Conselho Distrital de Saúde da
AP-3.1
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RELATÓRIO DE VISITA AO CMS MANGUINHOS
A Comissão de Fiscalização do
CDSAP-3.1 composta pela gestora Lúlia de Mesquita Barreto, o profissional de
saúde Paulo César do Nascimento Martins, o usuário Waldir Francisco da Costa e
o convidado Nereu Lopes compareceram ao CMS Manguinhos no dia 05/02/2014, onde foram
recebidos pela gerente/diretora do CMS Manguinhos Emilia Maria de Andrade que
apresentou algumas dependências do CMS como os programas PASI – Programa de
Saúde Mental e Serviço Social na mesma sala, Programa do Idoso, Comunicação e
Saúde do Espaço Coletivo, Nutrição, Núcleo DST/AIDS, Coordenação de Ensino e
Pesquisa, Coordenação do Cuidado, Farmácia, Almoxarifado, Central de Material
de Esterilização para atender à ESF e ao CMS, Sala de Curativo, Sala de Espera
e procedimentos (adulto e criança), Refeitório (copa) – Espaço de Convivência e
SEDIS – Serviço de Estatísticas e Documentação de Informação. A classificação de risco é feita por
profissionais técnicos de Enfermagem, distribuídos por 03 consultórios, onde
realizam a pré-consulta (mensuração da PA, altura, peso, avaliação da dor e
temperatura). Posteriormente os
pacientes são encaminhados aos enfermeiros e/ou médicos. A Estratégia de Saúde da Família é composta
por 7 equipes, porém apenas 06 estão completas, existe a disponibilidade de 10
consultórios para atendimento das equipes.
No Programa de Tuberculose os casos de abandono totalizam 48%, tendo
como principais causas: Dependência Química, Falta de Apoio Familiar e
Preconceito. A unidade oferece a Estratégia de DOTS. Para cada 03 equipes da ESF, existe 01 equipe
de saúde bucal. Na questão de recursos humanos é sinalizada a falta de 01
médico para equipe Vila Turismo, além de 03 enfermeiros, 02 clínicos e 01
psiquiatra. Segundo a gestora, é bom o ambiente de trabalho e a estrutura
física é razoável, embora há 30 anos aguardam ampliação para a construção do
andar superior. Os últimos cursos
oferecidos foram para: Tratamento em Lesões, CME e Imunização. A gestora apresenta como proposta para a unidade:
Aumento da área física, aumento de 01
equipe de Saúde Bucal para a ESF, buscando reduzir o tempo de espera para o
atendimento bem como o tempo de retorno dos exames laboratoriais. Segundo os profissionais, o número de
funcionários não é suficiente, citando como deficiência: Médicos, Odontólogo e enfermeiro. A relação multi-profissional e com a gestão é
excelente, bem como o ambiente de trabalho e os profissionais se sentem
valorizados. Informam ainda que, além da
deficiência de recursos humanos, existe outra: A de estrutura física, tendo a
necessidade de ampliação e reforma da unidade, melhoria da questão salarial e
dos atendimentos. Em entrevista aos
usuários, os mesmos reclamam da demora na realização dos exames laboratoriais e
de imagem, os quais levam aproximadamente 1 a 3 meses de espera e que para
atendimentos na unidade o tempo de espera é de 2 a 3 horas. O ambiente de espera é agradável, são bem acolhidos
na unidade e os atendimentos são de qualidade, o tempo de espera para a
realização dos atendimentos não são aproveitados, não utilizam espaço para
orientações, informações e palestras educativas para os usuários, não há
disponível na unidade caixa coletora de sugestões e reclamações, nem quadro de
Disque Denuncia (1746). Alguns usuários
entrevistados são moradores do Parque Monsenhor Brito e reclamaram da distância
entre a unidade de saúde e a comunidade. Nada mais havendo, a comissão retornou
à sede do conselho, gerando este relatório.
Rio de janeiro, 05 de
fevereiro de 2014.
Lúlia de Mesquita Barreto - Coordenadora da Comissão de Fiscalização
Jorge
Rodrigues Moreira - Relator
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