Conselho
Distrital de Saúde da AP-3.1
RELATÓRIO DE VISITA A CLINICA DE FAMÍLIA FELIPPE CARDOSO
A
Comissão de Fiscalização do CDSAP-3.1 composta pelos conselheiros Maria de Fátima Gustavo Lopes – Presidente
(representando a gestora Valéria Gomes Pereira), os profissionais de saúde Nereu
Lopes e Jorge Rodrigues Moreira e os usuários Vera Lúcia Aiolfe, Cláudia
Henrique da Silva, Edinéia de Oliveira Borges e Sergio Clemente da Silva esteve
em visita no dia 10 de julho de 2013 à Unidade Clínica de Família Felippe
Cardoso, quando se constatou o seguinte: Na opinião dos gestores Leandro Abal e
Letícia Tomaz existe carência de profissionais, faltando 4 agentes comunitários
e 1 médico para completar as equipes. Diz que a relacionamento com os
profissionais é excelente, os mesmos são valorizados e o ambiente de trabalho é
excelente. A retaguarda do atendimento é muito boa, contando com 8
administrativos. A estrutura física é satisfatória, com 2 consultórios por
equipe. Na opinião do gestor, o que melhoraria seria a lotação de um médico na
Equipe Grotão, a instalação de novos ventiladores e a reforma geral do elevador.
Na opinião dos profissionais entrevistados o número de profissionais é
insuficiente, faltando completar a equipe grotão. O relacionamento com os
gestores é bom. Se sentem valorizados e acha o ambiente de trabalho bom.
Segundo os profissionais são atendidos em torno de 450 receitas por dia e
relatam estar em falta os medicamentos Metronidazol, Aciclovir, Losartan entre
outros. Na opinião dos 21 usuários entrevistados, a coleta dos exames
laboratoriais é imediata e o tempo de espera pelo resultado é de 1 a 3 meses; o
tempo de espera pela marcação dos exames de imagem é de 1 a 6 meses; o tempo de
espera na unidade para atendimento é de 1 a 3 horas; Todos os entrevistados
consideram os ambientes de espera agradáveis; Se sentem bem acolhidos e
consideram o atendimento de boa qualidade, porém o espaço de espera não é utilizado para
orientações, informes ou palestras. Alegam não terem visto na unidade caixa de
sugestões, porém já viram nos quadros de avisos o telefone do Disque denúncia
(1746). Ao solicitar aos usuários avaliar o atendimento em geral, foram dadas as
seguintes notas: 7,5,8,9,7,10,9,8,9,8,9,9,8,9,9,10,10,8,9,8,8.
Concluída a visita,
a Comissão de Fiscalização retornou à sede do conselho e gerou este relatório.
Rio de janeiro, 10 de julho de 2013.
Maria de Fátima Gustavo
Lopes - Presidente
Jorge Rodrigues Moreira - Secretário
Valéria Gomes Pereira - Coordenadora da
Comissão de Fiscalização
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