quarta-feira, 18 de maio de 2016

Ata RO do dia 20 de abril de 2016, para aprovação em RO do dia 18 de maio.

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CDS DA AP 3.1. REALIZADA EM 20 DE ABRIL DE 2016. Às quatorze horas e cinquenta e cinco minutos do dia vinte de abril de dois mil e dezesseis, teve início no auditório do prédio da Coordenadoria de Saúde da A.P. 3.1, sito a Rua São Godofredo, s/nº - Penha, a Reunião Ordinária do Conselho Distrital de Saúde da AP-3.1, presidida pela Senhora Maria de Fátima Gustavo Lopes – Presidente do Conselho Distrital de Saúde da AP-3.1, convidando para compor a mesa representando o segmento gestor a Conselheira e substituta da presidente Lúlia de Mesquita Barreto, Comissão Executiva representando o segmento usuário os conselheiros Sergio Clemente e Sonia Maria Fonseca da Silva, e segmento profissional de saúde Aisar Santana Matos, em sequência a leitura da Pauta do dia: APROVAÇÃO DA ATA DE MARÇO/2016; APROVAÇÃO DOS RELATÓRIOS DE VISITA AS UNIDADES DE SAÚDE; - HOSPITAL FEDERAL DE BONSUCESSO (29/02/2016), - CF HEITOR DOS PRAZERES (02/03/2016), - CF ZILDA ARNS (30/03/2016) E CMS ALEMÃO (30/03/2016); APROVAÇÃO DOS PROCESSOS: 1º) 09/002.557-15 – TERMO DE CONTRATO – HOSPITAL MARIO KROEFF, 2º) 09/004.355-14 – HABILITAÇÃO – ATENÇÃO ESPECIALIZADA EM ONCOLOGIA – HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO e 3º) 09/002.706/15 – SOLICITAÇÃO DE HABILITAÇÃO EM REFERÊNCIA PARA ATENDIMENTO DE PESSOAS COM DOENÇAS RARAS – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - INSTITUTO DE PUERICULTURA E PEDIATRIA MARTAGÃO GESTEIRA; - EXPANSÃO DA ESF E PRODUÇÃO DAS UNIDADES DE SAÚDE NA AP 3.1 E INFORMES GERAIS; feita leitura a presidente passa palavra a sua substituta. A senhora Lúlia Mesquita coloca através do sistema de votação os dois primeiros pontos de pauta (Aprovação Ata de Março/2016 e Aprovação dos relatórios de visitas), sendo aprovados tanto a ata quanto os relatórios de visita por unanimidade. Dando sequencia pauta do dia e ao sistema de votação, terceiro ponto de pauta: Aprovação dos processos: 1º) Processo de Nº 09/002.557-15 – Termo de Contrato – Hospital Mario Kroeff, a substituta da presidente Lúlia faz leitura na íntegra do encaminhamento feito pela Comissão de Avaliação de Processos, Orçamentos e Financiamento do CDS AP3.1 à Comissão Executiva e ao Colegiado do conselho, texto: ‘A Comissão de Avaliação de Processos, Orçamentos e Financiamento do Conselho Distrital de Saúde da AP 3.1, sugere para a Comissão Executiva e ao Colegiado a aprovação do processo de nº 09/002.557-15 – Termo de Contrato – Hospital Mario Kroeff. O Hospital Mario Kroeff, é um hospital de referência de suma importância do Município do Rio de Janeiro no tratamento de pacientes com Câncer.’, após leitura do encaminhamento Lúlia esclarece que o termo de contrato corresponde a serviços ofertados pelo SUS através do hospital. No sistema de votação o processo de nº 09/002.557-15, é aprovado pela maioria do colegiado, com uma abstenção. Seguindo sistema de votação de processos, 2º) Processo de Nº 09/004.355/14 (renovação/habilitação) – Atenção Especializada em Oncologia – Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, senhora Lúlia faz leitura do encaminhamento feito pela Comissão de Avaliação de Processos, Orçamentos e Financiamento do Conselho Distrital de Saúde da AP 3.1, sugerindo a Comissão Executiva e ao Colegiado a aprovação do processo de renovação/habilitação do HUCFF, texto: ‘A Comissão de Avaliação de Processos, Orçamentos e Financiamento do Conselho Distrital de Saúde da AP 3.1, sugere para a Comissão Executiva e ao Colegiado a aprovação do processo de nº 09/004.355-14 (renovação/habilitação) – Atenção Especializada em Oncologia – Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.’, após leitura do encaminhamento através do sistema de votação o processo de nº 09/004.355-14, é aprovado por unanimidade. Prosseguindo no terceiro ponto de pauta – aprovação dos processos, 3º) 09/002.706/15 – Solicitação de Habilitação em referência para Atendimento de Pessoas com Doenças Raras – Universidade Federal do Rio de Janeiro – Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, senhora Lúlia faz leitura encaminhamento da Comissão de Avaliação de Processos, Orçamentos e Financiamento do CDS AP 3.1 à Comissão Executiva e ao Colegiado do conselho, texto: ‘A Comissão de Avaliação de Processos, Orçamentos e Financiamento do Conselho Distrital de Saúde da AP 3.1, observou a ausência de alguns documentos no corpo do processo de nº 09/002.706/15 – Solicitação de Habilitação em referência para Atendimento de Pessoas com Doenças Raras – Universidade Federal do Rio de Janeiro – Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira. A Comissão de Avaliação de Processos levou ao conhecimento da Direção do IPPMG em reunião no dia 18/04/2016, observações feitas referente ao processo pela comissão, ausência de algumas documentações, que prontalmente providenciou a documentação em 19/04/2016, entregue na sede do Conselho Distrital de Saúde da AP 31, sendo protocolado o recebimento do envelope, com cópias das documentações, e posteriormente, reconduzidas ao Conselho Municipal de Saúde. Durante ao exposto, por terem apresentado as pendências vistas pela comissão, ao CDS AP 3.1, a comissão sugere a Comissão Executiva e ao Colegiado a aprovação do processo de nº09/002.706/15 – Solicitação de Habilitação em referência para Atendimentos de Pessoas com Doenças Raras – Universidade Federal do Rio de Janeiro – Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira.’, após leitura do encaminhamento a senhora Lúlia, informa ao colegiado as documentações apresentadas pela Direção do IPPMG e protocoladas pelo Conselho Distrital, reconduzidas ao CMS: 1) Nota de Empenho referente a aquisição de lixeiras com tampas para adequação, identificação e armazenamento dos resíduos; 2) Programa de Prevenção de Riscos Ambientais da Empresa LIPA Serviços Gerais Ltda, empresa terceirizada contratada pela UFRJ. 3) Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional de Empresa LIPA Serviços Gerais Ltda. 4) Termo de Contrato com a Empresa AMBSERV Sul Serviços Ambientais Ltda para fins de prestação de coleta de resíduos químicos do IPPMG. 5) Manifesto de Resíduos Químicos – período janeiro a abril de 2016, da Empresa AMBSERV Sul Serviços. 6) Termo de Contrato de prestação de serviço de Coleta de Resíduos de Serviço de Saúde – RSS com a Empresa RODOCON Construções e Rodoviárias Ltda. 7) Protocolo de Entrega de 4ª Via de Manifesto do período de 01 a 31/03/2016, da Empresa RODOCON Construções Rodoviárias Ltda ( acompanhado dos devidos manifestos). 8) Certificado de Tratamento Através de Autoclavagem (acompanhado dos manifestos) do período de 01 a 31/03/2016 da Empresa RODOCON Construções Rodoviárias Ltda. Informado ao colegiado as pendências cumpridas, através do sistema de votação, o processo de nº 09/002706/15 e aprovado por unanimidade. Dando sequencia a presidente agradece a presença do novo diretor do Hospital Estadual Getúlio Vargas Dr Paulo Ricardo, comunica que na presente data o Hospital Federal de Bonsucesso está passando por mudança na direção, saída do ex-diretor Dr. Francisco Dourado, assumindo o Dr. Walter José Guimarães Cavalieri, prosseguindo com pauta do dia, Expansão da ESF e Produção das Unidades de Saúde na AP 3.1, o Coordenador de Área Dr Leonardo informa que chegou ao seu conhecimento através de outras áreas que o Conselho de Saúde começou na área da 3.1, tendo a área uma conferência a mais. Em alguns momentos da apresentação consta em destaque participação social, palestrante informa que no ponto abordado da apresentação a participação social é fundamental, apresentação pautada em dois pontos Cobertura e Produção; na Cobertura aborda assunto de rede e na Produção destaque para as consultas e indicador de saúde. O palestrante informa que a produção deve ser de qualidade para melhoria da saúde da população, e que a área da 3.1, onde se tem a maior cobertura da ESF no município do Rio de Janeiro. No primeiro slide coordenador pontua as regiões da 3.1, através das pirâmides etárias (fonte: IBGE – Censo Demográfico 2010): pirâmide da RA Ilha do Governador e Vigário Geral o desenvolvimento social adequado, com a maioria da população adulta; pirâmide da RA da Maré e do Complexo do Alemão, com situação de saúde da região ruim, predominância de jovens, com alta taxa de natalidade, tendo a necessidade de desenvolvimento; já as pirâmides das RA’s da Penha, Manguinhos e Ramos são intermediárias. Prosseguindo apresentação Dr Leonardo aborda o tema Cobertura, ano de 2015 terminou com 142 equipes, correspondendo a 54% de cobertura de ESF (500.780 pessoas cadastradas na ESF – 90,5%), território com 05(cinco) CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e 04(quatro) hospitais, 03 (três) equipes novas na CF Palmeiras. O território conta ainda com áreas sem cobertura de Estratégia Saúde da Família, nas seguintes unidades: Policlínica José Paranhos Fontenelle, Policlínica Newton Alves Cardoso, CMS Maria Cristina Roma Paugartten, CMS Nagib Jorge Farah, CMS José Breves dos Santos, CMS Madre Teresa de Calcutá e CMS Necker Pinto; para o ano de 2016 - cobertura de ESF, previsão de inauguração de novas clínicas, são elas: CF Adib Jatene (em funcionamento), CF Cordovil (previsão de inauguração para Junho/2016), CF Maré 2 (Av. Brigadeiro Trompowsky) previsão de inauguração Setembro/2016, CF de Olaria (Praça Clomir Teles) previsão de inauguração Setembro/2016, CF do Quitungo – previsão de inauguração Setembro/2016, CF do Alemão (Rua Diomedes Trota) previsão de inauguração Setembro/2016 e CF do Cocotá – previsão de inauguração de Setembro/2016; para as unidades já existentes como CMS Paulino Werneck (em funcionamento) 2 equipes, CMS Newton Alves Cardoso (em cadastramento), 2 equipes e CMS Necker Pinto (reestrutura da unidade para entrada da ESF), totalizando para área da Ilha do Governador 7 novas equipes. Em 2016, previsto a implantação de 60 equipes, com aumento de equipes em unidades com ESF, como: CF Aloysio Augusto Novis (01 equipe), CF Felipe Cardoso (02 equipes), CMS José Breves dos Santos (02 equipes), CMS Maria Cristina Roma Paugartten (07 equipes) e CMS Américo Veloso (03 equipes), previsão para o mês de Junho/2016 a inauguração de uma unidade de CAPS em Manguinhos. O palestrante informa algumas questões para serem abordadas; Mapeamento de Território internamento (unidade); Áreas descobertas após a expansão – 25% do território da AP 3.1 (Policlínica José Paranhos Fontenelle, CMS Madre Teresa Calcutá, CMS Nagib Jorge Farah, CMS José Breves dos Santos, Policlínica Newton Alves Cardoso; melhor organização do atendimento com mais profissionais (médicos, enfermeiros, etc). Segundo ponto da apresentação – Produção Ambulatorial – Apresentada X Aprovada em 2015: Apresentada – 5.366.897, sendo Aprovada 5.250.756 para os três grupos (Grupo 1 – Ações de Promoção e Prevenção em Saúde, Grupo 2 – Procedimentos com Finalidade Diagnóstica e Grupo 3 – Procedimentos Clínicos); Clínica Ampliada – Núcleos de Apoio à Saúde de Família (NASF) – 11 equipes com 76 profissionais. A produção do NASF em Outubro/2015, teve um aumento significativo de 4.277 procedimentos ambulatoriais (Resolutividade) – Média de Cumprimento da Carteira de Serviços por Unidade em 2015 89,5% - Unidades que oferecem 100% da Carteira de Serviços (CF Felipe Cardoso, CF Joãozinho Trinta, CF Zilda Arns, CF Victor Valla, CF Heitor do Prazeres, CMS Nagib Jorge Farah, CF Aloysio Novais, e CF Assis Valente); Regulação Ambulatorial – 168.300 solicitações aprovadas em 2015; Absenteísmo 31% em 2015; Indicadores (situação de saúde) – Mortalidade por Tuberculose 55% no 2015, palestrante solicita apoio do Controle Social (participação social) para alguns dos indicadores: Taxa de Mortalidade Infantil em 2015 na AP 3.1 é de 13,2%; Mortalidade Materna em 2015 é de 101,9%. O palestrante durante apresentação informou que a Secretaria de Saúde do Município vem fazendo um trabalho de acompanhamento as gestantes, através do serviço de CallCenter Ativo, experiência essa com êxito, a cada gestante cadastrada e acompanhada, recebe mensagem telefônica com o seguinte dizer: ‘Olá!! Você é especial para nós. Por isso, além de seu acompanhamento de pré-natal, ligaremos para você de vez em quando para saber se está tudo bem. Mesmo assim, vá às suas consultas marcadas, e em caso de problemas, não deixe de entrar em contato com a equipe que realiza o seu, pré-natal. Conte Conosco.’ Os indicadores de cobertura de Pré-Natal em 2015, gestantes com 7 ou mais consultas de pré-natal corresponde a 71,77%; Taxa de Coleta – Citopatológico, queda na taxa de 2014 com 0,30% para 2015 de 0,24%, palestrante solicita apoio e participação social na questão; Taxa de Cobertura de Pentavalente, queda de 2014 (87,1%) para 2015 com 83,4%; Taxa de Cura de Casos Novos de Tuberculose, 2014 de 66,74%, já em 2015 64,21%; Diabéticos Cadastrados na ESF em 2014 (51,28%), jê em 2015 (65,73%); Indicadores SIAP 2015 – Dimensão – Saúde da Criança – Proporção de nascidos vivos com atendimento da equipe da ESF nos primeiros 28 dias de vida, meta 100%, Junho/2015 55,82%, Outubro/2015 59,41%; Doenças Infecciosas – Pendência de encerramento do SINAN, meta 0, Junho/2015 7,6%, Outubro/2015 (6,44%); Diabetes – Proporção de diabéticos com controle glicêmico, meta 50%, Junho/2015 (77%) e Outubro/2015 (75,38%); Indicadores CAP 3.1 – Resolutividade da ESF: Encaminhamentos para Consultas/Consultas Médicas na ESF, em 2015 chegou a 22,1% (meta 10-20%); Acesso a Saúde Bucal na ESF (Primeira consulta programática em SB/População Cadastrada), em 2015 1,3% a meta era de 1%; População Cadastrada em 2015 55%, meta de 0,7%; Sífilis Congênita (Número de casos novos do Sífilis Congênita/NV x 1000) em 2015 de 20,4%, meta de 0; Ouvidorias AP 3.1 (Atendimento inadequado, SISREG, Agendamento de Consultas e Carência de profissionais de saúde) no ano de 2014 ocorreram 2141 ouvidorias, já em 2015 chegou a 1621; Experiência Exitosa – Campanha de Vacinação – Pólio, em 2014 93,2%, em 2015 95,5%; Experiência Exitosa – IUBAAM – foram realizados 13 cursos, totalizando 32% de profissionais capacitados no curso IUBAAM, unidades com certificações em 2015: CF Aloysio Augusto Novis, CMS Helio Smidt, Mamaço Maré 2015; Programa Academia Total de Participantes – Novos Aparelhos: CMS Necker Pinto, CMS Vila do João, CMS José Breves dos Santos, CF Adib Janete – em 2015 de 10425. Para 2016, o Coordenador Dr Leonardo, solicitou participação do Controle Social para os desafios: - Inserção no município de novos vírus e novas doenças relacionadas ao Aedes Aegypti; - Antecipação do aumento de casos de gripe pelo vírus influenza, incluindo a cepa H1N1; - Necessidade de resolver uma tripla carga de doenças da população do nosso município; - Diálogo ainda primitivo com demais pontos de atenção á saúde, principalmente a rede de urgências e emergências; - Crise do Estado e da Federação – fechamento de unidades; Missão – Consolidar a saúde da família como porta de entrada e principal equipamento de saúde da população; - Facilitar o caminho do usuário através dos pontos da rede, incluindo especialistas, rede de Atenção psicossocial e rede de urgências e emergências; - Fazer com que o investimento que foram feitos durantes os anos tenham realmente impacto sobre a população, medir a avaliar esse impacto. Melhorar os indicadores de saúde e doença; - Promover saúde. Após apresentação a presidente informa que o Secretário de Saúde, fechou o calendário com as datas programáticas com as inaugurações das unidades em reforma: CMS José Breves dos Santos (17/05 às 14 horas), CMS Necker Pinto (19/05 às 14 horas), CMS Maria Cristina Roma Paugartten (14/06 às 14 horas). O convidado Severino (Jardim América), mostra-se indignado era previsto para o CMS Nagib Jorge Farah (Jardim América) a inclusão de mais 06(seis) equipes para o ano de 2016, ultima informação obtida para o território será implantada apenas 03(três) equipes. O convidado informa que o local é um deserto sanitário e os bairros de Jardim América e Vigário Geral, são dois bairros bastante populosos,e que para equipe já implantada no CMS Nagib Jorge Farah, consta aproximadamente entre 5.500 a 6000 usuários cadastrados, pergunta como fica a qualidade do trabalho e o profissional da unidade, solicita que questão seja revista, e que gestão do CMS Nagib Jorge Farah vem trabalhando de forma dinâmica para a qualidade do serviço. O conselheiro Sergio Clemente, pergunta ao Coordenador sobre a questão de cadastro da CF Felipe Cardoso com 54.000 cadastrados, sendo a necessidade do território de 70.000 cadastrados, e que o Completo da Penha atualmente deve ter por base 110000 pessoas, ou pergunta quantos não foram contemplados pelo SISREG. O Coordenador em reposta, disse concordar com o convidado Severino (Jardim América), em relação ao assunto abordado pelo conselheiro Sergio, coordenador esclarece que o Complexo não é só coberto pela CFFC, mais também o CMS São Godofredo e a Policlínica José Paranhos Fontenelle; e que o número de equipes na CFFC (15 equipes) chegou ao topo do que é possível colocar, em que cada equipe está com quase 4.000 pessoas cadastradas, e que a nova Clínica na Praça Clomir em Olaria, cobrirá outra parte do território. Prosseguindo, Coordenador informa que na apresentação o valor de solicitações pelo SISREG corresponde a 80%, algumas solicitações negadas e outras pendentes. Citando como exemplo de solicitação negada, tratamentos que podem ser feitos pela Atenção Primária, e que a média de espera para realização de procedimentos pelo SISREG, varia de 50 a 60 dias; quanto ao falecimento de pacientes na fila do SISREG, são por duas questões: casos de emergenciais não são regulados, vão direto para internação, e outros casos onde na fila o paciente tem um agravamento chegando ao óbito, o monitoramento não foi feito de acordo. A conselheira Carla gestora do CAPS Fernando Diniz, disse que o CAPS ainda não mudou, devido obra no novo espaço, com previsão de termino para dois meses, e a mudança para CAPSIII, só poderá ser feita em 2017, informa da negociação com o novo CAPS de Manguinhos cobrir o território da Maré, devido a questão geográfica. A conselheira Deise (Morro da Fé) diz estar com dúvida quanto a CF Aloysio Novis, pergunta ao coordenador quanto a equipe Mangueirinha, com a inauguração da CF do Quitungo a equipe Mangueirinha passará a pertencer clínica. O coordenador Dr. Leonardo em resposta a pergunta da conselheira e representante do Morro da Fé senhora Deise, informa que o desenho para a nova clínica deverá ser feito em três pontos: gestão, contratação e comunidade, coordenador em fala diz que não conhece profundamente o território, apenas uma noção da área, primeiro deverão saber com a comunidade da Mangueirinha se deseja ou não a mudança para a nova clínica. A senhora Raquel – substituta do Coordenador, informa sobre a Campanha de Vacinação H1N1 prevista para o dia 30 de abril, que no dia 25 de abril apenas três grupos prioritários serão vacinados, são elas: crianças de 6 anos até 4 anos 11 meses e 29 dias, renais crônicos e gestantes. O Coordenador Dr Leonardo, diz que a vacina H1N1 não é milagrosa, reduz 30% das complicações graves para o grupo de risco. O convidado Nereu Lopes, parabeniza gestão, principalmente ao Prefeito, pelo cumprimento das metas na área de saúde, prevista para o ano de 2016. O conselheiro suplente Gilberto, fala que algumas unidades de saúde estão abertas quando o gestor está dentro da unidade; citando como exemplo: ACS dando um de chefe, designando o que o usuário deve fazer; técnico de enfermagem negando verificar PA de idoso, justificando não ser norma da casa, para verificar glicose autorização do médico; outra questão apresentada pelo conselheiro é de sua esposa, paciente renal, necessitando de tratamento de hemodiálise, com solicitação em mãos, tratamento realizado pelo HFB, conselheiro procurou coordenação de área para questão, atendido por Assessora, até presente, não teve resposta da solicitação feita. O conselheiro já resolveu questão por conta própria em clínica de diálise no bairro da Ilha do Governador, estando indignado por ter conhecimento que clínica, próximo a residência dispõe de vaga, cita a clinica chamada de Clinef no bairro da Penha. O coordenador Dr Leonardo respondendo as questões apresentadas, esclarece que aferição de PA poderá ser feita por qualquer profissional de saúde, em qualquer momento que usuário chegar a unidade, podendo ser até feita por ACS através de aparelho automático, e a aferição de glicose só para pacientes que fazem uso de insulina, pacientes diabéticos em uso de comprimido o exame é realizado através da coleta de sangue exame de Hemoglobina Glicada, com prazo para realização de 3 em 3 meses; quanto a questão do tempo de espera pelo usuário, sugere que casos parecidos possam ser feitos antes dos atendimentos de rotina. A conselheira profissional de saúde Aisar (HEGV), elogia o Coordenador de Área pelo respeito ao Controle Social e aos profissionais de saúde, pergunta o que falta nas Clínicas de Família para atendimento as crianças, todos os dias a emergência do HEGV está cheia, após três dias de medicadas as crianças retornam a emergência; solicita também aos gestores do HEGV, que reveja obra no acolhimento infantil. A presidente Maria de Fátima, informa que no dia 19 na Firjan foi o Primeiro Encontro dos Conselhos Municipais, onde o Secretário de Saúde apresentou a Carteira de Serviço e a Carteira do Usuário, solicitando ao Coordenador a disponibilidade de fornecer aos conselheiros para o conhecimento da Carteira do Usuário. O conselheiro Hércules (Associação da Merendiba), informa que sogra não recebe visita do ACS do território há um ano. A presidente informa que a demanda de unidade de saúde no nosso território irá aumentar, devido fechamento de hospitais e UPA’s de outro município, solicitando aos gestores atenção na questão. O conselheiro gestor do IPPMH Carlos Otávio, diz que devemos ter cuidado, situação é atípica e a área da 3.1, local onde usuários oriundos de outros municípios o contato é direto, a área entre outras, devido a luta é a mais organizada na questão da saúde. A presidente informa que participou de reunião no Conselho Estadual de Saúde, como pauta a Rede Própria e UPA’s, com a presença do Superintendente do Estado; fechamento em massa, me nossa área tivemos perdas como a UPA da lha, onde será reaberta para atendimento infantil, o conselho não foi comunicado, presidente perguntou ao Superintendente quanto ao quadro pediátrico, obteve como resposta que caso está sendo revisto; presidente disse ser impossível a reabertura prevista para o dia 01 de maio, e como será feito o gerenciamento, pois questão não foi publicada em mídia; presidente pontuou ainda outros casos como a UPA da Penha e da Maré, logo que chegou ao conhecimento do Controle Social foi feita comunicação ao Secretário Estadual de Saúde, e acordos foram feitos para situação. O diretor social do Hospital Estadual Getulio Vargas Dr. Paulo Ricardo, esclarece que em relação a obra do acolhimento infantil, por não ter prazo para liberação da obra, está sendo feito um estudo de viabilidade, com a possibilidade da pediatria ser levada para o ambulatório do hospital, e o ambulatório ser re-locado para outro local dentro da unidade; com relação ao atendimento adulto apenas um consultório, com grande demanda chegando a 700 atendimentos diários, a otimização no momento com pacientes dos andares e a preocupação de momento é com a porta de entrada. O coordenador Dr Leonardo fala da importância do perfil de cada unidade, irá cobrar da equipe como está sendo feito os casos da alta referenciada. A conselheira e gestora da CFFC Janaina (enfermeira), disse que a questão do acolhimento nas unidades é um caso muito delicado, onde já se teve casos de ameaças feitas pelos usuários, solicita apoio do controle social na questão. A convidada Alzira (Jardim América), faz agradecimento ao Secretário Executivo do CMS Dr David, quanto ao esclarecimento feita em último RO no dia 16/03, foi bem recebido no Conselho Distrital AP 3.1, sentindo-se contemplada da forma que ata está redigita (explícita), não tendo a necessidade do áudio , aguardará próxima reunião para falar com a conselheira Iracema (CMS Nagib Jorge Farah), faz divulgação do trabalho a ser realizado na Vila Olímpica Greip da Penha, no dia 02 de junho, com crianças faixa etárias de 5 a 8 anos de idade, atividade de Ginástica Ritma Artística, em parceria com as Clinicas de Família do território. A presidente senhora Maria de Fátima finaliza agradecendo a presença de todos, encerra a reunião, da qual eu Flávia Moreira na função de relatora lavro a presente ata que é por mim assinada e pela presidente deste conselho. Rio de Janeiro 20 de abril de 2016. Maria de Fátima Gustavo Lopes - Presidente do CDS AP 3.1 // Flávia P. Moreira - Relatora

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