sexta-feira, 14 de novembro de 2014

RELATÓRIO DE VISITA À UPA ALEMÃO (26/02/14) PARA APROVAÇÃO NA RO DE 19/11/14

            Conselho Distrital de Saúde da AP-3.1
Rua São Godofredo, s/nº - Penha - RJ
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                RELATÓRIO DE VISITA À UPA - ALEMÃO         
                              
      A Comissão de Fiscalização do CDS AP-3.1 composta pelos conselheiros: Valéria Gomes Pereira, Paulo César do Nascimento Martins, Waldir Francisco da Costa e Cosme Francisco Toscano esteve em visita no dia 26 de fevereiro de dois mil e quatorze à UPA – Alemão, sendo recepcionada pela Assistente Social Vivian de Souza que forneceu as seguintes informações: A UPA Alemão é Municipal -Tipo 2, tendo como equipe diária para atendimento: dois médicos clínicos, dois médicos pediatras, três enfermeiros e sete técnicos de enfermagem e os outros profissionais de retaguarda tais como uma assistente social, um técnico de raio x, dois técnico de laboratório e seis administrativos. O perfil de atendimento é urgência e emergência contando com exames complementares (hemograma completo, bioquímica, EAS, raio x e ECG), todos realizados na própria unidade. Caso haja necessidade de outro exame, o mesmo é realizado em outra unidade. Segundo a representante da gestão o tempo de espera entre a triagem e o atendimento médico é de 7 minutos. A estratificação de risco é feita pelo enfermeiro e nos casos de encaminhamento os pacientes são referenciados para a clínica de família próxima de sua residência fazendo uso de auxílio do site “onde ser atendido”. A maioria dos usuários são moradores do Complexo do Alemão e a demanda de pediatria é pequena. OBS.: No momento de nossa visita, a sala vermelha e a sala de pediatria estavam sem pacientes. A infra-estrutura é satisfatória com relação a mobiliário, limpeza e conservação. A dispensação da farmácia funciona num espaço pequeno que é dividido entre a UPA e a Clínica de Família Zilda Arns, porém bem organizado, cada lado com seu farmacêutico responsável e seu dispensador de medicamentos. O espaço do almoxarifado é muito pequeno, dificultando o armazenamento de material. A unidade tem um profissional da manutenção de plantão para atender a necessidade estrutural de urgência. Como deficiência, foi citada a dificuldade encontrada para se conseguir internação hospitalar via SISREG citando como exemplo uma idosa que se encontra na UPA há dez dias aguardando vaga. Outra dificuldade apresentada foi em relação à segurança, quando se citou que vários profissionais sofrem ameaças, resultando na saída de quatro médicos pediatras em apenas um mês. Segundo a representante da gestão, a UPA deveria receber a visita da viatura da PM três vezes por dia, porém isso não acontece. Ao entrevistarmos os profissionais obtivemos as seguintes informações: Embora o perfil seja emergencial, existe uma descaracterização em função da demanda. O tempo de espera da chegada até a triagem é de 20 minutos; da triagem à classificação de risco é de 15 minutos; da classificação de risco até o médico é de até 60 minutos. O paciente fica internado na UPA até no máximo 48 horas. A dificuldade encontrada na transferência de pacientes é de disponibilidade de vagas pela central de regulação. Foi observado o funcionamento de apenas um banheiro para uso coletivo. Na parede foi localizado cartaz com número do Disque Denúncia (1746), porém não se observou a apresentação da equipe e horário no painel de acesso ao público. Como proposta foi apresentada a contratação de mais médicos e a valorização profissional. Ao entrevistarmos os usuários, obtivemos os seguintes resultados: O atendimento é regular; o acolhimento também é regular; o tempo de espera da chegada até a triagem é de em torno de 40 minutos e mais 40 minutos de espera até a classificação de risco. A partir daí o tempo de espera para o atendimento médico vai depender da classificação, podendo demorar até 2 horas.  Foi registrada a presença de caixa de sugestões. Conforme registro dos profissionais acima, os usuários sinalizaram a dificuldade para uso do banheiro único, porém a gestão informou que um profissional já estava providenciando a compra do material para o conserto. Outra deficiência apontada pelos usuários foi a falta de ortopedistas.   
      Concluída a visita, a Comissão de Fiscalização retornou à sede do conselho e gerou este relatório.

                                                   Rio de janeiro, 26 de fevereiro de 2014.

Valéria Gomes Pereira -  Comissão de Fiscalização                                    

Jorge Rodrigues Moreira - Relator   

                                                                          

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