sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Relatório visita de fiscalização CF FELIPPE CARDOSO (10/07/2013) a ser aprovado RO de 20 de agosto 2014.

Conselho Distrital de Saúde da AP-3.1

RELATÓRIO DE VISITA A CLINICA DE FAMÍLIA FELIPPE CARDOSO

A Comissão de Fiscalização do CDSAP-3.1 composta pelos conselheiros  Maria de Fátima Gustavo Lopes – Presidente (representando a gestora Valéria Gomes Pereira), os profissionais de saúde Nereu Lopes e Jorge Rodrigues Moreira e os usuários Vera Lúcia Aiolfe, Cláudia Henrique da Silva, Edinéia de Oliveira Borges e Sergio Clemente da Silva esteve em visita no dia 10 de julho de 2013 à Unidade Clínica de Família Felippe Cardoso, quando se constatou o seguinte: Na opinião dos gestores Leandro Abal e Letícia Tomaz existe carência de profissionais, faltando 4 agentes comunitários e 1 médico para completar as equipes. Diz que a relacionamento com os profissionais é excelente, os mesmos são valorizados e o ambiente de trabalho é excelente. A retaguarda do atendimento é muito boa, contando com 8 administrativos. A estrutura física é satisfatória, com 2 consultórios por equipe. Na opinião do gestor, o que melhoraria seria a lotação de um médico na Equipe Grotão, a instalação de novos ventiladores e a reforma geral do elevador. Na opinião dos profissionais entrevistados o número de profissionais é insuficiente, faltando completar a equipe grotão. O relacionamento com os gestores é bom. Se sentem valorizados e acha o ambiente de trabalho bom. Segundo os profissionais são atendidos em torno de 450 receitas por dia e relatam estar em falta os medicamentos Metronidazol, Aciclovir, Losartan entre outros. Na opinião dos 21 usuários entrevistados, a coleta dos exames laboratoriais é imediata e o tempo de espera pelo resultado é de 1 a 3 meses; o tempo de espera pela marcação dos exames de imagem é de 1 a 6 meses; o tempo de espera na unidade para atendimento é de 1 a 3 horas; Todos os entrevistados consideram os ambientes de espera agradáveis; Se sentem bem acolhidos e consideram o atendimento de boa qualidade, porém o  espaço de espera não é utilizado para orientações, informes ou palestras. Alegam não terem visto na unidade caixa de sugestões, porém já viram nos quadros de avisos o telefone do Disque denúncia (1746). Ao solicitar aos usuários avaliar  o atendimento em geral, foram dadas as seguintes notas: 7,5,8,9,7,10,9,8,9,8,9,9,8,9,9,10,10,8,9,8,8.
Concluída a visita, a Comissão de Fiscalização retornou à sede do conselho e gerou este relatório.
Rio de janeiro, 10 de julho de 2013.

Maria de Fátima Gustavo Lopes - Presidente 
 Jorge Rodrigues Moreira - Secretário   
 Valéria Gomes Pereira -  Coordenadora da Comissão de Fiscalização                      

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