segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

ATA RO de Novembro/2014 a ser aprovada em RO do dia 17/12/2014

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CDS DA AP 3.1.
REALIZADA EM 19 DE NOVEMBRO DE 2014.

                          Às 14 horas e 17 minutos do dia dezenove de novembro de dois mil e quatorze, teve início no auditório do prédio da Coordenadoria de Saúde da A.P. 3.1, sito a Rua São Godofredo, s/nº - Penha, a Reunião Ordinária do Conselho Distrital de Saúde da AP-3.1, presidida pela Senhora Maria de Fátima Gustavo Lopes – Presidente do Conselho Distrital de Saúde da AP-3.1, convidando para compor a mesa representando o segmento gestor o Conselheiro e Coordenador da CAP 3.1 Leonardo Graever, representando o Conselho Municipal de Saúde o Secretário Executivo David Salvador de Lima Filho, representando o segmento usuário a conselheira Nemese da Silva do Nascimento, representando o segmento profissional de saúde a conselheira Iracema Gomes da Silva e a substituta da presidente Lúlia de Mesquita Barreto. Em seguida a presidente Fátima Lopes realiza a leitura da pauta do dia: LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DE OUTUBRO/2014; APROVAÇÃO DO PROCESSO 09/002751/14, REFERENTE AOS LEITOS NEONATAIS DO HFB, APRESENTAÇÃO E APROVAÇÃO DOS RELATÓRIOS DE VISITAS REALIZADAS NAS UNIDADES: CF VICTOR VALLA (22/01/14), UPA PENHA (29/01/14), UPA MARÉ (05/02/14), CMS MANGUINHOS (05/02/14), UPA ALEMÃO (26/02/14), CAPS FERNANDO DINIZ (11/04/14), HOSPITAL MUNICIPAL EVANDRO FREIRE E CER (07/05/14), HOSPITAL MUNICIPAL PAULINO WERNECK (04/06/14), CLÍNICA PRODOCTOR – ILHA DO GOVERNADOR (02/07/14), APRESENTAÇÃO DO HOSPITAL ESTADUAL GETULIO VARGAS – O QUE O HOSPITAL OFERECE PARA O SUS?, APROVAÇÃO DO REGIMENTO ELEITORAL PARA O ANO EXERCÍCIO/2015, ELEIÇÃO COMISSÃO EXECUTIVA E SUBSTITUTO (A) PRESIDENTE, DATA PARA INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS 26 E 27 DE NOVEMBRO (QUARTA E QUINTA FEIRA) HORÁRIO 9 ÀS 16 HORAS, DATA DA ELEIÇÃO DIA 03 DE DEZEMBRO/2014 HORARIO 13 ÀS 16 HORAS, INFORMES GERAIS; LEITURA E APROVAÇÃO DO REGIMENTO ELEITORAL PARA O ANO EXERCÍCIO 2015; A substituta Lúlia Mesquita prossegue com a leitura e aprovação do processo 09/002751/14, referente aos Leitos Neonatais do HFB, obteve aprovação dos conselheiros por unanimidade, que apresentou aptidão para os 12 (doze) Leitos da UTI Neonatal do Hospital Federal de Bonsucesso; A presidente Fátima solicita a presença da Presidente da Comissão Eleitoral, Valeria Gomes Pereira, para leitura e aprovação do Regimento Eleitoral para o exercício de 2015, Valeria inicia a leitura do Regimento, em seguida Fátima põe em votação a composição dos membros da Comissão Eleitoral, composta por: Valeria Gomes Pereira, Presidente da Comissão Eleitoral, representando o seguimento Gestor, Iracema Gomes da Silva, como Primeira Secretária, representando o seguimento Profissional de Saúde, Cosme Francisco Toscano como Segundo Secretario e Dalva Angelina Ferreira Martins como Relatora, ambos representando o Seguimento Usuário, os Conselheiros aprovaram por unanimidade a Comissão Eleitoral, Valeria ratificou as datas para inscrição dos candidatos à Comissão Executiva e Substituto do Presidente nos dias 26 e 27 de novembro das 9 às 16 horas na Sede do Conselho. Lulia Mesquita prossegue com a leitura e aprovação da Ata da Reunião Ordinária de outubro de 2014, Ata aprovada por unanimidade pelos Conselheiros presente, segue com apresentação e aprovação dos relatórios de visita às Unidades, com aprovação por unanimidade pelos Conselheiros presente. Fátima informa que o próximo ponto da pauta seria a apresentação do Hospital Estadual Getulio Vargas, pelo palestrante Sr. Vitor de Moura Lopes, que informou não dispor de material para apresentação, se comprometendo a apresentar em outra data a ser agendada, foi sugerido para janeiro de 2015 a apresentação do HEGV, o agendamento obteve a concordância dos Conselheiros presente. O Conselheiro Hercules, solicitou a leitura do relatório de visita à UPA da Penha, a presidente Fátima recorda ao conselheiro que foi acordado em plenária na Reunião Ordinária de Janeiro/14, que a Pauta, Ata e os Relatórios de visita seriam disponibilizados no blog do Conselho Distrital da AP 3.1, foi feito a leitura na íntegra do relatório pela Gestora Valéria Gomes, ao término da leitura, o Conselheiro Hercules, questionou sobre a veracidade do conteúdo do relatório, Fátima explica que as visitas de fiscalização às Unidades de Saúde é uma determinação do Ministério Público e abriu espaço para outros conselheiros interessados a participarem dessas visitas que se apresentassem à Substituta Lúlia Mesquita, Fátima acrescentou que, o contido nos relatórios de visita, são informações relatadas pelos profissionais de saúde das Unidades. O Coordenador da AP 3.1 Dr. Leonardo Graever, inicia a sua fala apresentando a nova Gerente da Clinica da Família Felipe Cardoso, Aline,  Coordenador informou que é a Clinica da Família Felipe Cardoso uma das maiores Clínicas de Família do Município do Rio de Janeiro, que interage e precisa interagir mais com a UPA da Penha, pediu espaço na reunião para esclarecer o papel das Unidades no cuidado com o usuário, que nos 04 (quatro) meses de gestão, verificou que uma das deficiências da CAP 3.1 é a falta de conexão entre os pontos das Redes de Saúde, desfavorecendo o atendimento ao usuário; informou ser inadimissível o tempo de espera para atendimento médico em uma UPA, esclareceu sobre a classificação de prioridade no atendimento, de acordo com as cores, método utilizado pelas UPAS, denominado como classificação de Manchester, composto pelas cores verde, azul, amarelo e vermelho, ressaltou que a UPA foi criada para suprir uma ausência da Atenção Primaria no Município do Rio de Janeiro e para oferecer serviços de maior complexidade que não possui nas Clínicas da Família, outro ponto, é o inicio do processo de inserção de equipes nos Postos de Saúde, desenvolvendo um trabalho similar à Saúde da Família, com este método em andamento não haverá sobrecarga nas UPAS e nem nos Hospitais, os atendimentos serão em lugares específicos, abordou sobre a integração da Gestão das UPAS do Estado e a Gestão das UPAS do Município, caso seja necessário direcionamento do paciente da UPA do Estado à Clínica da Família, falou sobre queixas dos usuários com relação às Clínicas da Família, sobre tal ponto, informou sobre reformas estruturais, tendo inicio em dezembro/2014 no CMS José Breve dos Santos e em janeiro/2015 no CMS Maria Cristina Roma Paugartten, com verba da Saúde e da RIOURBE; falou sobre o processo de expansão da Estratégia da Família, hoje com 143 (cento e quarenta e três) equipes de saúde da família no Município do Rio de Janeiro que cobre quase 50% da população, há previsão para até 2016 aumentar para 230 (duzentos e trinta) equipes de saúde da família com uma cobertura de 70% da população do Município do Rio de Janeiro, funcionamento da Clínica da Família Palmeiras no Complexo do Alemão, com 03 (três) equipes completas para uma população de 10.000 (dez mil) pessoas, desafogando os serviços da Clínica da Família Zilda Arns, no Itararé e diminuindo o número de habitantes por equipe, melhorando o desempenho no atendimento, com relação à participação social, informou que há uma integração da Gestão da Clínica da Família, com a Comunidade, denominado Colegiado Gestor, formado pela metade usuário e metade profissional de saúde, finalizou ratificando que o centro do atendimento inicial é a Atenção Primaria. Aberto espaço para perguntas direcionadas ao Coordenador, Sra. Aisar membro do Conselho Gestor do HEGV, questionou sobre a lotação e o tempo de espera para atendimento no HEGV; Sr Paulo, usuário, iniciou agradecendo ao Dr. Leonardo e a equipe técnica que visitou seu domicilio, relatou um acontecimento pessoal, em consulta ao ortopedista, alegando sentir fortes dores, impossibilitado de caminhar, utilizando uma cadeira de rodas, foi receitado 03 (três) injeções, dirigiu – se a UPA, tendo que aguardar uma fila de espera de 60 (sessenta) pessoas para atendimento, questionou qual o critério de prioridade para atendimento, o Conselheiro Hércules, iniciou agradecendo ao Dr. Leonardo pelo tempo que ficou na Clínica da Família Felipe Cardoso interagindo com a comunidade, propôs que seja resgatada essa interação de gestão com a Comunidade, a Conselheira Nemese, questionou qual a alternativa para um paciente com dores ortopédicas sem poder caminhar, uma vez que na Clínica da Família não dispõe de Ortopedista, a UPA não concede encaminhamento, a Policlínica José Paranhos Fontenelle alega, devido a abrangência do território, que o usuário se consulte na Clínica da Família, ressaltou que não havendo atendimento especifico na Clínica da Família, cabe à Policlínica fazer o atendimento, questionou ao Coordenador qual a alternativa de porta de entrada para esses usuários, O Coordenador esclarece os questionamentos, ratificando a necessidade de um primeiro atendimento na Clínica da Família, para um diagnóstico e direcionamento ao tratamento específico, com referência ao que foi proposto pelo Conselheiro Hércules, informou que há um Colegiado Gestor, que faz a conexão Gestão / Comunidade, e que há uma pessoa encarregada para organizar o Colegiado de Gestâo nas Unidades;  O Conselheiro Severino cobrou maior interação entre as Redes de Saúde; O Conselheiro Waldir falou sobre as constantes reclamações às Clínicas da Família, cobrou dos Conselheiros, maior participação no Conselho Distrital de Saúde, falou da discordância do procedimento das Clínicas, referente à entrega de resultado de exames em grupo, ressaltou sobre o direito à privacidade, O convidado Nereu reforçou a importância do Conselho de Saúde para a demanda dos usuários e parabenizou o trabalho da Presidente Fátima dentro do Conselho Distrital, Aline, Gerente da Clínica da Família Felipe Cardoso, informou sobre a construção do espaço do Colegiado Gestor, que haverá uma Reunião em dezembro com todas as lideranças visando uma aproximação da Unidade com a Comunidade, e que a Clínica está passando por reformulação, para melhorias no atendimento ao usuário; O Coordenador esclarece sobre o apontamento do Conselheiro Waldir a respeito da privacidade no atendimento ao usuário nas Clínicas, informando que o grupo educativo faz parte da Saúde da Família e com o passar do tempo, formaram grupos para entrega de resultados de exames; que é um ponto negativo, violando o direito a privacidade do individuo, finalizando, o Coordenador pede a colaboração e apoio da Comunidade para ajudar a gerenciar a Clínica da Família Felipe Cardoso que passa por mudanças; Com a palavra Cássia, representante da Prodoctor, Clínica de Hemodiálise na Ilha do Governador, informou que há vagas na Unidade, são 50 (cinquenta) vagas disponíveis para pacientes renal crônico, que no passado, a Clínica foi fechada pela vigilância sanitária por conta do tratamento de água ineficaz e máquinas antigas, há 02 (dois) anos assumiu a gestão da Clínica, juntamente com outros sócios e foram adquiridas 36 (trinta e seis) máquinas novas, foi realizado a troca do tratamento de água por uma mais automatizado e reformas estruturais internas por  exigência da vigilância sanitária, hoje a clínica está reformulada no que diz respeito às máquinas e tratamento de água, o único problema ainda existente na Clínica, é a falta de verba para troca das cadeiras de hemodiálise, estão fazendo reforma nas cadeiras existentes, objetivando que no final do mês de janeiro/2015 todas as cadeiras já estejam reformadas. Os atendimentos na clínica são feitos totalmente pelo SUS, recebendo por cada sessão de diálise R$ 179,00 (cento e setenta e nove reais), não cobrindo as despesas de material pelo paciente, representante da PRODOCTOR justifica que clinicas estão em briga com Ministério da Saúde devido valor, informa que clínica tem vagas em três horários, e que os pacientes tem dia e horário certo para dialisar, sendo conforto para os pacientes e acompanhantes, a clínica dispõe em sua equipe médico plantonista e conta ainda com equipe multidisciplinar com Psicólogo, Nutricionista e Assistente Social, clínica habilitada pela Vigilância Sanitária para realização de alguns procedimentos, tendo como retaguarda o Hospital Municipal Evandro Freire, todos os procedimentos realizado na clínica é custeado pelo governo incluindo fistola, saindo para cada paciente o valor de R$ 1.620,00 (um mil seiscentos e vinte reais), sendo o repasse entre R$ 1.300,00 (um mil e trezentos) a R$ 1.400,00 (um mil e quatrocentos reais), representante informa ainda que vagas são disponibilizados na Central Estadual de Regulação.  A representante do HEGV e Assistente Social Sra. Kelly, com experiência pacientes renais crônicos, aumento de pessoas entrando em hemodiálise, hipertensos, diabéticos, uropatia obstrutiva, pancreatite, indo para o quadro de hemodiálise, fala que sonho dourado é a Atenção Básica desse uma resposta melhor, e que se pudesse evitar o índice de pacientes em hemodiálise.  As clínicas com teto máximo estipulado pela Vigilância Sanitária de 200(duzentos) pacientes clínicos,  sabe-se que a sobrevida pode ser curta ou longa,  na rede tem paciente com 35(trinta e cinco) anos de diálise, hoje em dia, bebes já estão dialisando,  hipertensos desde o nascimento,  solicitou ao Coordenador de Área que pensassem juntos alternativa para que a Atenção Básica atue na questão, o Coordenador diz que pacientes com diabetes e hipertensão não cuidado direito, começa e desenvolver problemas em alguns órgãos, principalmente cérebro, coração e rim, caso seja no rim vem a questão da hemodiálise,  no cérebro o AVC/derrame. Após a implantação da Atenção Primária no Rio de Janeiro, em 4 anos, houve a diminuição de incidentes de Acidentes Vasculares Cerebral, Coordenador diz que o aumento se dá pelo acesso ao serviço, e que todos os usuários devem passar pela Atenção Primária para efeito de coordenação e monitoramento.  O fluxo do encaminhamento para o paciente renal, através do Hospital Estadual Getúlio Vargas, pacientes chegam à emergência, a grande maioria em estado crítico, passando mal são atendidos pela Clínica Médica solicitando parecer do médico Nefrologista especialista em Hemodiálise, se as taxas estiveres alteradas, será indicado o procedimento a ser utilizado pela hemodiálise, fazendo hemodiálise seqüenciada e equilibrando a taxa como um todo,  assim como a parte clínica, durante todo esse percurso exames laboratoriais são realizados de forma seqüenciada, obrigatórios para o paciente com Hepatite B, Hepatite C, HIV, Cirrose, sendo diagnosticado como paciente crônico, precisando dessa terapia perpetuando pela vida,  a família já acolhida sendo orientada, sendo acompanhada até a saída do hospital,  busca o serviço de Regulação para Hemodiálise, médico Regulador Nefrologista, o paciente é indicado para terapia em clínica mais próxima a residência, Kelly informa que a região da Zona Oeste é um deserto sanitário, poucas clínicas de hemodiálise, apenas três clínicas, buscando assim vaga em clínicas de outros bairros.  O convidado Nereu Lopes pergunta se conhece algum serviço para transporte desses pacientes até as clínicas, o Coordenador Leonardo Graever, diz que apenas 3 pacientes disponibilizam do serviço de transporte (ambulância), cumprindo ordem judicial do Ministério Público.  A representante da Clínica Prodoctor informa também que já recebeu pacientes com indicação para hemodiálise, chegando à clínica sendo examinados pelo médico Nefrologista, a hemodiálise não é indicada; Com a palavra Sr. Silvio representante do Conselho Escolar do Município do Rio de Janeiro, direcionou um relato ao Coordenador Leonardo, referente a um acontecimento na esfera familiar na área da saúde, um membro da família foi diagnosticado com câncer de estômago em evolução, não conseguia vaga no SISREG, o familiar foi conduzido até a emergência do Hospital Evandro Freire, foram realizados vários exames, com resultados alterados, o médico da emergência que fez o atendimento, encaminhou para Clínica de Família que fica no  bairro da Cacuia para um atendimento mais especializado, chegando à Unidade de Saúde, procurou a Assistente Social afim de agilizar o atendimento, no sistema a marcação disponível era para novembro e o mês corrente era agosto, neste intervalo, a paciente sentiu – se mal, foi conduzida ao Hospital Mario Kroeff, chegando no local houve a recusa de atendimento sob a alegação de que a consulta estava marcada para uma data posterior e foi orientado a conduzir o paciente à emergência, após realização dos exames e com resultados mais uma vez alterados, o médico do atendimento encaminhou o paciente à internação na sala amarela, no dia seguinte lhe contactaram do Hospital informando que a paciente estava de alta, não satisfeito, solicitou um relatório médico justificando a alta, houve resistência por parte dos profissionais, conduziu a paciente ao Hospital Cardoso Fontes em Jacarepaguá, que possui atendimento de Oncologia, questionou ao Coordenador, como funciona esse sistema para o atendimento na Saúde; O convidado Klaus, representante da ONG CEPAC, atua na área de Direitos Humanos e Defesa e Proteção da Mulher, Saúde e Educação, agradece oportunidade estando no espaço para apreender, faz elogio a Presidente do Conselho Maria de Fátima e ao convidado militante pelo SUS Nereu Lopes,  solidário a fala de todos; O Conselheiro Sergio Clemente concordou com o que foi dito anteriormente por outros Conselheiros e Usuários sobre a situação criticável no sistema de Saúde Pública, informou que em contato com a comunidade do Complexo da Penha, ouviu inúmeras reclamações das Clínicas da Família, demonstrou a insatisfação na deficiência da atuação dos Conselheiros e Usuários de Saúde nas reuniões do Conselho, relatou um acontecimento de uma pessoa (uma mulher) que não teve atendimento decente na Clinica da Família Felipe Cardoso, a mãe pediu orientações ao Conselheiro, pois a filha não passava bem e não teve um atendimento adequado na Clínica, o Conselheiro Sergio sugeriu que levasse a paciente para o HEGV, no Hospital prestaram atendimento e encaminharam para o Hospital São Francisco de Assis; O Coordenador Leonardo pede a palavra para responder alguns questionamentos, com relação ao relato do Sr. Silvio, esclareceu que como Coordenador, não tem governabilidade sobre Hospitais, mas sim gerenciamento da Atenção Primária do Município, Policlínicas e algumas UPAS, explicou sobre a função da Atenção Primária, quando um paciente começa com sintomas ligados à alguma enfermidade, a primeira coisa a fazer é procurar o Médico de Família, que será encaminhado para realização de exames em uma Clinica da Família, após os resultados dos exames, encaminhar, através do SISREG, à um médico especialista, informou sobre a existência do NIR (Núcleo Interno de Regulação), que é um canal de comunicação entre as Unidades de Saúde, com relação ao relato do Conselheiro Sergio Clemente, esclareceu que a pessoa que não estava se sentindo bem na Clínica Felipe Cardoso era paciente da sua esposa, Dra. Melani, que estava há 02 (dias) tentando vaga no Hospital São Francisco de Assis para a paciente e conseguiu, que havia um contato constante da médica e da equipe de saúde da Vila Cruzeiro com a família da paciente, quando houve o aviso da vaga, foram informados que a paciente tinha sido levada pelo Conselheiro Sergio para o HEGV,  o Coordenador agradeceu a iniciativa do Conselheiro, mas ressaltou que o Conselheiro poderia ter procurado a Clínica relatado a situação da paciente que estava mal em casa para saber se já havia uma equipe em assistência com a paciente, seria informado sobre a vaga e o deslocamento da paciente direto para o Hospital não ultrapassando o processo do caso, tanto administrativamente quanto gerencial da Clínica, finalizou dizendo que a participação social tem de ser criteriosa. A Presidente Fátima abre o espaço para alguns informes, informou sobre o processo de numero 09/003875/2014 referente ao Cadastramento dos Serviços do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas Miriam Makeba, foi aprovado em Reunião do Conselho Municipal de Saúde, a presidente Maria de Fátima passa a palavra para o representante da UPA da Penha Dr. Fernando Pedrosa, que informou ter assumido a UPA da Penha em 02 de junho de 2014, nos 05(cinco) meses de gestão houveram mudanças, com 06(seis) médicos clínicos por dia, uma média de 450 (quatrocentos e cinqüenta) atendimentos/dia, houve uma queda no tempo de espera que antes era entre 08 a 09 horas, desde o mês de julho/2014 não ultrapassa de 03 horas e 40 minutos, Dr Pedrosa convida os conselheiros a visitarem unidade, hoje espera para sala amarela por dia são aproximadamente 10 pacientes, exemplifica que o atendimento na rede privada, citando como exemplo a Rede Dor, a espera para atendimento leva em média 4 horas, o nível de satisfação do atendimento na UPA Penha pesquisa realizada é de 80%, em cada três ouvidores que recebe uma é de elogio, na UPA Penha das 55 unidades é a que mais atende usuário fora de área, devido proximidade do HEGV, Pedrosa diz que medicina não é uma ciência exata que cada caso é um caso e a pensar, receberam comunicado da PEQRIO – Programa de Qualidade do Estado do Rio de Janeiro, concedendo menção honrosa a UPA Penha, justificando título através da luta constante do dia a dia. A presidente Maria de Fátima agradece presença dos representantes da UPA Penha Dr. Fernando Pedrosa e Vander, Fátima faz observação que antes não se tinha saúde dentro das comunidades, a única comunidade que se tinha saúde era a Maré, com oito postos e uma unidade dentro de CIEP,  e que o próprio Ministério Público informou que antes não prestavam contas, e hoje em dia todas as Organizações Sociais tem por obrigação a prestação de contas, caso haja irregularidade o contrato é cancelado de imediato.  Na Penha tem a Clínica de Família Aloysio Novis, Clínica Ampliada Felippe Cardoso, no Complexo do Alemão, Clínica de Família Zilda Arns, CAPS III João Ferreira (24 horas), CF Rodrigo Roig, CMS Alemão, CMS Esperança,  CF Palmeirinha,  e outras em fase de construção, pergunta se as clínicas não funcionam o que a comunidade está fazendo?, solicitando aos representantes de Associações que cobrem o funcionamento das clínicas, não basta ter o prédio deve funcionar, atender a comunidade, e que a luta de momento é na questão de cobertura nas micro-área, e da regionalização do Sistema de Regulação, finaliza agradecendo a presença de todos, às dezessete horas e vinte e sete minutos encerra-se reunião, da qual eu Flávia Pereira Moreira na função de secretária, lavro a presente ata que é por mim assinada, pela relatora Luciene Marinho e pela presidente deste conselho.
                                        Rio de Janeiro, 19 de novembro de 2014.         

 Flávia Pereira Moreira - Secretária    / /     Luciene Marinho - Relatora
                                                                                                                                                                                 
                       Maria de Fátima Gustavo Lopes

          Presidente CDS AP 3.1                                                    

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