sexta-feira, 14 de novembro de 2014

RELATÓRIO DE VISITA AO HOSPITAL MUNICIPAL EVANDRO FREIRE E CER (07/05/14) PARA APROVAÇÃO NA RO DE 19/11/14

            Conselho Distrital de Saúde da AP-3.1
Rua São Godofredo, s/nº - Penha - RJ
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                              E-mail: condisaudeap31@hotmail.com

RELATÓRIO DE VISITA AO HOSPITAL MUNICIPAL EVANDRO FREIRE – ILHA DO GOVERNADOR – 07/05/2014.           

        A Comissão de Fiscalização do CDSAP-3.1 composta pelos conselheiros Jorge Rodrigues Moreira, Lúlia de Mesquita Barreto, Waldir Francisco da Costa, Cláudia Henrique da Silva e Cosme Francisco Toscano esteve em visita no dia sete de maio de dois mil e quatorze ao Hospital Municipal Evandro Freire, sendo recebida pela funcionária Maria Elizabete (Gerente Assistencial do CER) onde se constatou o seguinte: O número de leitos disponíveis para internação por até 24 horas é: Sala Vermelha / estabilização: 3 leitos equipados; Sala amarela: 14 leitos, dentre eles 2 de isolamento, onde um deles é utilizado pela pediatria quando necessário. Os pacientes pediátricos com necessidade de permanência hospitalar por + de 24 horas, são removidos para o Hospital Nossa Senhora do Loreto. Sala de Hidratação com 13 poltronas, sala de coleta, sala de curativos, centro de imagens com RX, TC e USG. A endoscopia é realizada no Centro Cirúrgico. As especialidades médicas que não existem no hospital, como oftalmologia, neurologia e urologia são inseridas no SISREG. A unidade dispõe de 1 ambulância UTI para transportar pacientes. Conforme informação da funcionária, o Hospital disponibiliza de 20 leitos de CTI, 10 leitos de UTI, 15 leitos de Saúde Mental; 18 Leitos de Cirurgia (geral + ortopédica) e 40 leitos de Clínica Médica, totalizando 103 leitos, porém todos regulados (SISREG) e nem todos ocupados. A triagem de atendimentos é feita por enfermeiros / técnicos de enfermagem capacitados, que avalia a urgência do atendimento e é encaminhado aos consultórios onde após checagem dos sinais vitais, se faz a classificação de risco e de acordo com o resultado, o paciente é direcionado aos consultórios ( 2 de pediatria e 3 de clínica médica – adulto) da seguinte forma: Vermelha: Atendimento imediato; Amarela:30 minutos; Verde: 60 minutos; Azul: Após a avaliação de risco feito pelo enfermeiro capacitado, o paciente é redirecionado para a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência, através de formulário próprio do hospital. Porém, a gerente Maria Elizabete nos informou que nos finais de semana devido ao fato das clínicas de família não funcionarem, também atende a classificação azul.Os assentos para acompanhantes localizados em área externa não ficam expostos ao sol, havendo cobertura para os mesmos. A demora no atendimento aos pacientes está amarrada à classificação de risco já citada acima. O tempo de espera no recebimento dos resultados de exames de urgência/emergência é de até 2 horas, exceto para enzimas cardíacas que é de 30 minutos. Questionada a ocorrência de inundação em dias de chuva gerando interrupções em seu funcionamento, a funcionária Maria Elizabete – Gerente Assistencial nos informou desconhecer alagamento, porém citou que já houve entrada de água pela janela na sala amarela, porém o problema já foi corrigido. O setor de farmácia é bem ventilado, funciona com 2 auxiliares de farmácia e 1 farmacêutico responsável. Não foi identificada nenhuma medicação fora da validade. A equipe diária de atendimento no setor de emergência (CER) é a seguinte: 7 médicos, sendo 2 de pediatria e 5 de clínica geral – adulto; 5 enfermeiros; 13 técnicos de enfermagem; 1 assistente social + equipe de apoio (administrativos, técnicos de raio x, técnico de laboratório, segurança e limpeza). Nos casos de urgência tráumato-ortopédica, é solicitado suporte dos ortopedistas de plantão no setor de internação do hospital. Nos casos mais graves, o paciente após primeiro atendimento, é transportado para outra unidade de saúde. O ambiente é bastante limpo e organizado. O acesso à unidade é controlado por um vigilante que além do paciente, permite apenas a entrada de acompanhantes em casos específicos, tais como: Em caso de menores de 18 anos, acima de 60 anos ou portador de necessidades especiais. Nestes casos os acompanhantes são identificados com uma pulseira cinza e os pacientes com pulseira de acordo com a classificação de risco. O tempo de permanência dos pacientes é de em média 24 horas, até que se consiga leito. Não se observou em nenhum painel de acesso pelos usuários, a exposição da equipe diária de plantão, nenhuma caixa de sugestões e nem mesmo a divulgação de telefone do disque denúncia 1746. A gerente nos apresentou um formulário de pesquisa de satisfação que é entregue ao usuário na abertura do boletim de atendimento e devolvido preenchido ao término do atendimento. Ao ouvir os usuários, contatou-se o seguinte: O atendimento é de boa qualidade, porém pode demorar até 3 horas e a maior queixa é em relação ao vigilante, que segundo alguns usuários, impede o acesso, muitas vezes redirecionando o paciente para outras unidades.
          Concluída a visita, a Comissão de Fiscalização retornou à sede do conselho e gerou este relatório.

   Rio de Janeiro, 07 de maio de 2014.

Lúlia de Mesquita Barreto -  Coordenadora da Comissão de Fiscalização      

                    
Jorge Rodrigues Moreira - Secretário 
                                

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