quarta-feira, 26 de março de 2014

RELATÓRIO DE VISITA AO CMS MANGUINHOS.

Conselho Distrital de Saúde da AP-3.1 Rua São Godofredo, s/nº - Penha - RJ Anexo à CAP-3.1 - Telefone: 2260-0294 E-mail: condisaudeap31@hotmail.com RELATÓRIO DE VISITA AO CMS MANGUINHOS. A Comissão de Fiscalização do CDSAP-3.1 composta pela gestora Lúlia de Mesquita Barreto, o profissional de saúde Paulo César do Nascimento Martins, o usuário Waldir Francisco da Costa e o convidado Nereu Lopes compareceram ao CMS Manguinhos no dia 05/02/2014, onde foram recebidos pela gerente/diretora do CMS Manguinhos Emilia Maria de Andrade que apresentou algumas dependências do CMS como os programas PASI – Programa de Saúde Mental e Serviço Social na mesma sala, Programa do Idoso, Comunicação e Saúde do Espaço Coletivo, Nutrição, Núcleo DST/AIDS, Coordenação de Ensino e Pesquisa, Coordenação do Cuidado, Farmácia, Almoxarifado, Central de Material de Esterilização para atender à ESF e ao CMS, Sala de Curativo, Sala de Espera e procedimentos (adulto e criança), Refeitório (copa) – Espaço de Convivência e SEDIS – Serviço de Estatísticas e Documentação de Informação. A classificação de risco é feita por profissionais técnicos de Enfermagem, distribuídos por 03 consultórios, onde realizam a pré-consulta (mensuração da PA, altura, peso, avaliação da dor e temperatura). Posteriormente os pacientes são encaminhados aos enfermeiros e/ou médicos. A Estratégia de Saúde da Família é composta por 7 equipes, porém apenas 06 estão completas, existe a disponibilidade de 10 consultórios para atendimento das equipes. No Programa de Tuberculose os casos de abandono totalizam 48%, tendo como principais causas: Dependência Química, Falta de Apoio Familiar e Preconceito. A unidade oferece a Estratégia de DOTS. Para cada 03 equipes da ESF, existe 01 equipe de saúde bucal. Na questão de recursos humanos é sinalizada a falta de 01 médico para equipe Vila Turismo, além de 03 enfermeiros, 02 clínicos e 01 psiquiatra. Segundo a gestora, é bom o ambiente de trabalho e a estrutura física é razoável, embora há 30 anos aguardam ampliação para a construção do andar superior. Os últimos cursos oferecidos foram para: Tratamento em Lesões, CME e Imunização. A gestora apresenta como proposta para a unidade: Aumento da área física, aumento de 01 equipe de Saúde Bucal para a ESF, buscando reduzir o tempo de espera para o atendimento bem como o tempo de retorno dos exames laboratoriais. Segundo os profissionais, o número de funcionários não é suficiente, citando como deficiência: Médicos, Odontólogo e enfermeiro. A relação multi-profissional e com a gestão é excelente, bem como o ambiente de trabalho e os profissionais se sentem valorizados. Informam ainda que, além da deficiência de recursos humanos, existe outra: A de estrutura física, tendo a necessidade de ampliação e reforma da unidade, melhoria da questão salarial e dos atendimentos. Em entrevista aos usuários, os mesmos reclamam da demora na realização dos exames laboratoriais e de imagem, os quais levam aproximadamente 1 a 3 meses de espera e que para atendimentos na unidade o tempo de espera é de 2 a 3 horas. O ambiente de espera é agradável, são bem acolhidos na unidade e os atendimentos são de qualidade, o tempo de espera para a realização dos atendimentos não são aproveitados, não utilizam espaço para orientações, informações e palestras educativas para os usuários, não há disponível na unidade caixa coletora de sugestões e reclamações, nem quadro de Disque Denuncia (1746). Alguns usuários entrevistados são moradores do Parque Monsenhor Brito e reclamaram da distância entre a unidade de saúde e a comunidade. Nada mais havendo, a comissão retornou à sede do conselho, gerando este relatório. Rio de janeiro, 05 de fevereiro de 2014. Lúlia de Mesquita Barreto Coordenadora da Comissão de Fiscalização/// Jorge Rodrigues Moreira - Relator

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