiro Waldir interrompe e diz que informação dada no pleno passa a ser oficial, e que o Gerente Administrativo Vander da UPA Maré está se desdobrando para atender duas UPAs, e oficialmente será o gerente administrativo da UPA Penha, sendo surpresa a informação dada pelo conselheiro Sergio.   A diretora do CMS Maria Cristina Roma Paugartten Valeria Pereira, informa que a Rua Euclides Farias à rua do SESC de Ramos, área de abragência do CMS Maria Cristina não tendo cobertura do Saúde da Família, só no inicio sendo coberta pela CMS Alemão, os moradores tem dificuldade de chegar ao CMS pois não tem condução direta, Valéria coloca-se disponível para os usuários da área de abrangência do CMS que encontram dificuldade para o acesso, informa ainda que a Clínica da Família do Alemão será na Euclides Farias, cobrindo o território.   A representante e substituta do Coordenador de Área Márcia Reis diz que a Estratégia é uma proposta de garantia para o acesso mais qualificado, parabeniza o conselheiro Waldir pelas belíssimas perguntas feitas ao grupo de palestrantes sentindo-se contemplada com as perguntas, diz que área tem baixa captação de tuberculose e que os números que estão sendo apresentados que dizem respeito a tuberculosos diagnosticados e tratados, a grande responsabilidade é garantir que as equipes estejam absolutamente qualificada, todos os profissionais que compõem a Equipe de Saúde da Família,  para que possam efetivamente garantir a captação de novos casos e o tratamento adequado para que evitem o abandono, garantia da cura.  O tratamento da tuberculose sobre a ótica da garantia é simples dos serviços da atenção primária só que envolve série de fatores e também o compromisso da responsabilidade dos profissionais que atende na saúde da família, sendo importante o trabalho de uma maneira ampliada, levando-se em conta a condição de vida da população e a questão da vulnerabilidade, a tuberculose é uma doença que está na área e precisa ser captada, solicita a ajuda de todos para o enfrentamento na questão da tuberculose,  Márcia Reis informa que A Casa de Acolhida Ana Carolina ela fica no território de Manguinhos e coberta pela CMS Manguinhos, deseja saber o por quê a CF Rodrigo Roig atualmente faz a cobertura.  A gerente do CMS Maguinhos Claudia, diz que o Abrigo Cristo Redentor que fica localizado ao lado da Linha Amarela, no espaço existia o Abrigo Ana Carolina para crianças menores de 4 anos. O Abrigo Ana Carolina saiu do local indo para estrutura maior, indo para o espaço onde está localizado o CRAS Nelson Carneiro. A enfermeira Carla responsável pelo território Alemão e Maria Cristina, em visita ao abrigo Ana Carolina demanda apresentada pela direção, onde cada unidade de saúde da proximidade dará suporte com serviços, a Clínica de Família Rodrigo Roig suporte ao apoio na saúde bucal, a unidade Zilda Arns e o CMS Alemão com a equipe técnica e o CMS Maria Cristina apoio na Pediatria. A presidente informa que o documento enviado da unidade Sinval Farias referente ao CNES  remetido pela Dra. Emília Maria de Andrade Correa – chefe do CSEGESF/ENSP FIOCRUZ, retorna ao ponto inicial da pauta do dia LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA RO MAIO/2014; APRESENTAÇÃO E APROVAÇÃO DOS RELATÓRIOS DE VISITAS REALIZADAS NAS UNIDADES: CMS VILA DO JOÃO (02/04/2013), H. M. EVANDRO FREIRE (04/04/2013), H. M. N. S. DO LORETO (08/05/2013), H. M. PAULINO WERNECK (08/05/2013) e POLICLÍNICA JOSE PARANHOS FONTENELLE (22/05/2013), coloca em aprovação para se enviado aos órgãos competentes, sendo todos aprovados por unanimidade. Após aprovação a presidente passa para último ponto de pauta os Informes Gerais.  A presidente pergunta qual será o horário de funcionamento das unidades em dias de jogos, Márcia Reis responde que na Resolução SMS 2.329 do dia 10 de junho - Resolve que as unidades de saúde básica nos dias 12, 17, 23 funcionarão até 12h 30minutos, as unidades hospitalares e de emergência funcionarão normalmente.  A presidente informa que nas apresentações das unidades nas ROs do CDS a Rede Básica apenas com um bloco para o mês de Julho CMS Helio Smith, José Breves dos Santos e CMS Vila do João, deseja que não haja falta para começar apresentações da rede hospitalar. A Assessora da Coordenação de Área Fátima Virginia justifica ausência do CAPSad Miriam Makeba, pois Coordenador não havia entendido que apresentação seria nesse dia, impossibilitado de comparecer devido ao outro compromisso na data, a presidente responde que aguarda apresentação para próxima RO do mês de Julho/2014, necessidade de credenciamento do serviço.  A diretora do CAPS Fernando Diniz Carla Paes informa que os CAPS tipo II – Fernando Diniz, Ernesto Nazaré e o Visconde de Sabugosa irão funcionar nos dias de jogos do Brasil até as 12h e 30min., os CAPS III de funcionamento 24 horas (CAPSad Miriam Makeba e o CAPS João Ferreira) funcionará normalmente.  A presidente informa que fica agenda para próximo RO apresentação dos serviços além das unidades já mencionadas a inclusão também do CAPSad Miriam Makeba.  Informes sobre o II Seminário de Pactuação de Redes da AP 3.1 – Avanços e Desafios feita pela presidente, local auditório 6º andar prédio da maternidade do HFB, iniciando as 8 até 9 com café da manhã, 09 as 09:15 abertura, 9:15 as 12 horas 1ª mesa – Apresentação da Realidade da Rede Hospitalar da AP 3.1 com  seus Serviços e Deficiências, convocando todos os hospitais da rede, convidados João Luiz Ferreira Costa – SUBHUE (Panorama Hospitais Municipais AP 3.1), Guida Silva Vasconcellos – SUBGER (Panorama da Rede Hospitalar AP 3.1), Flávio Adolpho Silveira – HFB, Olga de Abreu Figueiredo da Silva – H. M. Paulino Werneck, Fátima Regina Almeida Brandão – HMNS Loreto, Miguel Paulo Duarte Neto – HEGV, Eduardo Jorge Côrtes – HUCFF, Alejandro Marcel H. Moreno – Hospital Evandro Chagas e Edmilson Migowisky – IPPMG, 12 as 13 horas almoço, 13 as 14 horas 2ª mesa – Panorama da Atenção Primária no Município do Rio de Janeiro – Avanços e Desafios – convidados Daniel Soranz – Subsecretário de Saúde (SUBPAV) e Hugo Marques Fagundes Junior – Coordenador da CAP 3.1, 14 as 16 horas 3ª mesa- convidados Hans Fernando Rocha Dohmann – SMSDC, Marcos Esner Musafir – Secretaria Estadual de Saúde e Arthur Chioro – Ministério da Saúde, presidente solicita a todos que participarem do seminário estejam com crachá de identificação.  O conselheiro Waldir informa que conselho recebeu uma demanda de fiscalização ao Hospital Municipal Paulino Werneck, sobre denuncia de coisas que estão acontecendo no hospital. O hospital precisa de um cuidado maior em sua fachada, as demandas de denuncia que chagaram ao conselho, opinião particular do conselheiro nenhuma delas tem procedimento. No local, quinze pacientes idosos internados, dos quais apenas um com acompanhante, queixa dos profissionais que os acompanhantes chegam no horário do almoço as 12 horas para a refeição, quando chegas as 16 horas vão embora.  Os profissionais estavam sentados não havia nada a fazer, todos os procedimentos já realizados, solicitaram mais demanda de procura, pois hospital disponibiliza de leitos vazios e desejam trabalhar mais, todos alegres e contentes, os parentes de pacientes que lá passaram e tiveram alta só elogios ao hospital, sendo uma situação extraordinária, está acostumado em visita de fiscalização só receber criticas, tendo a necessidade de muitas das vezes conter as pessoas, solicitando que denuncias enviada ao conselho estejam identificadas informando horário, local e caso identificação do profissional, e o denunciante tenha consciência do que esteja fazendo.  A presidente informa que situação deveria ser mais adiante pois o relatório da visita ainda não chegou em suas mãos, através de email recebeu duas denuncias feitas contra o Hospital Municipal Paulino Werneck, quando solicitou a Comissão de Fiscalização para ida ao hospital foi fundada através das denuncias, até á presente Coordenadora da Comissão de Fiscalização não havia entregue o relatório, após entrega fixará todas as denuncias. A Coordenadora da Comissão Lúlia Mesquita informa que visita não foi avisada, observaram que equipe estava completa e todos presentes, com quinze pacientes (6 mulheres e 9 homens), apenas um com acompanhante que chegou no horário do almoço. O hospital tem 52 leitos, teve corte de R$ 750.000,00 de verba para o hospital no inicio do ano, depois mais R$ 250.000,00 de corte, direção tendo que administrar hospital com verba que chegou.  A presidente fala que está preocupada com a construção das novas clínicas e com as mudanças, se sai ou não sai, perguntando a substitua do coordenador Márcia Reis se pode ou não responder, Márcia Reis responde que em ralação a esse ano de 2014,  única informação de que tem e para as duas clínicas de família para a Maré compromisso do Prefeito, ratificado devido ao processo de pacificação, sendo a mesma expectativa de todos os usuários da Maré, compromisso de organizar o território de forma que se redistribuam as equipes que lá já alocadas em unidade de saúde, o território está sendo realinhado para selecionar equipes que irá para cada clínica, a projeção territorial já esta sendo feita com a possibilidade de uma terceira clínica, para o futuro, recentemente coordenação foi informada  de mais uma clínica da família no Alemão, com a incorporação de uma área que venha sido atendida pela CAP 3.2, beneficiando desse novo espaço Palmeira, Canitá e Teleférico, estão todos na expectativas de que toda a projeção feita para até 2016 aconteça e que o Coordenador Hugo Fagundes possa trazer mais informação com clareza obtidas nas últimas reuniões.  O convidado Nereu Lopes  faz crítica construtiva sobre a necessidade de mais um funcionário no CDS, informa sobre eleição no Conselho Estadual de Saúde, regimento eleitoral feito, inscrições aberta a partir do dia 13 a 18 de junho para as novas entidades.  Finalizando Fátima agradece a presença de todos e solicita que se preparem para o seminário, encerra a reunião às dezesseis horas e vinte e nove minutos da qual eu Flávia Pereira Moreira na função de secretária, lavro a presente ata que é por mim assinada e pela presidente deste conselho.
u     
Rio de Janeiro, 11 de junho de 2014.

 Maria de Fátima Gustavo Lopes  - Presidente  
 Flávia Pereira Moreira - Secretária

                   

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