sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Relatório de visita a CF Rodrigo Yamawaki Aguillar Roig (02/10/2013) para aprovação RO de 15 de outubro de 2014.

              RELATÓRIO DE VISITA AO CF RODRIGO ROIG

                                                 
                                 A Comissão de Fiscalização do CDS AP-3.1 composta pelos Conselheiros Maria de Fátima Gustavo Lopes, representando a gestora Valéria Gomes Pereira, Paulo César do Nascimento Martins (profissional de saúde), Waldir Francisco da Costa e Eidimir Tiago de Souza (usuários) esteve em visita ao CMS Rodrigo Roig no dia 02 de outubro de 2013, onde foi recepcionada pelo gestor Jander Costa Almeida que forneceu as seguintes informações: O número de profissionais é suficiente. A relação do gestor com os profissionais é boa. Considera bom o ambiente de trabalho; Considera a estrutura física satisfatória. Segundo o gestor, a unidade oferece curso de capacitação, porém não citou. Disse que durante a espera são oferecidas orientações ou pequenas palestras aos usuários. As deficiências citadas foram cursos de capacitação e melhora na oferta de serviços para os usuários. Ao entrevistarmos os profissionais, obtivemos as seguintes informações: O número de profissionais não é suficiente, citando o necessidade de enfermeiros e médicos. Consideram a relação com a gestão ruim; Não se sentem valorizados pelo seu trabalho citando a falta de reconhecimento do trabalho do profissional por parte do gestor, bem como as condições de trabalho. A relação multidisciplinar é regular. Quando se solicitou que listasse as deficiências, todos citaram: Necessidade de recurso humano; Necessidade de cursos de capacitação, principalmente para os agentes novos (treinamento); Falta de água na unidade e melhora da estrutura física, porém citam como maior deficiência a estrutura de serviços (atendimento, exames e regulação de vagas) que na opinião dos profissionais não funciona bem. Ao entrevistarmos os usuários obtivemos o seguinte resultado: O tempo de espera pelo resultado dos exames laboratoriais é de até 6 meses; O tempo de espera para realização dos exames de imagem é também de até 6 meses bem como o resultado. O tempo de espera para atendimento na unidade é de 1 a 2 horas. 50% dos usuários entrevistados se sentem bem acolhidos, consideram o atendimento de boa qualidade e alegam já ter visto o cartaz do disque denúncia 1746 assim como a caixa coletora de sugestões e reclamações na unidade. 50% dos usuários entrevistados não se sentem bem acolhidos ao chegar na unidade ao alegarem que o ambiente de espera para o atendimento não é confortável, porém acham que os profissionais atendem com qualidade. Todos os usuários entrevistados desconhecem que o tempo de espera seja utilizado para palestras, orientações ou informativos. As notas dos usuários pelo atendimento em geral foram as seguintes: 7 e 3.
                                 Concluída a visita, a Comissão de Fiscalização retornou à sede e gerou este relatório.

Rio de janeiro, 02 de Outubro de 2013.

                    Maria de Fátima Gustavo Lopes - Presidente
                    Jorge Rodrigues Moreira - Secretário                     

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