RELATÓRIO DE VISITA AO CMS AMÉRICO VELOSO
A Comissão de
Fiscalização do CDSAP-3.1 composta pelos Conselheiros
Maria de Fátima Gustavo Lopes (Presidente – representando o segmento gestor), Paulo
César do Nascimento Martins (profissional de saúde), Vera Lucia Aiolf e Edinéia
de Oliveira Borges (usuários) esteve em visita ao CMS Américo Veloso no
dia 07 de agosto de 2013, onde foi recepcionada pela gestora Carla Lima
Cerqueira Abreu que forneceu as seguintes informações: O número de profissionais
é insuficiente, porém não citou a deficiência. A relação do gestor com os
profissionais é boa. O profissional é valorizado pelo seu trabalho; Considera bom
o ambiente de trabalho; A estrutura física é insatisfatória, apresentando
deficiência de infra-estrutura, salas e setores sem ar condicionado Segundo a
gestora a unidade tem referência/contra-referência, porém deixou de citar. Além
da deficiência de Infra-estrutura, a gestora citou ainda a necessidade de
aparelhos de ar condicionado para as salas, bem como equipamentos áudio-visual
(datashow e som). Ao entrevistarmos os profissionais recebemos as seguintes
informações: O número de profissionais é insuficiente, faltando técnicos de
enfermagem, médicos e agentes de saúde. A relação multi-profissional é boa,
porém a relação profissional-gestor é ruim. O profissional não se sente
valorizado pelo seu trabalho, citando falta de respeito e reconhecimento por
parte da gestão e até casos de constrangimento, levando a desmotivação da
equipe. Ao entrevistarmos os usuários obtivemos o seguinte resultado: O tempo
de espera pelo resultado dos exames laboratoriais é em média 1 a 3 meses; O
tempo de espera para realização dos exames de imagem é de 1 a 3 meses. O tempo
de espera para atendimento na unidade varia de 1 a 3 horas. Os usuários não se
sentem bem acolhidos, porém consideram o atendimento de boa qualidade. Relatam
que o tempo de espera não é utilizado para palestras, orientações ou
informativos. Os usuários alegam já ter visto o cartaz do disque denúncia 1746,
porém não localizamos na unidade, caixa coletora de sugestões e reclamações. Os
usuários reclamaram ainda de dificuldade na marcação de retorno, falta de vaga
para dentista e falta de remédios. As notas dos usuários pelo atendimento em
geral foram as seguintes: 7; 7; 6; 0; 4. Concluída a visita, a Comissão de
Fiscalização retornou à sede e gerou este relatório.
Rio de Janeiro, 07 de
agosto de 2013.
Maria de Fátima
Gustavo Lopes - Presidente
Jorge Rodrigues
Moreira - Secretário
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