sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Relatório de visita a CF Zilda Arns (02/10/2013) para aprovação RO do dia 15 de outubro de 2014.

           RELATÓRIO DE VISITA AO CF ZILDA ARNS

                                                 
                                 A Comissão de Fiscalização do CDSAP-3.1 composta pelos Conselheiros Valéria Gomes Pereira (gestora), Paulo César do Nascimento Martins (profissional de saúde), Maria de Fátima Gustavo Lopes, Waldir Francisco da Costa e Eidimir Tiago de Souza (usuários) esteve em visita ao CMS Zilda Arns no dia 02 de outubro de 2013, onde foi recepcionada pela gestora Tatiana dos Santos Modesto que forneceu as seguintes informações: O número de profissionais é suficiente; A relação do gestor com os profissionais é boa; O profissional é valorizado pelo seu trabalho; Considera bom o ambiente de trabalho; Considera a estrutura física satisfatória. Segundo o gestor, a unidade oferece curso de capacitação, citando o de Promoção à Saúde realizado em 26/09/2013, o curso de Desintoxicação Alcoólica realizado em 30/09/2013 e o Curso de Oficina da Ficha B realizado em 01/10/2013. Disse que durante a espera são oferecidas orientações ou pequenas palestras aos usuários. Na opinião da gestora o que pode melhorar é o sistema de regulação de vagas, e internação; a referência de onde ser atendido e a interface com a UPA-Alemão. Ao entrevistarmos os profissionais, obtivemos as seguintes informações: O número de profissionais não é suficiente, citando o necessidade de ACSs. Consideram a relação com a gestão regular/ruim; Não se sentem valorizados pelo seu trabalho citando a falta de reconhecimento do trabalho do profissional por parte do gestor; A relação multidisciplinar é boa. Quando se solicitou que listasse as deficiências, todos citaram: Necessidade de recurso humano e de cursos de capacitação, principalmente para os agentes novos (treinamento); adequação da estrutura física (refeitório e copa muito pequenos, falta consultórios); deficiência na reposição de equipamento, falta de material de consumo (administrativo), necessita de melhor planejamento operacional e maior prazo de tempo na solicitação das estatísticas. Ao entrevistarmos os usuários, obtivemos o seguinte resultado: O tempo de espera pelo resultado dos exames laboratoriais é de 1 a 3 meses; O tempo de espera para realização dos exames de imagem é também de 1 a 3 meses, bem como o resultado. O tempo de espera para atendimento na unidade é de 1 a 2 horas. Todos os usuários entrevistados se sentem bem acolhidos, consideram o atendimento de boa qualidade e alegam já ter visto o cartaz do disque denúncia 1746, bem como a caixa coletora de sugestões e reclamações na unidade. Todos os usuários entrevistados já participaram durante o tempo de espera de alguma palestra, orientação ou informativo. As notas dos usuários pelo atendimento em geral foram as seguintes: 10 e 7.
                                   Concluída a visita, a Comissão de Fiscalização retornou à sede e gerou este relatório.

Rio de janeiro, 02 de Outubro de 2013.

                    Valéria Gomes Pereira    - Coordenadora
                    Jorge Rodrigues Moreira - Secretário

                                           

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