sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Relatório visita de fiscalização do CMS Maria Cristina (11/09/2013) para aprovação RO dia dia 17 de setembro de 2014.

Conselho Distrital de Saúde da AP-3.1
Rua São Godofredo, s/nº - Penha - RJ
Anexo à CAP-3.1 - Telefone: 2260-0294
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 RELATÓRIO DE VISITA AO CMS MARIA CRISTINA ROMA PAUGARTHEN                                 


                                   A Comissão de Fiscalização do CDSAP-3.1 composta pelos Conselheiros Maria de Fátima Gustavo Lopes (representando o segmento gestor), Jorge Rodrigues Moreira (profissional de saúde), Cosme Francisco Toscano e Waldir Francisco da Costa (usuários) esteve em visita ao CMS Maria Cristina Roma Paugartten no dia 11 de setembro de 2013, onde foi recepcionada pelo representante da direção Carlos Augusto David que forneceu as seguintes informações: Quanto ao recurso humano, existe a carência de 01 médico de clínica médica para atendimento de livre demanda para a população não coberta pela ESF. Quanto à ESF existe a carência de 1 médico para completar a terceira equipe e a necessidade de mais 1 equipe para atender à área não coberta. Considera boa a relação com os profissionais; Acha bom o ambiente de trabalho e diz valorizar o trabalho do profissional. Quanto à estrutura física, não é satisfatória por tratar-se de prédio muito antigo, necessitando de reforma geral com diversas salas e corredores apresentando infiltrações. Algumas salas com  reboco caindo e rebaixamento de teto quebrado. Em outras o rebaixamento de teto encontra-se com grandes buracos podendo visualizar a rede elétrica que também é precária. A sessão de estoque de material apresenta o teto descascado, bem como o refeitório que encontra-se com o teto descamando, tornando o local insalubre para refeições. A sala utilizada como CME apresenta infiltração no teto e paredes rachadas e o acesso de material sujo e limpo é único. A sala de reuniões apresenta rachadura importante em sua estrutura. As salas de consultas em sua maioria apresentam-se com infiltrações e sem ventilação adequada. Pode se observar que algumas salas encontram-se com as maçanetas das portas quebradas. O acesso do paciente à farmácia é realizado pela área externa do prédio através de escada, não tendo rampa. O tempo de espera para atendimento não é utilizada para realização de pequenas palestras de orientação. O setor de Raio X encontra-se fechado (aparelhos quebrados) e os pacientes são encaminhados à Clínica Felipe Cardoso e ao CMS Américo Veloso. O laboratório tem coleta diária no horário das 06:30 às 07:30 horas e os exames são encaminhados para o  H. M. Nossa Senhora do Loreto. Os resultados são entregues a partir das 10 horas. O prédio anexo funciona como reabilitação com Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicólogo e Fisioterapia Infantil. O ambiente encontra-se em bom estado, observando-se apenas a necessidade de reparar uma placa do teto que se encontra caindo. O setor de fisioterapia (ao lado), encontra-se em bom estado, com muitos aparelhos, porém desativado devido à falta de manutenção dos aparelhos de ar condicionado. O outro anexo (Rua Barreiros) funciona a ESF com 3 equipes de saúde da família, com apenas 2 médicos, apresenta sua estrutura bastante pequena com 4 consultórios, sala de vacinas, sala de procedimentos, apenas 1 banheiro para pacientes e 1 banheiro para funcionários. Existe a necessidade de + 1 médico para completar as 3 equipes existentes, bem como + 1 equipe completa para atender à área não coberta no momento (ex.: Conjunto da COHAB, Rua Aimara, Rua Tambaú, Rua João Romariz, Rua Nabor do Rego, Rua Araguari, Rua Amanarú, Travessa Platina, Rua Ibipitanga, Rua Taci, Rua Nossa Senhora das Graças, Estrada do Engenho da Pedra, entre outras. Ao entrevistarmos os funcionários, obtivemos o seguinte resultado: Existe a necessidade de 1 médico e uma equipe completa para a ESF + 1 médico de Clínica Médica para a livre demanda, 1 médico pediatra e 1 ortopedista para livre demanda. Os profissionais consideram boa a relação multi-profissional, bem como com o gestor. Se sentem valorizados pelo seu trabalho e consideram bom o ambiente de trabalho, embora com todas as deficiências acima citadas. Todos citaram a necessidade de recursos humanos, a reforma urgente da estrutura física da unidade tradicional e a ampliação do espaço para a ESF. Alguns citaram a necessidade de cursos de capacitação, bem como reunião periódica com a gestão. Os profissionais reclamam da demora da ambulância quando solicitada, bem como do retorno de pacientes das UPAs sem o pronto atendimento. Ao entrevistarmos os usuários, colhemos as seguintes informações: O tempo de espera para resultado dos exames laboratoriais é de 1 a 3 meses. A marcação dos exames de imagem demora até 6 meses (depende do SISREG) e o resultado demora de 1 a 3 meses. Alguns citam que acabam realizando o exame no particular. Alguns usuários alegam ter sido atendidos em até 1 hora, porém outros reclamam da demora no atendimento, principalmente na pediatria, quando reforça que a médica pediatra falta com freqüência e passadas 3 horas de espera, a enfermagem remarca o retorno. Embora citando sempre a necessidade de reformas na estrutura física e mobiliários (observamos bancos sem assentos), os usuários se sentem bem acolhidos e acham o atendimento de boa qualidade. Todos declaram que o tempo de espera não é utilizado para palestras ou informes. Todos declararam não ter visto caixa coletora de sugestões e nem mesmo o cartaz Disque Denúncia 1746, embora tenha sido observado pela equipe 2 caixas coletoras (1 próxima à Clínica Médica e outra na sala de espera da ESF) e cartaz 1746 próximo ao arquivo médico. Ao solicitar aos usuários nota pelo atendimento em geral, foram obtidas as notas: 9,9,4,8,8.

                                 Concluída a visita, a Comissão de Fiscalização retornou à sede e gerou este relatório.
Rio de janeiro, 11 de setembro de 2013.

                           Maria de Fátima Gustavo Lopes  - Presidente
                           Jorge Rodrigues Moreira - Secretário
                                             

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