RELATÓRIO DE VISITA AO CF ZILDA ARNS
A
Comissão de Fiscalização do CDSAP-3.1 composta pelos Conselheiros
Valéria Gomes Pereira (gestora), Paulo César do Nascimento Martins
(profissional de saúde), Maria de Fátima Gustavo Lopes, Waldir Francisco da
Costa e Eidimir Tiago de Souza (usuários) esteve em visita ao CMS Zilda
Arns no dia 02 de outubro de 2013, onde foi recepcionada pela gestora Tatiana
dos Santos Modesto que forneceu as seguintes informações: O número de
profissionais é suficiente; A relação do gestor com os profissionais é boa; O
profissional é valorizado pelo seu trabalho; Considera bom o ambiente de
trabalho; Considera a estrutura física satisfatória. Segundo o gestor, a unidade
oferece curso de capacitação, citando o de Promoção à Saúde realizado em
26/09/2013, o curso de Desintoxicação Alcoólica realizado em 30/09/2013 e o
Curso de Oficina da Ficha B realizado em 01/10/2013. Disse que durante a espera
são oferecidas orientações ou pequenas palestras aos usuários. Na opinião da
gestora o que pode melhorar é o sistema de regulação de vagas, e internação; a
referência de onde ser atendido e a interface com a UPA-Alemão. Ao
entrevistarmos os profissionais, obtivemos as seguintes informações: O número
de profissionais não é suficiente, citando o necessidade de ACSs. Consideram a
relação com a gestão regular/ruim; Não se sentem valorizados pelo seu trabalho citando
a falta de reconhecimento do trabalho do profissional por parte do gestor; A
relação multidisciplinar é boa. Quando se solicitou que listasse as
deficiências, todos citaram: Necessidade de recurso humano e de cursos de
capacitação, principalmente para os agentes novos (treinamento); adequação da
estrutura física (refeitório e copa muito pequenos, falta consultórios); deficiência
na reposição de equipamento, falta de material de consumo (administrativo),
necessita de melhor planejamento operacional e maior prazo de tempo na
solicitação das estatísticas. Ao entrevistarmos os usuários, obtivemos o
seguinte resultado: O tempo de espera pelo resultado dos exames laboratoriais é
de 1 a 3 meses; O tempo de espera para realização dos exames de imagem é também
de 1 a 3 meses, bem como o resultado. O tempo de espera para atendimento na
unidade é de 1 a 2 horas. Todos os usuários entrevistados se sentem bem
acolhidos, consideram o atendimento de boa qualidade e alegam já ter visto o cartaz
do disque denúncia 1746, bem como a caixa coletora de sugestões e reclamações
na unidade. Todos os usuários entrevistados já participaram durante o tempo de
espera de alguma palestra, orientação ou informativo. As notas dos usuários
pelo atendimento em geral foram as seguintes: 10 e 7.
Concluída a
visita, a Comissão de Fiscalização retornou à sede e gerou este relatório.
Rio de janeiro, 02 de
Outubro de 2013.
Valéria Gomes Pereira - Coordenadora
Jorge Rodrigues Moreira - Secretário
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