sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

RO do dia 16 de Janeiro, para aprovação em RO do dia 20/02.

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CDS DA AP 3.1.
REALIZADA EM 16 DE JANEIRO DE 2019.

Às catorze horas e quarenta e dois minutos do dia dezesseis de janeiro de dois mil e dezenove, teve início no auditório do prédio da Coordenadoria de Saúde da A.P. 3.1, sito a Rua São Godofredo, s/nº - Penha, a Reunião Ordinária do Conselho Distrital de Saúde da AP-3.1, presidida pela Senhora Maria de Fátima Gustavo Lopes – Presidente do Conselho Distrital de Saúde da AP-3.1, convidando para compor a mesa representando o segmento gestor Coordenação de Área AP 3.1, a assessora Cristiane Saad e a substituta da presidente Valéria Gomes Pereira, representando o segmento usuário os conselheiros Nemese da Silva do Nascimento e Flávia Soares da Silva Ferreira, segmento profissional de saúde Jorge Alfredo de Souza, e o Secretário Executivo do CMS/RJ Dr. David Salvador de Lima Filho, em seqüência a leitura da Pauta do dia pela senhora presidente: - Aprovação da ata RO do dia 19 de dezembro de 2018; - Portal Transparência do SISREG Ambulatorial; Eleição Comissão Executiva e Substituto Presidente do CDS AP 3.1, ano 2019; e, Informes Gerais.  Após a leitura da pauta do dia, a substituta da presidente Valéria Gomes, iniciou o processo do sistema de votação, Aprovação da ata RO do dia 19/12/2018, sendo aprovada pela maioria dos presentes.  Dando seqüência à pauta do dia, Portal Transparência do SISREG Ambulatorial, convidada Dra. Ana Luiza, Médica do NIR CAP 3.1.    Apresentação visual, palestrante orientou sobre o acesso a Plataforma de Transparência do SISREG, através do endereço smsrio.org/transparência. O portal Transparência do SISREG Ambulatorial, foi desenvolvido para que o cidadão carioca tenha acesso às informações sobre a sua posição e previsão de atendimento nas listas de espera por serviços de saúde no SISREG, em cumprimento a Lei Nº 6.417 de 6 de dezembro de 2018.  Lei nº 6417/2018 – Obriga o Município a publicar na Rede Municipal de Computadores informações sobre a fila para serviços de Saúde.  As pesquisas poderão ser realizadas pelo Cartão Nacional do SUS (CNS) do paciente ou pela fila, indicando seu procedimento.  As informações das listagens são extraídas do SISREG e atualizadas todas as segundas-feiras na plataforma de transparência.  A ordem de agendamento e atendimento dos usuários é definida a partir de critério cronológico ou avaliação da situação clínica do paciente, visando, assim, atender a população carioca de acordo com os princípios de universalidade e equidade no acesso aos serviços do SUS.  Para consultar-se em todas as listagens disponíveis na plataforma e obter informações relativas às suas solicitações de consultas e exames.  Palestrante informou que a CAP 3.1 está fazendo limpeza, verificando todas as solicitações jogadas no SISREG, definindo dentro dos critérios, e, as vagas no SISREG são limitadas por cada município.  A atualização do sistema é semanal, e são feitas por médicos.  Consta no portal solicitações feitas de 2015 em diante, conforme palestrante.  O convidado Nereu Lopes, questionou a alta rotatividade de casos emergenciais que chegam, se passam a frente de outros já na fila.  Dra Luiza, informar que classificação e feitos em três tons de cores; vermelho para emergência, amarela para urgência, verde casos não urgentes e, na cor azul casos eletivos (aguarda avaliação). Classificação vermelha, são casos emergentes, saindo com ambulância vaga zero (risco de vida).  Prosseguindo, Eleição Comissão Executiva e Substituto do Presidente, Dr. David solicitou aos membros da comissão presentes, sob a supervisão do mesmo, para dar início ao pleito, Maria Rosilda Pereira de Azevedo Moreira (relatora), Aisar Santana Matos (primeira secretária) e Paulo Santos (segundo secretário), ausente do pleito Alexandre Lara - Presidente.  Candidatos para Comissão Executiva: Gestor – Valéria Gomes Pereira; Profissional de Saúde: Jorge Alfredo de Souza e Antonio Luiz Novaes Saraiva; Usuário: Flávia Soares da Silva Ferreira, Maria de Fátima Gustavo Lopes, Maria Raimunda Aguiar Souza e Nemese da Silva do Nascimento; Candidatos para Substituto do Presidente: Valéria Gomes Pereira.  Após, Dr. David e comissão expôs o interior da urna para a plenária que comprovou estar vazia e realizou o seu lacre.  Em seguida, foi dado início à votação.  Às dezesseis horas a Comissão Eleitoral deu por encerrada a votação, apurando um total de (14) catorze votantes.  Procedeu com a abertura da urna na presença de todos separando votos de acordo com as candidaturas.  Passando em seguida, apurar os votos que se seguem: segmento Usuário, 07 votantes: Flávia Soares da Silva Ferreira obteve 07 (sete) votos, Maria de Fátima Gustavo Lopes obteve 07 (sete) votos, Nemese da Silva do Nascimento obteve 06 (seis) votos, e, Maria Raimunda Aguiar Souza obteve 05 (cinco) votos.  Segmento profissional de saúde 04 votantes: Jorge Alfredo de Souza obteve 04 (quatro) votos, e , Antonio Luiz Novaes Saraiva obteve 04 (quatro) votos.  Segmento gestor 03 votantes: Valéria Gomes Pereira obteve 03 (três) votos.  Sendo, eleitos para Comissão Executiva do CDS AP 3.1, ano 2019 do segmento de gestores Valéria Gomes Pereira e Claudia Cristina Dias Macedo (vaga cativa, Coordenador de Área); profissional de saúde Jorge Alfredo de Souza e Antonio Luiz Novaes Saraiva; usuários: Flávia Soares da Silva Ferreira, Maria de Fátima Gustavo Lopes, Maria Raimunda Aguiar Souza e Nemese da Silva do Nascimento.  Para Substituto do Presidente eleita Valéria Gomes Pereira, com 13 (treze) votos.  Foi constado 01 (um) voto nulo no pleito de substituto da presidência.  Após apuração, o resultado foi divulgado aos presentes, os conselheiros eleitos tomaram posse.   Informes gerais, o conselheiro Gilberto (Piscinão de Ramos), informou que está completando 64 anos de Piscinão de Ramos, convidou a todos para prestigiarem o torneio de futebol para jovens e adolescentes moradores da comunidade, projeto administrado pela associação.  O convidado Osvaldo, Diretor Sindsprev Comunitário, informou sobre o ato que ocorreu na porta do Hospital Federal de Bonsucesso dia 11/01, devido denuncias em torno da festa em comemoração aos 71 anos do hospital, o gasto de R$ 156 milhões com a festa, incluindo tendas climatizadas, enquanto usuários que buscam por atendimento na emergência, não conseguem, e, enfermarias sem ar condicionado.  Convidado disse que vários movimentos aderiram à manifestação, comunicou ainda a participação do Conselho no evento em comemoração ao aniversário do hospital.  Sr Osvaldo informou também, que no dia 16/01 o representante dos profissionais do hospital DR Jorge Darze, entregou documento ao Ministro da Saúde, solicitando a exoneração da Dra Luana (Diretora), por improbabilidade administrativa.  A presidente complementou que o Buffet contrato era para aproximadamente 1000 pessoas. Presidente, encerrou a reunião às 17 horas, agradecendo a presença de todos e todas.  Eu Flávia Moreira na função de relatora lavro a presente ata que é por mim assinada e pela presidente deste conselho.

Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 2019.

   Maria de Fátima Gustavo Lopes  - Presidente do CDS AP 3.1 ////
    Flávia P. Moreira - Relatora

      

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