sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Relatório visita a UPA Ilha (17/12/2013) para aprovação RO do dia 15 de outubro de 2014.

                 RELATÓRIO DE VISITA À UPA - ILHA  

                                           

 A Comissão de Fiscalização do CDSAP-3.1 composta pelos conselheiros Jorge Rodrigues Moreira, Maria de Fátima Gustavo Lopes, Cláudia Henrique da Silva e Vera Lucia Aiolfe esteve em visita no dia 17 de dezembro de 2013 à UPA - Ilha onde foi recepcionada pelo  Responsável Técnico Marcelo Tavares (médico) que nos forneceu as seguintes informações: Trata-se de uma Unidade de Pronto Atendimento Geral com Odontólogo, Clínico Geral (adulto) e Pediatria. O atendimento conta com o suporte de laboratório e raio X. A deficiência apresentada foi de Médico Pediatra nas noites de sábado e nos domingos. O tempo de espera desde a triagem até o atendimento médico vai depender da classificação de risco, a saber: Vermelha (imediato); amarela (até 30’); verde (até 3 horas) e azul (não há atendimento, apenas orientação). O paciente pode ficar internado por até 72 horas, devendo ser transferido após este prazo caso ainda haja necessidade. Perguntado sobre os atendimentos de urgência tráumato-ortopédica e obstétrica, o RT Marcelo informou que primeiro se estabiliza o quadro e em seguida se transfere. Portanto, ninguém deixa de receber o primeiro atendimento. As transferências são feitas em ambulâncias equipadas como UTI móvel que ficam de prontidão na unidade. Na parede observamos o Disque Denúncia 1746 e o 08000255525. Os painéis que realizam a chamada dos pacientes alterna com o nome da equipe médica de plantão que é composta por 4 médicos para Clínica Geral (adulto), 2 médicos pediatras, 5 enfermeiros, 10 técnicos de enfermagem, 1 assistente social, 2 técnicos de laboratório, técnico de raio X, dentre outros. Observamos ainda na chegada um aparelho eletrônico para pesquisa de satisfação denominado “Totem”. Em entrevista aos usuários obtivemos as seguintes respostas: Quanto ao tempo de espera: Todos responderam em torno de 1 hora, com 15 minutos entre a triagem e a avaliação de risco. Ao perguntar sobre o acolhimento, ficou dividido entre bom e regular; A qualidade do atendimento ficou dividido entre bom e ótimo; Quanto às atividades que funcionam, as deficiências e os tipos de exames realizados nesta UPA ratificaram as informações dados pelo Responsável Técnico. Ao perguntar sobre a transferência, todos os entrevistados sinalizaram que demora muito por falta de vaga em outras unidades. Todos os usuários entrevistados conhecem o Painel com nome da equipe médica e o “Totem” para expor a sua opinião de satisfação, bem como tem ciência dos telefones de disque denúncia.

             Concluída a visita, a Comissão de Fiscalização retornou à sede do conselho e gerou este relatório.

                                        Rio de janeiro, 17 de dezembro de 2013.

             Maria de Fátima Gustavo Lopes  - Presidente do CDS AP 3.1
              Jorge Rodrigues Moreira - Secretário

                                                                         

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