sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Relatório de visita ao CMS Alemão (02/10/2013) para aprovação RO do dia 15 de outubro de 2014.

               RELATÓRIO DE VISITA AO CMS ALEMÃO

                                                 
                                 A Comissão de Fiscalização do CDSAP-3.1 composta pelos Conselheiros Maria de Fátima Gustavo Lopes, representando a gestora Valéria Gomes Pereira, Paulo César do Nascimento Martins (profissional de saúde), Waldir Francisco da Costa e Eidimir Tiago de Souza (usuários) esteve em visita ao CMS Alemão no dia 02 de outubro de 2013, onde foi recepcionada pela gestora Janaína Balmant que forneceu as seguintes informações: O número de profissionais é insuficiente, faltando 2 médicos de 20 horas e 1 médico de 40 horas. A relação do gestor com os profissionais é boa. O profissional é valorizado pelo seu trabalho; Considera bom o ambiente de trabalho; Considera a estrutura física insatisfatória por não comportar o número de pacientes que tem acesso à unidade durante o dia. Segundo a gestora, a unidade oferece curso de tabagismo, curso técnico de Agente Comunitário de Saúde e Curso de Tuberculose. Diz que durante a espera são oferecidas orientações ou pequenas palestras aos usuários. As deficiências citadas foram recursos humanos e estrutura física da unidade. Ao entrevistarmos os profissionais, obtivemos as seguintes informações: O número de profissionais não é suficiente, citando o necessidade de Técnicos de Enfermagem, ACS e médicos. Consideram a relação com a gestão regular; Não se sentem valorizados pelo seu trabalho citando a falta de reconhecimento do trabalho do profissional por parte do gestor, bem como as condições de trabalho ao citarem mofo nas salas e corredor e ainda falta de ventilação. A relação multidisciplinar também é regular. Quando se solicitou que listasse as deficiências, todos citaram: Necessidade de recurso humano; Necessidade de cursos de capacitação, principalmente para os agentes novos; Número de uniformes insuficiente; Ventilação deficiente; Falta de manutenção na troca dos filtros dos bebedouros; Falta de arquivos e melhora da estrutura física. Ao entrevistarmos os usuários obtivemos o seguinte resultado: O tempo de espera pelo resultado dos exames laboratoriais é de até 6 meses; O tempo de espera para realização dos exames de imagem é também de até 6 meses e o resultado em média de 1 a 3 meses. O tempo de espera para atendimento na unidade é de 1 a 2 horas. 70% dos usuários se sentem bem acolhidos e consideram o atendimento de boa qualidade. Relatam que o tempo de espera é utilizado para palestras, orientações ou informativos e alegam já ter visto o cartaz do disque denúncia 1746 e caixa coletora de sugestões e reclamações na unidade. Porém 30% dos usuários reclamam do atendimento, não se sentem bem acolhidos e reclamam do corredor estreito e sem ventilação.  As notas dos usuários pelo atendimento em geral foram as seguintes: 7; 7 e 3.
                                 Concluída a visita, a Comissão de Fiscalização retornou à sede e gerou este relatório.

Rio de janeiro, 02 de Outubro de 2013.

                    Maria de Fátima Gustavo Lopes  - Presidente
                   Jorge Rodrigues Moreira - Secretário

                                                   

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