RELATÓRIO DE VISITA À UPA - ILHA
A Comissão de Fiscalização do CDSAP-3.1
composta pelos conselheiros Jorge Rodrigues Moreira, Maria
de Fátima Gustavo Lopes, Cláudia Henrique da Silva e Vera Lucia Aiolfe esteve
em visita no dia 17 de dezembro de 2013 à UPA - Ilha onde foi recepcionada pelo
Responsável Técnico Marcelo Tavares
(médico) que nos forneceu as seguintes informações: Trata-se de uma Unidade de
Pronto Atendimento Geral com Odontólogo, Clínico Geral (adulto) e Pediatria. O
atendimento conta com o suporte de laboratório e raio X. A deficiência
apresentada foi de Médico Pediatra nas noites de sábado e nos domingos. O tempo
de espera desde a triagem até o atendimento médico vai depender da
classificação de risco, a saber: Vermelha (imediato); amarela (até 30’); verde
(até 3 horas) e azul (não há atendimento, apenas orientação). O paciente pode
ficar internado por até 72 horas, devendo ser transferido após este prazo caso
ainda haja necessidade. Perguntado sobre os atendimentos de urgência
tráumato-ortopédica e obstétrica, o RT Marcelo informou que primeiro se
estabiliza o quadro e em seguida se transfere. Portanto, ninguém deixa de
receber o primeiro atendimento. As transferências são feitas em ambulâncias
equipadas como UTI móvel que ficam de prontidão na unidade. Na parede
observamos o Disque Denúncia 1746 e o 08000255525. Os painéis que realizam a
chamada dos pacientes alterna com o nome da equipe médica de plantão que é
composta por 4 médicos para Clínica Geral (adulto), 2 médicos pediatras, 5
enfermeiros, 10 técnicos de enfermagem, 1 assistente social, 2 técnicos de
laboratório, técnico de raio X, dentre outros. Observamos ainda na chegada um
aparelho eletrônico para pesquisa de satisfação denominado “Totem”. Em entrevista
aos usuários obtivemos as seguintes respostas: Quanto ao tempo de espera: Todos
responderam em torno de 1 hora, com 15 minutos entre a triagem e a avaliação de
risco. Ao perguntar sobre o acolhimento, ficou dividido entre bom e regular; A
qualidade do atendimento ficou dividido entre bom e ótimo; Quanto às atividades
que funcionam, as deficiências e os tipos de exames realizados nesta UPA
ratificaram as informações dados pelo Responsável Técnico. Ao perguntar sobre a
transferência, todos os entrevistados sinalizaram que demora muito por falta de
vaga em outras unidades. Todos os usuários entrevistados conhecem o Painel com
nome da equipe médica e o “Totem” para expor a sua opinião de satisfação, bem
como tem ciência dos telefones de disque denúncia.
Concluída a visita, a Comissão de
Fiscalização retornou à sede do conselho e gerou este relatório.
Rio de
janeiro, 17 de dezembro de 2013.
Maria de Fátima Gustavo Lopes - Presidente do CDS AP 3.1
Jorge Rodrigues Moreira - Secretário
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