sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Relatório visita de fiscalização ao CMS Necker Pinto (04/09/2013) para aprovação RO do dia 17 de setembro de 2014.

Conselho Distrital de Saúde da AP-3.1
Rua São Godofredo, s/nº - Penha - RJ
Anexo à CAP-3.1 - Telefone: 2260-0294
                              E-mail: condisaudeap31@hotmail.com

RELATÓRIO DE VISITA AO CMS NECKER PINTO                                                 

                                 A Comissão de Fiscalização do CDSAP-3.1 composta pelos Conselheiros Valéria Gomes Pereira (gestora), Paulo César do nascimento Martins (profissional de saúde), Vera Lucia Aiolf e Waldir Francisco da Costa (usuários) esteve em visita ao CMS Necker Pinto no dia 04 de setembro de 2013, onde foi recepcionada pelo gestor Luiz Carlos da Silva Moreno que forneceu as seguintes informações: O número de profissionais é insuficiente, necessitando de 3 médicos de clínica geral; administrativos, assistente social e enfermagem. A relação do gestor com os profissionais é excelente. O profissional é valorizado pelo seu trabalho e considera bom o ambiente de trabalho. Com relação à estrutura física, o gestor informou que necessita das seguintes reformas: Colocação de cobertura na entrada principal da unidade para espera dos usuários; Colocação da placa de identificação da unidade; Construção de banheiros nos consultórios de ginecologia; Pintura geral da unidade; Reparo do piso da área de pediatria; Expansão e adequação do almoxarifado; Expansão e adequação do almoxarifado da farmácia; Colocação do vidro no setor de documentação médica; Pintura e reparos na sala de vacinas; Reparo nos portões de acesso à unidade; Revisão no quadro geral de energia e adequação da janela do posto de coleta. A unidade oferece os seguintes cursos de capacitação para os funcionários: TB; Tabagismo; Curso de Incêndio; Seminário sobre Violência e Protocolo de Pré-Natal. O tempo de espera é utilizado para passar informes, orientações ou pequenas palestras, tais como: Curso de acolhimento mãe-bebê e grupo de idosos com a fonoaudiologia. Quanto à retaguarda é através do SISREG (ruim) e Rio-Imagem. A ambulância é vaga zero. Quanto à opinião do gestor o que se pode melhorar é no atendimento a todas as deficiências acima citadas. Ao entrevistarmos os profissionais, obtivemos as seguintes informações: O número de profissionais não é suficiente, citando o necessidade de médicos clínicos, administrativos e enfermagem. Consideram a relação multi-profissional boa, porém a relação com a gestão é regular; Não se sentem valorizados pelo seu trabalho, se sentindo sobrecarregados, principalmente pela falta de profissionais do laboratório para coleta de material. Entretanto, consideram bom o ambiente de trabalho. Quando se solicitou que listasse as deficiências, todos citaram a necessidade de recurso humano e obras na estrutura física da unidade com urgência. Ao entrevistarmos os usuários obtivemos o seguinte resultado: O tempo de espera pelo resultado dos exames laboratoriais é em média 1 a 3 meses; O tempo de espera para realização dos exames de imagem é de até 6 meses. O tempo de espera para atendimento na unidade é de + de 3 horas. Os usuários não acham o ambiente de espera agradável, porém  se sentem bem acolhidos, e consideram o atendimento de boa qualidade. Relatam que o tempo de espera não é utilizado para palestras, orientações ou informativos. Os usuários alegam não ter visto o cartaz do disque denúncia 1746 e nem caixa coletora de sugestões e reclamações na unidade.  As notas dos usuários pelo atendimento em geral foram as seguintes: 6; 5 e 0.
                               Concluída a visita, a Comissão de Fiscalização retornou à sede e gerou este relatório.
Rio de janeiro, 04 de setembro de 2013.

                           Valéria Gomes Pereira  - Coordenadora
                           Jorge Rodrigues Moreira - Secretário
                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons