RELATÓRIO DE VISITA A POLICLÍNICA NEWTON
ALVES CARDOSO
A Comissão de Fiscalização do CDSAP-3.1 composta pelos conselheiros
Maria de Fátima Gustavo Lopes (representando a gestora Valéria Gomes Pereira),
o Profissional de Saúde Jorge Rodrigues Moreira e os usuários Vera Lúcia Aiolfe
e Cláudia Henrique da Silva esteve em visita no dia 31 de julho de 2013 à
Unidade de Saúde Policlínica Newton Alves Cardoso, onde foi recebida pelo
Diretor Christiano Benedicto Ottoni quando se constatou o seguinte: O número de
profissionais é insuficiente, faltando médicos, técnicos de enfermagem,
administrativos, fisioterapeutas, THD e ACD. O relacionamento com os servidores
é excelente, o profissional é valorizado pelo seu trabalho e considera o
ambiente de trabalho excelente. O gestor citou côo deficiências a falta de
recursos humanos, bem como a degradação da estrutura física do prédio e a falta
de manutenção da parte elétrica e hidráulica. A unidade é uma unidade de
referência para a AP-3,1. Como sugestão de melhorias, o gestor citou grandes
investimentos na estrutura física do imóvel, reposição de recursos humanos e
modernização dos equipamentos. Ao entrevistarmos os profissionais, se concluiu o seguinte: O número de profissionais
é insuficiente (já citado pelo gestor); o relacionamento com a gestão é bom; Os
profissionais se sentem valorizados pelo gestor e considera bom o ambiente de
trabalho. Para melhorar, necessita de ampla reforma na estrutura física do
imóvel, contratação de profissionais para completar o quadro, uma maior
divulgação das informações e realização de cursos de capacitação. Ao
entrevistarmos os usuários, o resultado foi o seguinte: Quanto ao tempo de
espera para atendimento na unidade: 1 a 2 horas; O acolhimento é bom; Os
profissionais atendem com qualidade; O tempo de espera não é utilizado para
realização de palestras, orientações ou informações; O tempo de retorno do
resultado dos exames laboratoriais é em torno de 1 a 3 meses; O exame de imagem
depende do agendamento do SISREG. Não foi observado na unidade caixa coletora
de sugestões/reclamações. Todos os entrevistados alegam não ter conhecimento do
telefone do Disque Denúncia (1746). Todos os entrevistados reclamaram do
elevador e dos banheiros interditados. AS notas ao atendimento em geral foram
as seguintes: 6;8;6;5;6;8;10.Concluída s visita a comissão de fiscalização
retornou à sede do conselho e gerou este relatório.
Rio de Janeiro, 31 de julho de 2013.
Maria de Fátima Gustavo
Lopes - Presidente
Jorge Rodrigues Moreira - Secretário
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