RELATÓRIO DE VISITA AO CF RODRIGO ROIG
A Comissão de
Fiscalização do CDS AP-3.1 composta pelos Conselheiros
Maria de Fátima Gustavo Lopes, representando a gestora Valéria Gomes Pereira,
Paulo César do Nascimento Martins (profissional de saúde), Waldir Francisco da
Costa e Eidimir Tiago de Souza (usuários) esteve em visita ao CMS Rodrigo
Roig no dia 02 de outubro de 2013, onde foi recepcionada pelo gestor Jander
Costa Almeida que forneceu as seguintes informações: O número de profissionais
é suficiente. A relação do gestor com os profissionais é boa. Considera bom o
ambiente de trabalho; Considera a estrutura física satisfatória. Segundo o
gestor, a unidade oferece curso de capacitação, porém não citou. Disse que
durante a espera são oferecidas orientações ou pequenas palestras aos usuários.
As deficiências citadas foram cursos de capacitação e melhora na oferta de
serviços para os usuários. Ao entrevistarmos os profissionais, obtivemos as seguintes
informações: O número de profissionais não é suficiente, citando o necessidade
de enfermeiros e médicos. Consideram a relação com a gestão ruim; Não se sentem
valorizados pelo seu trabalho citando a falta de reconhecimento do trabalho do
profissional por parte do gestor, bem como as condições de trabalho. A relação
multidisciplinar é regular. Quando se solicitou que listasse as deficiências,
todos citaram: Necessidade de recurso humano; Necessidade de cursos de
capacitação, principalmente para os agentes novos (treinamento); Falta de água
na unidade e melhora da estrutura física, porém citam como maior deficiência a
estrutura de serviços (atendimento, exames e regulação de vagas) que na opinião
dos profissionais não funciona bem. Ao entrevistarmos os usuários obtivemos o
seguinte resultado: O tempo de espera pelo resultado dos exames laboratoriais é
de até 6 meses; O tempo de espera para realização dos exames de imagem é também
de até 6 meses bem como o resultado. O tempo de espera para atendimento na
unidade é de 1 a 2 horas. 50% dos usuários entrevistados se sentem bem
acolhidos, consideram o atendimento de boa qualidade e alegam já ter visto o cartaz
do disque denúncia 1746 assim como a caixa coletora de sugestões e reclamações
na unidade. 50% dos usuários entrevistados não se sentem bem acolhidos ao
chegar na unidade ao alegarem que o ambiente de espera para o atendimento não é
confortável, porém acham que os profissionais atendem com qualidade. Todos os
usuários entrevistados desconhecem que o tempo de espera seja utilizado para
palestras, orientações ou informativos. As notas dos usuários pelo atendimento
em geral foram as seguintes: 7 e 3.
Concluída a
visita, a Comissão de Fiscalização retornou à sede e gerou este relatório.
Rio de janeiro, 02 de
Outubro de 2013.
Maria de Fátima Gustavo
Lopes - Presidente
Jorge Rodrigues Moreira - Secretário
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