RELATÓRIO DE VISITA AO CMS ALEMÃO
A Comissão de
Fiscalização do CDSAP-3.1 composta pelos Conselheiros
Maria de Fátima Gustavo Lopes, representando a gestora Valéria Gomes Pereira,
Paulo César do Nascimento Martins (profissional de saúde), Waldir Francisco da
Costa e Eidimir Tiago de Souza (usuários) esteve em visita ao CMS Alemão
no dia 02 de outubro de 2013, onde foi recepcionada pela gestora Janaína
Balmant que forneceu as seguintes informações: O número de profissionais é insuficiente,
faltando 2 médicos de 20 horas e 1 médico de 40 horas. A relação do gestor com
os profissionais é boa. O profissional é valorizado pelo seu trabalho;
Considera bom o ambiente de trabalho; Considera a estrutura física insatisfatória
por não comportar o número de pacientes que tem acesso à unidade durante o dia.
Segundo a gestora, a unidade oferece curso de tabagismo, curso técnico de
Agente Comunitário de Saúde e Curso de Tuberculose. Diz que durante a espera são
oferecidas orientações ou pequenas palestras aos usuários. As deficiências
citadas foram recursos humanos e estrutura física da unidade. Ao entrevistarmos
os profissionais, obtivemos as seguintes informações: O número de profissionais
não é suficiente, citando o necessidade de Técnicos de Enfermagem, ACS e
médicos. Consideram a relação com a gestão regular; Não se sentem valorizados
pelo seu trabalho citando a falta de reconhecimento do trabalho do profissional
por parte do gestor, bem como as condições de trabalho ao citarem mofo nas
salas e corredor e ainda falta de ventilação. A relação multidisciplinar também
é regular. Quando se solicitou que listasse as deficiências, todos citaram:
Necessidade de recurso humano; Necessidade de cursos de capacitação, principalmente
para os agentes novos; Número de uniformes insuficiente; Ventilação deficiente;
Falta de manutenção na troca dos filtros dos bebedouros; Falta de arquivos e
melhora da estrutura física. Ao entrevistarmos os usuários obtivemos o seguinte
resultado: O tempo de espera pelo resultado dos exames laboratoriais é de até 6
meses; O tempo de espera para realização dos exames de imagem é também de até 6
meses e o resultado em média de 1 a 3 meses. O tempo de espera para atendimento
na unidade é de 1 a 2 horas. 70% dos usuários se sentem bem acolhidos e
consideram o atendimento de boa qualidade. Relatam que o tempo de espera é
utilizado para palestras, orientações ou informativos e alegam já ter visto o cartaz
do disque denúncia 1746 e caixa coletora de sugestões e reclamações na unidade.
Porém 30% dos usuários reclamam do atendimento, não se sentem bem acolhidos e
reclamam do corredor estreito e sem ventilação. As notas dos usuários pelo atendimento em
geral foram as seguintes: 7; 7 e 3.
Concluída a visita, a
Comissão de Fiscalização retornou à sede e gerou este relatório.
Rio de janeiro, 02 de
Outubro de 2013.
Maria de Fátima Gustavo
Lopes - Presidente
Jorge Rodrigues Moreira - Secretário
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