sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Relatório visita de fiscalização CMS AMÉRICO VELOSO (07/08/2013) a ser aprovado RO de 20 de agosto 2014.

RELATÓRIO DE VISITA AO CMS AMÉRICO VELOSO

                                                 
                                 A Comissão de Fiscalização do CDSAP-3.1 composta pelos Conselheiros Maria de Fátima Gustavo Lopes (Presidente – representando o segmento gestor), Paulo César do Nascimento Martins (profissional de saúde), Vera Lucia Aiolf e Edinéia de Oliveira Borges (usuários) esteve em visita ao CMS Américo Veloso no dia 07 de agosto de 2013, onde foi recepcionada pela gestora Carla Lima Cerqueira Abreu que forneceu as seguintes informações: O número de profissionais é insuficiente, porém não citou a deficiência. A relação do gestor com os profissionais é boa. O profissional é valorizado pelo seu trabalho; Considera bom o ambiente de trabalho; A estrutura física é insatisfatória, apresentando deficiência de infra-estrutura, salas e setores sem ar condicionado Segundo a gestora a unidade tem referência/contra-referência, porém deixou de citar. Além da deficiência de Infra-estrutura, a gestora citou ainda a necessidade de aparelhos de ar condicionado para as salas, bem como equipamentos áudio-visual (datashow e som). Ao entrevistarmos os profissionais recebemos as seguintes informações: O número de profissionais é insuficiente, faltando técnicos de enfermagem, médicos e agentes de saúde. A relação multi-profissional é boa, porém a relação profissional-gestor é ruim. O profissional não se sente valorizado pelo seu trabalho, citando falta de respeito e reconhecimento por parte da gestão e até casos de constrangimento, levando a desmotivação da equipe. Ao entrevistarmos os usuários obtivemos o seguinte resultado: O tempo de espera pelo resultado dos exames laboratoriais é em média 1 a 3 meses; O tempo de espera para realização dos exames de imagem é de 1 a 3 meses. O tempo de espera para atendimento na unidade varia de 1 a 3 horas. Os usuários não se sentem bem acolhidos, porém consideram o atendimento de boa qualidade. Relatam que o tempo de espera não é utilizado para palestras, orientações ou informativos. Os usuários alegam já ter visto o cartaz do disque denúncia 1746, porém não localizamos na unidade, caixa coletora de sugestões e reclamações. Os usuários reclamaram ainda de dificuldade na marcação de retorno, falta de vaga para dentista e falta de remédios. As notas dos usuários pelo atendimento em geral foram as seguintes: 7; 7; 6; 0; 4. Concluída a visita, a Comissão de Fiscalização retornou à sede e gerou este relatório.


Rio de Janeiro, 07 de agosto de 2013.

Maria de Fátima Gustavo Lopes  - Presidente
          Jorge Rodrigues Moreira - Secretário

                                                             

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