ATA
DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CDS DA AP 3.1.
REALIZADA
EM 19 DE JUNHO DE 2019.
Às
catorze horas e vinte e nove minutos do dia dezenove do mês de junho de dois
mil e dezenove, teve início no auditório do prédio da Coordenadoria de Saúde da
A.P. 3.1, sito a Rua São Godofredo, s/nº - Penha, a Reunião Ordinária do
Conselho Distrital de Saúde da AP-3.1, presidida pela Senhora Maria de Fátima
Gustavo Lopes – Presidente do Conselho Distrital de Saúde da AP-3.1, convidando
para compor a mesa representando o segmento gestor Cristiane Saad Assessora Coordenação
da CAP 3.1, e a substituta da presidente Valéria Gomes Pereira, representando o segmento usuário os conselheiros Maria
Raimunda Aguiar Souza e Flávia Soares da Silva, segmento profissional de saúde Jorge
Alfredo de Souza, em seqüência a leitura da Pauta do dia pela senhora
presidente: - Aprovação ata RO do dia 22
de maio de 2019; - Reorganização do Acesso e a resposta do Estudo de Demanda da
CF Klebel de Oliveira; - Panorama Arbovirose na AP 3.1; e, Informes Gerais. Após a leitura da pauta do dia, presidente
solicitou plenária inversão de pauta para apresentação da nova diretora do
Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV) e do representante do Hospital Universitário
Clementino Fraga Filho (HUCFF), presentes a reunião. Sendo aprovada inversão
pela plenária, presidente solicitou que os mesmo façam a sua apresentação. Dra Joanna Barros, Diretora Geral do Hospital
Estadual Getúlio Vargas – Instituto Solidário, profissão Farmacêutica; Dr.
Peixoto representante do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF),
Coordenador do serviço de Admissão e Alta do HU. Dra Joanna Diretora do HEGV, falou da
necessidade de reestruturação do HEGV, e que a nova gestão está voltada para a
área Assistencial. A visão do Instituto Solidário é de debruçar sobre a rede,
acolher e discutir questões. Preocupação
com o serviço de Pediatria (lotado); escala médica completa (5 médicos diurnos
e 3 médicos noturnos). Informou ainda que, no dia 16 de junho o HEGV virou
Instituto Solidário e que no dia 19 de junho a UPA Penha passará a pertencer o
Complexo (HEGV e UPA Penha). Diretora informou que o hospital ira ter o
Colegiado Diretor, convidou a presidente para uma reunião entre a direção do
hospital e o Conselho Distrital de Saúde da AP 3.1, presidente informou da
necessidade em rever o Colegiado Gestor do hospital. Dr. Peixoto (HUCFF),
agradeceu pelo convite, participar da reunião, falou da importância em entender
as demandas dentro de nossa área; tipos de atendimentos ofertados, desejando
fortalecer a rede e a discussão do absenteísmo referente às vagas ofertadas
pelo hospital para o sistema de regulação. O conselheiro Nereu Lopes, solicitou
a presidente à possibilidade de um seminário, objetivando fortalecer a rede da
AP 3.1. A substituta da presidente
Valéria Gomes, iniciou o processo do sistema de votação, Aprovação da ata RO do
dia 22 de maio de 2019, sendo aprovadas pela maioria dos presentes. Dando seqüência à pauta do dia, apresentação
através visual, convidada Flávia articuladora CAP 3.1, Reorganização do Acesso
e a resposta do Estudo de Demanda da CF Klebel de Oliveira. Titulo apresentação: ‘Acesso; Novo Modelo da
Recepção das Unidades de Saúde; Estudo da Demanda – CF Klebel de Oliveira
Rocha; Acesso – está relacionado à cobertura efetiva, ou seja, a proporção da
população que necessita de um determinado procedimento de saúde e que o
consegue efetivamente (OMS 2001); o Acesso – Entrada no Serviço e Continuidade
da atenção, através do Estudo da demanda.
Organização da Entrada do Serviço da APS na 3.1 – recepção do Acesso nas
Unidades da Atenção Primária na 3.1 (Lugar de Escuta); Orientações para
Organização da Entrada do Serviço da APS na 3.1 – Mudar a Cultura do Não; Mais
negativos do que resolutividade: ‘Não posso ajudar, só com a sua equipe’,
‘Volta amanhã que a profissional da sua equipe vai estar aqui para te
orientar’, ‘Não posso atender você agora, volte amanhã para ver se eu vou
conseguir te ajudar, mas não garanto’, ‘Não pode ser atendido porque não tem
cadastro e ele é feito somente em domicílio’.
Falta de escuta qualificada para entender a demanda do paciente;
Direcionamentos equivocados; Importante: Ouvir o usuário, para depois orientar
o adequado fluxo da mesma na unidade; Possuir profissional para orientação,
‘Posso Ajudar?’, durante todo o funcionamento da unidade; Dar voz ao usuário em
qualquer estação de trabalho, dando preferência à organização setorial da
recepção; Viabilizar, sempre, que possível, o atendimento técnico pela equipe
de vínculo territorial do usuário; As estações de trabalho na Sala de Recepção
devem estar visualmente identificadas, com os serviços ofertados (Curativo,
Imunização, Procedimento); Evitar o uso de celulares e demais aparelhos eletrônicos,
pelos profissionais, durante a presença na recepção; A unidade deve preconizar
pelo acesso universal, levando em conta a adscrição sanitária territorial;
Ofertar os procedimentos e atividades disponibilizados na unidade de saúde. Novo modelo da recepção das Unidades de
Saúde: Proposta de organização das Estações de Trabalho – CF/CMS com 2 a 4
equipes = 2 guichês de recepção – 1 guichê ACS (ofertas de serviços: Curativo,
Imunização, Procedimentos, Agendamentos e, Resultado de Exame), 2 guichê ACS; CF/CMS
com 5 equipes = 3 guichês na recepção – 1 guichê ACS (ofertas de serviços:
Curativo, Imunização, Procedimentos, Agendamentos e, Resultado de Exame), 2
guichês ACS (Acesso para Atendimentos em geral: Enfermagem, Médico e Saúde
Bucal); CF/CMS com 6 equipes = 5 guichês na recepção – 1 guichê ACS (Curativo,
Imunização, Procedimento, Consulta Agendada, Saúde Bucal), 1 guichê ACS (Marcas
consulta e Resultado de Exame), 2 guichês ACSs (atendimento não agendado para
Enfermeiro (a), atendimento não Agendado para médicos (a)) / CF/CMS com 7 e 8
equipes = 5 guichês na Recepção – 1 guichê ACS (Curativo, Imunização,
Procedimento, Consulta Agendada e Saúde Bucal), 1 guichê ACS (Marcar consulta,
Resultado de exame) e 3 guichês com ACS (atendimento não agendado para Enfermeiro
(a), atendimento não Agendado para médicos (a)); CF/CMS com 9 e 10 equipes = 6
guichês na Recepção (se a estrutura compartimentada, dividir 3 guichês para
cada lado; se estrutura linear, guichês em paralelo I ou perpendicular L) – 2
guichês com ACS (Curativo, Imunização, Procedimento, Consulta Agendada e Saúde
Bucal), e 4 guichês com ACS (atendimento não agendado para Enfermeiro (a),
atendimento não Agendado para médicos (a); CF/CMS com 11 e 12 equipes = 8
guichês na Recepção (se estrutura compartimentada, dividir 4 guichês para cada
lado; se estrutura linear, guichês em paralelo I ou perpendicular L) – 2
guichês com ACS (Curativo, Imunização, Procedimentos, Orientações gerais), 2
guichês com ACS (Acesso para atendimentos em geral: Enfermagem, Médico e Saúde
Bucal) e 1 guichê com ACS (Agendamentos e marcações, Resultados de exame e
Saúde Bucal); CF/CMS com 13 e 14 equipes = 10 guichês na Recepção (se estrutura
compartimentada, dividir (5 guichês para cada lado; se estrutura linear,
guichês em paralelo I ou perpendicular L) – 2 guichês com ACS (Curativo,
Imunização, Procedimentos, Orientações Gerais); 6 guichês com ACS (Acesso para
Atendimentos em geral: enfermagem, Médico e Saúde Bucal) e 2 guichês com ACS
(Agendamentos e Marcações, resultado de Exame, Saúde Bucal). Estudo de Demanda CAP 3.1 (Parcial –
Abril2019): Demanda do horário (quantitativo de demanda distribuído por horário
na AP 3.1 no período de 09 a 30/04/2019)07 as 08 h (8958 - 14,8%), 08 as 09 (10967
- 18,1%), 09 às 10h (9094 - 15,0%), 10 às 11h (6912 - 11,4%), 11 às 12h (3947 -
6,5%), 12 às 14h (8592 - 14,2%), 14 às 15h (6061 - 10,0%), 15 às 16h (4137 - 6,8%),
16 às 18h (1868 - 3,1%); Demandas por motivo da procura: Agendar consulta
(deseja/quer) 4155 – 6,6%, Consulta agendada (programada) 8063 – 12,8%, Demanda
Espontânea (livre) 29084 – 46,0%, Procedimento 21871 – 34,6%. Estudo de Demanda CF Klebel de Oliveira Rocha
(1ª Parcial – Abril de 2019), unidade localizada na Praça Clomir Teles Cerbino,
s/n – Olaria, gerente Robson Ribeiro, com 7 equipes de ESF e 2 equipes de Saúde
Bucal: Equipe Cascatinha com 3.158 pessoas cadastradas; Equipe Esperança com
3.183 pessoas cadastradas; Equipe Jacupema com 3.443 pessoas cadastradas;
Equipe Jorge Gonçalves com 3.714 pessoas cadastradas; Equipe Merendiba com
3.517 pessoas cadastradas; Equipe Moreira de Abreu com 4.089 pessoas
cadastradas, e; Equipe Olaria com 3.764 pessoas cadastradas, totalizando 24.868
de população cadastrada. O Estudo para
conhecer o perfil de demanda da População atendida na CF Klebel de Oliveira
Rocha no período de Abril a Junho de 2019, através de coleta de dados em
formulário padronizado pela CAP 3.1 (versão online e versão off-line), início
da coleta 09/04/2019 a 30/04/2019 (primeira parcial), segunda parcial - previsto
para 31/05/2019 e estudo completo previsto para 29/06/2019; quantitativo de
demandas registradas de 09 a 30/04/2019; por equipes: Olaria 203 demandas
(14,9%), Moreira de Abreu 176 demandas (12,9%), Merendiba 237 demandas (17,3%),
Jorge Gonçalves 159 demandas (11,6%), Jacupema 212 demandas (15,5%), Esperança
183 demandas (13,4%), Cascatinha 192 demandas (14,0%) e Fora de área 0,4%; Distribuição
da demanda por faixa etária/sexo – menor de 01 ano predominância sexo masculino;
01 a 02 anos predominância sexo feminino; de 02 a 65 anos ou mais predominância
dos dois sexos; Demanda por horário: 07 às 08 hs 220 demandas (22,3%), 08 às 09
hs 207 demandas (21,0%), 09 às 10 h 172 demandas (17,4%), 10 as 11 hs 97
demandas (9,8%), 11 às 12 hs 33 demandas (3,3%), 12 às 14 hs 93 demandas
(9,4%), 14 às 15 hs 96 demandas (9,7%), 15 às 16 hs 55 demandas (5,6%) e 16 às
18 hs 1,5% de demandas. Demanda por
motivo da procura: Procedimentos – 137 (13,9% (, Demanda espontânea (livre) –
796 (80,6%) e Consulta Agendada (programada) – 51 (5,2%). Demanda por motivo da
procura – Procedimento: 23 – Administração de Medicamentos, 18 Aferir pressão
arterial, 2- coleta – exames laboratoriais, 31 – curativos, 7 –
eletrocardiograma, 1 – imobilização provisória, 42 – imunização (vacina), 13 –
outros. Demanda por Motivo da Procura – Demanda Espontânea: 1 – Acolhimento
mãe-bebe, 1 – acompanhamento pré-natal, 1 – acompanhar puericultura, 9 –
atestado/laudo/Riocard, 16 – condicionalidades sociais (bolsa família), 35 –
encaminhamento SISREG (paciente), 587 outros, 5 – preventivo, 29 – renovação
receita controlada, 63 – renovação de receita, 3 – risco cirúrgico, 21 – saúde
bucal, 3 – teste rápido – sorologias, 9 – teste rápido de gravidez (TIG) e 13 –
transcrição de pedido. Prosseguindo
pauta do dia, apresentação Panorama Arbovirose na AP 3.1. Apresentação visual, convidado Cristiano
(referência técnica da Divisão de Vigilância Ambiental), comparativos de dados
2018 x 2019. Lira 2018 – 1,19, Lira 2019
– 0,9. Ovitrampa 2018 – 4120 em 2019 – 6817. Casos suspeitos de Arbovirose Ilha
do Governador: Dengue em 2018 1165 casos já em 2019 58 casos; Zika em 2018 7 casos, 2019 2 casos; Chikungunya
em 2018 1994 casos já em 2019 106 casos.Casos suspeitos de Arbovirose Complexo
do Alemão e Ramos: Dengue em 2018 1228 casos já em 2019 907 casos; Zika em 2018
17 casos, 2019 2 casos; Chikungunya em 2018 1581 casos já em 2019 1622 casos.
Chamados 1746 bairro Ilha do Governador: ano de 2018 - 283 chamados, 2019 – 240 chamados.
Produtividade: Produção efetiva 2019 – 41,10%, total de territórios 355, total
de agentes 244, total de imóveis 341895, e, total de imóveis com agentes
239249. Total de casos por Doença e
Sexo, 2019: Dengue - sexo masculino 44,6%,
sexo feminino 55,4%; Chikungunya - sexo
masculino 38,4%, sexo feminino 61,5%,e; Zika – sexo masculino 28,7%, sexo
feminino 71,3%. Presidente perguntou
quanto às questões do acolhimento e notificações dos casos nas unidades. Rosana, Coordenadora DVS CAP 3.1, informou
que as notificações são importantíssimas, são através delas que os casos passam
a existir e demandam do cuidado.As notificações são feitas através de fichas de
papel pelas unidades e encaminhadas para o setor de Vigilância (CAP 3.1). O conselheiro Roberto Cosme, profissional de
saúde, fez alguns questionamentos, quanto equipes criadas, cita equipe Nações
(CMS Maria Cristina), sendo que nunca teve visita do Agente de Vigilância em
Saúde. Conselheiro informou ainda que,
dois escorpiões apareceram no 3º andar prédio do Conjunto Darcy Vargas. Para
conselheiro, falhas no intercambio entre o Agente de Vigilância e a equipe de
ESF. Cristiano, informou que em imóveis
acima do 3º andar, a orientação/norma e de visitas apenas na casa de síndico e
nos apartamentos que ficam nos dois primeiros andares. Para a convidada Sonia, ACS do CMS São
Godofredo, as parcerias entre e ESF e os agentes de vigilância não estão
ocorrendo. Durante reunião de equipe, casos são passados para o AVS, o mesmo
não dá retorno. Sonia informou, que a
existência de vários casos no bairro de Olaria. Rosana, reforçou a importância em notificar os
casos para os AVSs e que disponibilizará o calendário Lira, Ovitrampa e dos
mutirões. Mônica Chao, gerente do CMS
São Godofredo, informou que equipe de vigilância é a mesma durante 6 anos, mas
que não comparecem as reuniões de equipe.
Kelly, representante do Hospital Estadual Getúlio Vargas, apresentou
dúvida, quanto à coleta de sorologia para os casos notificados com
suspeitas. Rosana informou que nas
unidades públicas de saúde, para todos os casos notificados é coletada a
sorologia a partir do 6º dia início do sintoma. Sorologia para Dengue, Chikungunya e Zika
fluxo estabelecido pela SMS, a princípio entre os grupos prioritários menores
de 5 anos de idade, gestantes, idosos, pessoas com classificação grave,
internado e óbito, realizam a coleta sendo encaminhadas para o laboratório
central (Lacen). Kelly, perguntou o que
a população pode fazer para ajudar na questão do déficit de RH. Através de mobilização como já esta sendo
feito, informou Rosana. Presidente
justificou ausência da conselheira Iracema Gomes (CMS Nagib Jorge Farah –
Jardim América), atividades na unidade.
Durante o mês de Agosto entre o dia 05 ao dia 23, atualização da
carteira vacinal de crianças e adolescente, e liberação de dose remanescente
Influenza (H1N1) população adulta, comunicou Rosana – DVS CAP 3.1. Presidente, encerrou a reunião às 16 horas
e 33 minutos, agradecendo a presença de todos e todas. Eu Flávia Moreira na função de relatora lavro
a presente ata que é por mim assinada e pela presidente deste conselho.
Rio de Janeiro, 19 de junho de 2019.
Maria de Fátima Gustavo Lopes - Presidente do CDS AP 3.1 ///
Flávia P.
Moreira - Relatora
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