sexta-feira, 12 de julho de 2019

Ata RO do dia 19 de junho, para aprovação em RO do dia 17 de julho de 2019.

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CDS DA AP 3.1.
REALIZADA EM 19 DE JUNHO DE 2019.


Às catorze horas e vinte e nove minutos do dia dezenove do mês de junho de dois mil e dezenove, teve início no auditório do prédio da Coordenadoria de Saúde da A.P. 3.1, sito a Rua São Godofredo, s/nº - Penha, a Reunião Ordinária do Conselho Distrital de Saúde da AP-3.1, presidida pela Senhora Maria de Fátima Gustavo Lopes – Presidente do Conselho Distrital de Saúde da AP-3.1, convidando para compor a mesa representando o segmento gestor Cristiane Saad Assessora Coordenação da CAP 3.1, e a substituta da presidente Valéria Gomes Pereira, representando o segmento usuário os conselheiros Maria Raimunda Aguiar Souza e Flávia Soares da Silva, segmento profissional de saúde Jorge Alfredo de Souza, em seqüência a leitura da Pauta do dia pela senhora presidente: - Aprovação ata RO do dia 22 de maio de 2019; - Reorganização do Acesso e a resposta do Estudo de Demanda da CF Klebel de Oliveira; - Panorama Arbovirose na AP 3.1; e, Informes Gerais.  Após a leitura da pauta do dia, presidente solicitou plenária inversão de pauta para apresentação da nova diretora do Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV) e do representante do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), presentes a reunião. Sendo aprovada inversão pela plenária, presidente solicitou que os mesmo façam a sua apresentação.  Dra Joanna Barros, Diretora Geral do Hospital Estadual Getúlio Vargas – Instituto Solidário, profissão Farmacêutica; Dr. Peixoto representante do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Coordenador do serviço de Admissão e Alta do HU.  Dra Joanna Diretora do HEGV, falou da necessidade de reestruturação do HEGV, e que a nova gestão está voltada para a área Assistencial. A visão do Instituto Solidário é de debruçar sobre a rede, acolher e discutir questões.  Preocupação com o serviço de Pediatria (lotado); escala médica completa (5 médicos diurnos e 3 médicos noturnos). Informou ainda que, no dia 16 de junho o HEGV virou Instituto Solidário e que no dia 19 de junho a UPA Penha passará a pertencer o Complexo (HEGV e UPA Penha). Diretora informou que o hospital ira ter o Colegiado Diretor, convidou a presidente para uma reunião entre a direção do hospital e o Conselho Distrital de Saúde da AP 3.1, presidente informou da necessidade em rever o Colegiado Gestor do hospital. Dr. Peixoto (HUCFF), agradeceu pelo convite, participar da reunião, falou da importância em entender as demandas dentro de nossa área; tipos de atendimentos ofertados, desejando fortalecer a rede e a discussão do absenteísmo referente às vagas ofertadas pelo hospital para o sistema de regulação. O conselheiro Nereu Lopes, solicitou a presidente à possibilidade de um seminário, objetivando fortalecer a rede da AP 3.1.  A substituta da presidente Valéria Gomes, iniciou o processo do sistema de votação, Aprovação da ata RO do dia 22 de maio de 2019, sendo aprovadas pela maioria dos presentes.  Dando seqüência à pauta do dia, apresentação através visual, convidada Flávia articuladora CAP 3.1, Reorganização do Acesso e a resposta do Estudo de Demanda da CF Klebel de Oliveira.  Titulo apresentação: ‘Acesso; Novo Modelo da Recepção das Unidades de Saúde; Estudo da Demanda – CF Klebel de Oliveira Rocha; Acesso – está relacionado à cobertura efetiva, ou seja, a proporção da população que necessita de um determinado procedimento de saúde e que o consegue efetivamente (OMS 2001); o Acesso – Entrada no Serviço e Continuidade da atenção, através do Estudo da demanda.  Organização da Entrada do Serviço da APS na 3.1 – recepção do Acesso nas Unidades da Atenção Primária na 3.1 (Lugar de Escuta); Orientações para Organização da Entrada do Serviço da APS na 3.1 – Mudar a Cultura do Não; Mais negativos do que resolutividade: ‘Não posso ajudar, só com a sua equipe’, ‘Volta amanhã que a profissional da sua equipe vai estar aqui para te orientar’, ‘Não posso atender você agora, volte amanhã para ver se eu vou conseguir te ajudar, mas não garanto’, ‘Não pode ser atendido porque não tem cadastro e ele é feito somente em domicílio’.  Falta de escuta qualificada para entender a demanda do paciente; Direcionamentos equivocados; Importante: Ouvir o usuário, para depois orientar o adequado fluxo da mesma na unidade; Possuir profissional para orientação, ‘Posso Ajudar?’, durante todo o funcionamento da unidade; Dar voz ao usuário em qualquer estação de trabalho, dando preferência à organização setorial da recepção; Viabilizar, sempre, que possível, o atendimento técnico pela equipe de vínculo territorial do usuário; As estações de trabalho na Sala de Recepção devem estar visualmente identificadas, com os serviços ofertados (Curativo, Imunização, Procedimento); Evitar o uso de celulares e demais aparelhos eletrônicos, pelos profissionais, durante a presença na recepção; A unidade deve preconizar pelo acesso universal, levando em conta a adscrição sanitária territorial; Ofertar os procedimentos e atividades disponibilizados na unidade de saúde.  Novo modelo da recepção das Unidades de Saúde: Proposta de organização das Estações de Trabalho – CF/CMS com 2 a 4 equipes = 2 guichês de recepção – 1 guichê ACS (ofertas de serviços: Curativo, Imunização, Procedimentos, Agendamentos e, Resultado de Exame), 2 guichê ACS; CF/CMS com 5 equipes = 3 guichês na recepção – 1 guichê ACS (ofertas de serviços: Curativo, Imunização, Procedimentos, Agendamentos e, Resultado de Exame), 2 guichês ACS (Acesso para Atendimentos em geral: Enfermagem, Médico e Saúde Bucal); CF/CMS com 6 equipes = 5 guichês na recepção – 1 guichê ACS (Curativo, Imunização, Procedimento, Consulta Agendada, Saúde Bucal), 1 guichê ACS (Marcas consulta e Resultado de Exame), 2 guichês ACSs (atendimento não agendado para Enfermeiro (a), atendimento não Agendado para médicos (a)) / CF/CMS com 7 e 8 equipes = 5 guichês na Recepção – 1 guichê ACS (Curativo, Imunização, Procedimento, Consulta Agendada e Saúde Bucal), 1 guichê ACS (Marcar consulta, Resultado de exame) e 3 guichês com ACS (atendimento não agendado para Enfermeiro (a), atendimento não Agendado para médicos (a)); CF/CMS com 9 e 10 equipes = 6 guichês na Recepção (se a estrutura compartimentada, dividir 3 guichês para cada lado; se estrutura linear, guichês em paralelo I ou perpendicular L) – 2 guichês com ACS (Curativo, Imunização, Procedimento, Consulta Agendada e Saúde Bucal), e 4 guichês com ACS (atendimento não agendado para Enfermeiro (a), atendimento não Agendado para médicos (a); CF/CMS com 11 e 12 equipes = 8 guichês na Recepção (se estrutura compartimentada, dividir 4 guichês para cada lado; se estrutura linear, guichês em paralelo I ou perpendicular L) – 2 guichês com ACS (Curativo, Imunização, Procedimentos, Orientações gerais), 2 guichês com ACS (Acesso para atendimentos em geral: Enfermagem, Médico e Saúde Bucal) e 1 guichê com ACS (Agendamentos e marcações, Resultados de exame e Saúde Bucal); CF/CMS com 13 e 14 equipes = 10 guichês na Recepção (se estrutura compartimentada, dividir (5 guichês para cada lado; se estrutura linear, guichês em paralelo I ou perpendicular L) – 2 guichês com ACS (Curativo, Imunização, Procedimentos, Orientações Gerais); 6 guichês com ACS (Acesso para Atendimentos em geral: enfermagem, Médico e Saúde Bucal) e 2 guichês com ACS (Agendamentos e Marcações, resultado de Exame, Saúde Bucal).  Estudo de Demanda CAP 3.1 (Parcial – Abril2019): Demanda do horário (quantitativo de demanda distribuído por horário na AP 3.1 no período de 09 a 30/04/2019)07 as 08 h (8958 - 14,8%), 08 as 09 (10967 - 18,1%), 09 às 10h (9094 - 15,0%), 10 às 11h (6912 - 11,4%), 11 às 12h (3947 - 6,5%), 12 às 14h (8592 - 14,2%), 14 às 15h (6061 - 10,0%), 15 às 16h (4137 - 6,8%), 16 às 18h (1868 - 3,1%); Demandas por motivo da procura: Agendar consulta (deseja/quer) 4155 – 6,6%, Consulta agendada (programada) 8063 – 12,8%, Demanda Espontânea (livre) 29084 – 46,0%, Procedimento 21871 – 34,6%.  Estudo de Demanda CF Klebel de Oliveira Rocha (1ª Parcial – Abril de 2019), unidade localizada na Praça Clomir Teles Cerbino, s/n – Olaria, gerente Robson Ribeiro, com 7 equipes de ESF e 2 equipes de Saúde Bucal: Equipe Cascatinha com 3.158 pessoas cadastradas; Equipe Esperança com 3.183 pessoas cadastradas; Equipe Jacupema com 3.443 pessoas cadastradas; Equipe Jorge Gonçalves com 3.714 pessoas cadastradas; Equipe Merendiba com 3.517 pessoas cadastradas; Equipe Moreira de Abreu com 4.089 pessoas cadastradas, e; Equipe Olaria com 3.764 pessoas cadastradas, totalizando 24.868 de população cadastrada.  O Estudo para conhecer o perfil de demanda da População atendida na CF Klebel de Oliveira Rocha no período de Abril a Junho de 2019, através de coleta de dados em formulário padronizado pela CAP 3.1 (versão online e versão off-line), início da coleta 09/04/2019 a 30/04/2019 (primeira parcial), segunda parcial - previsto para 31/05/2019 e estudo completo previsto para 29/06/2019; quantitativo de demandas registradas de 09 a 30/04/2019; por equipes: Olaria 203 demandas (14,9%), Moreira de Abreu 176 demandas (12,9%), Merendiba 237 demandas (17,3%), Jorge Gonçalves 159 demandas (11,6%), Jacupema 212 demandas (15,5%), Esperança 183 demandas (13,4%), Cascatinha 192 demandas (14,0%) e Fora de área 0,4%; Distribuição da demanda por faixa etária/sexo – menor de 01 ano predominância sexo masculino; 01 a 02 anos predominância sexo feminino; de 02 a 65 anos ou mais predominância dos dois sexos; Demanda por horário: 07 às 08 hs 220 demandas (22,3%), 08 às 09 hs 207 demandas (21,0%), 09 às 10 h 172 demandas (17,4%), 10 as 11 hs 97 demandas (9,8%), 11 às 12 hs 33 demandas (3,3%), 12 às 14 hs 93 demandas (9,4%), 14 às 15 hs 96 demandas (9,7%), 15 às 16 hs 55 demandas (5,6%) e 16 às 18 hs 1,5% de demandas.  Demanda por motivo da procura: Procedimentos – 137 (13,9% (, Demanda espontânea (livre) – 796 (80,6%) e Consulta Agendada (programada) – 51 (5,2%). Demanda por motivo da procura – Procedimento: 23 – Administração de Medicamentos, 18 Aferir pressão arterial, 2- coleta – exames laboratoriais, 31 – curativos, 7 – eletrocardiograma, 1 – imobilização provisória, 42 – imunização (vacina), 13 – outros. Demanda por Motivo da Procura – Demanda Espontânea: 1 – Acolhimento mãe-bebe, 1 – acompanhamento pré-natal, 1 – acompanhar puericultura, 9 – atestado/laudo/Riocard, 16 – condicionalidades sociais (bolsa família), 35 – encaminhamento SISREG (paciente), 587 outros, 5 – preventivo, 29 – renovação receita controlada, 63 – renovação de receita, 3 – risco cirúrgico, 21 – saúde bucal, 3 – teste rápido – sorologias, 9 – teste rápido de gravidez (TIG) e 13 – transcrição de pedido.  Prosseguindo pauta do dia, apresentação Panorama Arbovirose na AP 3.1.  Apresentação visual, convidado Cristiano (referência técnica da Divisão de Vigilância Ambiental), comparativos de dados 2018 x 2019.  Lira 2018 – 1,19, Lira 2019 – 0,9. Ovitrampa 2018 – 4120 em 2019 – 6817. Casos suspeitos de Arbovirose Ilha do Governador: Dengue em 2018 1165 casos já em 2019 58 casos;  Zika em 2018 7 casos, 2019 2 casos; Chikungunya em 2018 1994 casos já em 2019 106 casos.Casos suspeitos de Arbovirose Complexo do Alemão e Ramos: Dengue em 2018 1228 casos já em 2019 907 casos; Zika em 2018 17 casos, 2019 2 casos; Chikungunya em 2018 1581 casos já em 2019 1622 casos. Chamados 1746 bairro Ilha do Governador: ano de 2018 -  283 chamados, 2019 – 240 chamados. Produtividade: Produção efetiva 2019 – 41,10%, total de territórios 355, total de agentes 244, total de imóveis 341895, e, total de imóveis com agentes 239249.  Total de casos por Doença e Sexo, 2019: Dengue  - sexo masculino 44,6%, sexo feminino 55,4%; Chikungunya  - sexo masculino 38,4%, sexo feminino 61,5%,e; Zika – sexo masculino 28,7%, sexo feminino 71,3%.  Presidente perguntou quanto às questões do acolhimento e notificações dos casos nas unidades.  Rosana, Coordenadora DVS CAP 3.1, informou que as notificações são importantíssimas, são através delas que os casos passam a existir e demandam do cuidado.As notificações são feitas através de fichas de papel pelas unidades e encaminhadas para o setor de Vigilância (CAP 3.1).  O conselheiro Roberto Cosme, profissional de saúde, fez alguns questionamentos, quanto equipes criadas, cita equipe Nações (CMS Maria Cristina), sendo que nunca teve visita do Agente de Vigilância em Saúde.  Conselheiro informou ainda que, dois escorpiões apareceram no 3º andar prédio do Conjunto Darcy Vargas. Para conselheiro, falhas no intercambio entre o Agente de Vigilância e a equipe de ESF.  Cristiano, informou que em imóveis acima do 3º andar, a orientação/norma e de visitas apenas na casa de síndico e nos apartamentos que ficam nos dois primeiros andares.   Para a convidada Sonia, ACS do CMS São Godofredo, as parcerias entre e ESF e os agentes de vigilância não estão ocorrendo. Durante reunião de equipe, casos são passados para o AVS, o mesmo não dá retorno.  Sonia informou, que a existência de vários casos no bairro de Olaria.  Rosana, reforçou a importância em notificar os casos para os AVSs e que disponibilizará o calendário Lira, Ovitrampa e dos mutirões.   Mônica Chao, gerente do CMS São Godofredo, informou que equipe de vigilância é a mesma durante 6 anos, mas que não comparecem as reuniões de equipe.  Kelly, representante do Hospital Estadual Getúlio Vargas, apresentou dúvida, quanto à coleta de sorologia para os casos notificados com suspeitas.  Rosana informou que nas unidades públicas de saúde, para todos os casos notificados é coletada a sorologia a partir do 6º dia início do sintoma.  Sorologia para Dengue, Chikungunya e Zika fluxo estabelecido pela SMS, a princípio entre os grupos prioritários menores de 5 anos de idade, gestantes, idosos, pessoas com classificação grave, internado e óbito, realizam a coleta sendo encaminhadas para o laboratório central (Lacen).  Kelly, perguntou o que a população pode fazer para ajudar na questão do déficit de RH.  Através de mobilização como já esta sendo feito, informou Rosana.  Presidente justificou ausência da conselheira Iracema Gomes (CMS Nagib Jorge Farah – Jardim América), atividades na unidade.  Durante o mês de Agosto entre o dia 05 ao dia 23, atualização da carteira vacinal de crianças e adolescente, e liberação de dose remanescente Influenza (H1N1) população adulta, comunicou Rosana – DVS CAP 3.1.  Presidente, encerrou a reunião às 16 horas e 33 minutos, agradecendo a presença de todos e todas.  Eu Flávia Moreira na função de relatora lavro a presente ata que é por mim assinada e pela presidente deste conselho.

Rio de Janeiro, 19 de junho de 2019.


 Maria de Fátima Gustavo Lopes -    Presidente do CDS AP 3.1   ///          
 Flávia P. Moreira - Relatora

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