Conselho Distrital de Saúde da AP-3.1
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RELATÓRIO DE VISITA AO CMS NECKER PINTO
A Comissão de
Fiscalização do CDSAP-3.1 composta pelos Conselheiros Valéria Gomes Pereira
(gestora), Paulo César do nascimento Martins (profissional de saúde), Vera
Lucia Aiolf e Waldir Francisco da Costa (usuários) esteve em visita ao CMS Necker
Pinto no dia 04 de setembro de 2013, onde foi recepcionada pelo gestor Luiz
Carlos da Silva Moreno que forneceu as seguintes informações: O número de
profissionais é insuficiente, necessitando de 3 médicos de clínica geral;
administrativos, assistente social e enfermagem. A relação do gestor com os
profissionais é excelente. O profissional é valorizado pelo seu trabalho e considera
bom o ambiente de trabalho. Com relação à estrutura física, o gestor informou
que necessita das seguintes reformas: Colocação de cobertura na entrada
principal da unidade para espera dos usuários; Colocação da placa de
identificação da unidade; Construção de banheiros nos consultórios de
ginecologia; Pintura geral da unidade; Reparo do piso da área de pediatria;
Expansão e adequação do almoxarifado; Expansão e adequação do almoxarifado da
farmácia; Colocação do vidro no setor de documentação médica; Pintura e reparos
na sala de vacinas; Reparo nos portões de acesso à unidade; Revisão no quadro
geral de energia e adequação da janela do posto de coleta. A unidade oferece os
seguintes cursos de capacitação para os funcionários: TB; Tabagismo; Curso de
Incêndio; Seminário sobre Violência e Protocolo de Pré-Natal. O tempo de espera
é utilizado para passar informes, orientações ou pequenas palestras, tais como:
Curso de acolhimento mãe-bebê e grupo de idosos com a fonoaudiologia. Quanto à retaguarda
é através do SISREG (ruim) e Rio-Imagem. A ambulância é vaga zero. Quanto à
opinião do gestor o que se pode melhorar é no atendimento a todas as
deficiências acima citadas. Ao entrevistarmos os profissionais, obtivemos as
seguintes informações: O número de profissionais não é suficiente, citando o necessidade
de médicos clínicos, administrativos e enfermagem. Consideram a relação multi-profissional
boa, porém a relação com a gestão é regular; Não se sentem valorizados pelo seu
trabalho, se sentindo sobrecarregados, principalmente pela falta de profissionais
do laboratório para coleta de material. Entretanto, consideram bom o ambiente
de trabalho. Quando se solicitou que listasse as deficiências, todos citaram a
necessidade de recurso humano e obras na estrutura física da unidade com
urgência. Ao entrevistarmos os usuários obtivemos o seguinte resultado: O tempo
de espera pelo resultado dos exames laboratoriais é em média 1 a 3 meses; O
tempo de espera para realização dos exames de imagem é de até 6 meses. O tempo
de espera para atendimento na unidade é de + de 3 horas. Os usuários não acham
o ambiente de espera agradável, porém se
sentem bem acolhidos, e consideram o atendimento de boa qualidade. Relatam que
o tempo de espera não é utilizado para palestras, orientações ou informativos.
Os usuários alegam não ter visto o cartaz do disque denúncia 1746 e nem caixa
coletora de sugestões e reclamações na unidade. As notas dos usuários pelo atendimento em
geral foram as seguintes: 6; 5 e 0.
Concluída a
visita, a Comissão de Fiscalização retornou à sede e gerou este relatório.
Rio de janeiro, 04 de setembro de 2013.
Valéria Gomes Pereira - Coordenadora
Jorge Rodrigues Moreira - Secretário
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