RELATÓRIO DE VISITA AO POLICLÍNICA NEWTON ALVES
CARDOSO - ILHA DO GOVERNADOR
Em visita a Policlínica
Newton Alves Cardoso, no dia 25 de novembro de 2015, a presidente Maria de Fátima, o conselheiro Cosme
Toscano e o convidado Nereu Lopes, em conversa com a Diretora Vera Lívia;
diretora abordou algumas dificuldades encontradas logo que assumiu a direção;
unidade fechada, muitos processos, consultas por telefone, atendimento amigo
dos amigos, na caixa dos exames encontraram recadinhos e esquemas; Rh reduzido,
e denuncias ao MP por diversos motivos; problemas com a Saúde Mental apenas um
ambulatório de psiquiatria, com psiquiatra 20 horas; foi feita reestruturação
para Saúde Mental, utilizando espaço que antes pertencia a direção abrigando
atualmente os profissionais; os pacientes psiquiátricos são recepcionadas pela
própria diretora, recebeu mais um profissional de psicologia (contratado) para
as demandas livres as 3ª e 5ª feira o dia todo, e os demais dias da semana
psicóloga da unidade faz o acolhimento. As divisórias que pertenciam ao 5º
andar foram retiradas e recolocadas no 3º andar, gerando mais espaço para novos
consultórios; Vera informa que está revendo o plano básico para RH; falta
também de profissionais para o setor de fisioterapia, conta com o apoio de um
fisioterapeuta e 2 apoiadores, atuando no pós-operatório e orientam quanto a
outras questões da área. Contam com três
equipes parametrizada para cobertura de
área com 80.000 moradores, quem leva as enfermeiras e assistente social para
visitar domiciliar e o administrativo Marcos; o 2º andar após pequena reforma
abrigará Atenção Básica; a médica reguladora é a Dra Abgail. A diretora diz que
divide gratificação com o funcionário Administrativo Marcos, informou ainda que
o CMS Maria Cristina e a Policlínica Paranhos Fontenelle, tem mais cargos e
gratificações; na Ginecologia apenas uma enfermeira e uma médica para as
consultas e consultas de pré-natal. A
diretora Vera Lívia informa que com a ajuda da Coordenadora Administrativa
Adriana, buscam sempre estar pelos corredores da unidade orientando aos
usuários sobre o processo de trabalho.
Não há mais distribuição de números para atendimento. Quando surgem
demandas de usuários, são preenchidos formulários onde são relatadas as
necessidades que imediatamente a Direção encaminha para o médico do dia. A
dificuldade para marcação de exames cita como exemplo EcoDoppler. O Rio Imagem
está a 5meses sem marcar; quanto ressonância agendada pelo Nível Central e liberada
pela
Secretaria; a presidente informa que sua ida a Unidade se refere também o que a
Gestão Hospitalar. Há uma solicitação do fechamento do setor de Imunização do
Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto.
O objetivo da visita é buscar parcerias, nas unidades de saúde próximas
para dar suporte a vacinação. A diretora
sugere que apesar de toda dificuldade encontrada e que a sala de vacinação
ainda passa pelo processo de reestruturação e adequação, um prazo para janeiro
e que a equipe de enfermagem do setor de imunização do Loreto, se possível,
possa ser relocada na policlínica, devido falta de RH. Concluída a visita,
representante do CDS AP 3.1 retornou à sede do conselho e gerou este relatório.
Rio de janeiro,
25 de novembro de 2015.
Maria de Fátima Gustavo Lopes
// Presidente
__________________________________
Cosme Francisco Toscano______//
Usuário____________________________________
Nereu Lopes // Convidado _________________________________
Flávia Moreira // Relatora
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