quinta-feira, 16 de julho de 2020

Ata RO do dia 24 de junho de 2020, sistema online GoogleMeet.

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CDS DA AP 3.1.
REALIZADA EM 24 DE JUNHO DE 2020.


Às catorze horas e quarenta e oito minutos do dia vinte e quatro do mês de junho de dois mil e vinte, teve início Reunião Ordinária do Conselho Distrital de Saúde da AP-3.1, através do sistema online Google Meet, com a participação de 48 (quarenta e oito) pessoas, entre conselheiros e convidados.  Iniciamos a reunião, orientando a todos os participantes, o tempo de duração da reunião 3 horas e solicitando aos mesmos que mantenham seus microfones desligados, ligando somente para fazer o uso da palavra; para cada apresentação, no máximo 5 (cinco) perguntas, com 3 minutos de fala.   Presidente Flávia Soares agradeceu a participação de todos, assim como sua substituta Maria de Fátima.  Em seguida a leitura da Pauta do dia pela senhora Flávia Moreira Secretária do CDS AP 3.1: - Aprovação da ata RO do dia 04 de março de 2020; - Testagem Covid-19; - Equipamentos de Proteção Individual para Profissionais de Saúde (EPi); - Covid-19 e Flexibilização – território AP 3.1; - Calendário de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS): a Meningo ACWY; - Apresentação dos Novos Gerentes das Clínicas de Famílias; e - Informes Gerais.  Após a leitura da pauta do dia, como sugestão aos participantes (conselheiros), a unificação de três pontos de pauta, apenas em um com uma única apresentação, justificando o mesmo tema ‘Covid-19’. Aprovado pelos participantes.  Dando seqüência a pauta do dia, a conselheira Lúlia de Mesquita Barreto iniciou o processo do sistema de votação, Aprovação da ata RO do dia 04 de março de 2020; aprovada pelos conselheiros.  Como sugerido e aprovado, a junção dos três pontos de pauta: Testagem Covid-19, Equipamentos de Proteção Individual para Profissionais de Saúde (EPI’s) e Covid-19 e Flexibilização – território AP 3.1. Marcos Ornelas, Coordenador da CAP 3.1, apresentou os palestrantes e os itens de abordagem: - Teste Covid-19, Ana Luiza Caldas – Supervisora Regional Médica – Núcleo de Gestão da Atenção Primária da AP 3.1; - Equipamento de Proteção Individual para Profissionais de Saúde (EPI’s),e , Covid-19 e Flexibilização – território AP 3.1, Marcos Ornelas Coordenador AP 3.1.  A palestrante Ana Lúcia Caldas, pauta Testagem Covid-19, fez apresentação através de organograma a seguir: Síndrome Gripal – Teste Rápido SARS-CoV-2 antibody teste (One Step Covid-19) → Notificar ESUS - VE→ Sintomas iniciados há ≥ 8 dias?→ Não (Elegível para Teste Rápido) → SIM (População- alvo, exclusiva?)→ Preencher Planilha de Controle da Unidade → Realizar Teste Rápido→ Gestantes, Puérperas, Professores, População de Rua, e pessoas com Condição Clínica de Risco→ Idosos com comorbidades ou Infecção Respiratória Aguda (com ou sem febre) ou com Síndrome Gripal.  Exceção:Idosos em ILPI→ Profissional de Saúde ou Segurança Pública (em atividade)?→ Realizar Teste Rápido (Assintomático ≥ 72H? – aguardar 72 h SEM sintomas)→ Contato domiciliar de Profissional de Saúde ou Segurança Pública (em atividade)?. Resultado: Teste Rápido: - Negativo IgM/IgG – Conduta → 1) Avaliar situação clínica; 2) Descontinuar o isolamento social, e; 3) Retornar de imediato às atividades laborais: Positivo IgM/IgG – Conduta → 1) Manejar como Covid-19, e 2) Cumprir ISOLAMENTO social por 14 dias, a partir do início dos sintomas.  Testes Rápidos SARS-CoV-2, serão realizados nos grupos prioritários, população-alvo, identificados com Síndrome Gripal, conforme publicação DOM-RJ, em 19/06/2020.  As unidades de saúde, realização o teste um loco, que deverá ser ofertado durante todo o funcionamento, ou seja, se identificado paciente com Síndrome Gripal que pertence à população-alvo.  Realizado e informado o resultado ao paciente, teste registrado em Planilha de Controle de Teste Rápido. A descentralização vigorará a partir do dia 25 de junho de 2020.  Prosseguindo, Marcos Ornelas coma apresentação dos pontos EPI e Covid-19 e Flexibilização – território AP 3.1. Equipamentos de Proteção Individual para Profissionais de Saúde (EPI’s), desde o início da pandemia a preocupação da gestão de área e Secretária; não estavam preparados para a quantidade de equipamentos a serem utilizados, a escassez do mercado e o aumento de preço.  Conseguiram utilizar de forma mais racional o possível desde o início da pandemia, sem economias impedindo que chagassem ao profissional, mas evitando desperdício.  Hoje, a situação razoavelmente confortável, para máscaras cirúrgicas, máscaras N95, face Shields forneceram mais de 1000 para as unidades, óculos de proteção, capotes, luvas, álcool e álcool em gel, permanecendo com o controle do material e que nenhum profissional precisa atuar sem EPi, controle de perto, quantitativo quase que diariamente na garantia que todas as unidades contemplem.  Conforme Coordenador, no início difícil a questão de preço individual nas máscaras cirúrgicas, R$ 0,10 (dez centavos), com a pandemia passara, a custar R$ 6,80 (seis reais e oitenta centavos).  Problemas pontuais, solucionados conforme a demanda dos gerentes locais, diariamente o envio do material de carro ou motoboy.  Atualmente, a preocupação em controlar não faltar.  Flexibilização no território da AP 3.1; quanto à flexibilização, retomada das atividades nas unidades. Desde o dia 18 de junho, publicação em DOM-RJ, retomando as atividades nas unidades de saúde.  Durante a pandemia, não pararam de atender, focados para os atendimentos de Covid-19, mas permaneceram atendendo as gestantes, crianças, diminuíram os números de consultas, devido à restrição de circulação dos usuários, evitando que pacientes doentes transmitissem a doença.  Números de atendimentos de Covid-19 caindo, começando o retorno a uma nova normalidade.  Já começa abrir as agendas das unidades para hipertensos e diabéticos, atendiam somente a casos graves, retornando a agenda; atividade de grupo segurando mais um pouco, evitando aglomeração e problemas de contágios.  Não a retomada da capacidade total, os agendamentos estão sendo feitos de 2 pacientes por hora, para evitar aglomeração de fluxo.  A retomada é gradual; nas policlínicas abrindo as agendas de especialistas para remarcação de consultas suspensas devido à pandemia.  Na questão odontológica, protoloco a ser encaminhado pela Comissão de Saúde Bucal, orientando como será o funcionamento nas unidades de odontologia.  Permanecendo os atendimentos as demandas de urgência.  Erika Arent, gerente da CF Victor Valla – Manguinhos, apresentou duvida quanto aos testes, duas categorias que são os acompanhantes dos profissionais e outra de segurança; há necessidade de comprovação desses acompanhantes? Ana Lucia, informou que os profissionais de saúde e segurança pública, a comprovação se dá por carteira do conselho e/ou crachá de identificação, para o procedimento e a pessoa de fato o critério.   Profissional de saúde entra todas as categorias técnicas e não técnicas.  Necessidade de comprovação de a pessoa (acompanhante) convive sobre o mesmo teto com o profissional; preencher os critérios para a realização do exame (teste).  Mariane, gerente da CF Assis Valente, será necessário manter a equipe de resposta rápida com a flexibilização? Ou cada paciente, um profissional já previamente escalado vai atender Covid-19?  Marcos Ornelas, informou que conforme protocolo da Secretaria, manter uma equipe com profissional de resposta rápida.  Nesse momento manter as equipes ativas.   A proposta conforme a queda da procura para atendimento de usuário com síndrome gripal, entendendo que manter uma equipe dedicada a Covid-19 é desperdício de profissional.  O profissional estará na unidade atendendo outras demandas, tendo a procura irá se paramentar para atender ao caso (síndrome gripal).  Irá diminuir o espaço para atendimento de Covid-19 (Síndrome Gripal), mantendo a equipe de atendimento para os casos e ampliar o atendimento para as demandas da unidade.  Mas os atendimentos serão separados.  A gerente do CMS São Godofredo, Monica Chao, perguntou sobre o retorno dos profissionais afastados devido à comorbidade e liminar.  Marcos, informou que o retorno desse profissional somente por ordem judicial.  Fátima, substituta da presidente, questionou sobre o atendimento à gestante e a realização do teste do pezinho.  Coordenador, esclareceu que os atendimentos à gestante e a realização do teste do pezinho, permaneceram sem alteração.  Apenas uma dificuldade na capacitação dos novos profissionais técnicos de enfermagem, devido à mudança de OS.  Fátima questionou sobre queda na realização do teste de 18% conforme Fernanda, mas que não atingiu a área da AP 3.1. Justificando que essa queda ocorreu em outros municípios do ERJ.  Algumas dificuldades foram apresentadas, como a devolução de testes para serem refeitos, conforme Coordenador.  Quanto ao funcionamento das unidades, todas funcionaram normalmente, indagou Fátima.  Apenas uma unidade fechada durante o período, a CF Jeremias na Maré, fechada dois dias devido questão do gerador, justificou Marcos.  Fátima perguntou quanto à inauguração da maternidade do HM Paulino Werneck, ‘será na próxima semana’? Única informação que se tem, conforme Coordenador, que as obras estão avançadas, mas que a coordenação do Paulino está sob os cuidados de Ana Cristina, Coordenadora de Urgência e Emergência da AP 3.1.  Quanto aos tomógrafos, Fátima perguntou se tem algum instalado na área da AP 3.1, e local para a realização dos exames?  Na área da 3.1, dois tomógrafos, conforme Coordenador. Um tomógrafo no HM Evandro Freire, em substituição ao antigo parado, o segundo na CF Adib Jatene – Maré, realizará 900 exames/mês, para o município do Rio de Janeiro, metade dos exames exclusivos a área da AP 3.1.  A empresa que irá manusear com os técnicos já foi contratada, funcionários capacitados a partir do dia 29 de junho (segunda-feira) equipamento operando.  Foi recebido também para a CF Adib Jatene, aparelho de RX, e para o CMS Maria Cristina –Ramos (aguardando instalação).  Coordenador torcendo que chegue entre outros aparelhos, para as policlínicas José Paranhos Fontenelle e Milton Alves Cardoso.  Quanto ao Nagib Jorge Farah (Jardim América) perguntou Fátima.  Marcos não soube informar, está buscando para saber se a unidade que foi pedido o mais material é o CMS Nagib Jorge Farah.  Prosseguindo pauta do dia, Calendário de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS): Meningo ACWY. Apresentação verbal, feita por Vera da Central de Vacina da CAP 3.1.  No início do mês de Junho/2020 entrou no calendário vacinal a Meningo ACWY, para adolescentes de 11 a 12 anos de idade.  Antes era ofertado para essa faixa etária a MeningoC, de 11 a 14 anos.  Os adolescentes de 13 e 14 anos não estão mais contemplados, apenas os de 11 e 12 anos.  As unidades já estão fazendo, procura baixa, palestrante solicitou a parceria de todos para a divulgação.  Dose única, mesmo que o adolescente tenha tomado a MeningoC ele deverá vacinar com a Meningo ACWY, respeitado o intervalo de 30 dias.  Em seqüência, Apresentação dos Novos Gerentes das Clínicas de Família,.  Apresentação feita pelo Coordenador de Área, Marcos Ornelas, informou a unidade, nome da gerente e profissão: CF Rodrigo Roig, gerente Carolina – Enfermeira; CF Heitor dos Prazeres, gerente Mariana – Enfermeira; CF Augusto Boal, gerente Thaina – Enfermeira; CF Joãosinho Trinta, gerente Andressa – Enfermeira; CF Felippe Cardoso, gerente Mara – Enfermeira; CF Adib Jatene, gerente Michelli – Enfermeira; CF Zilda Arns, gerente Robson – Enfermeiro; CMS Iraci Lopes, gerente Jussara – Enfermeira; CMS Nagib Jorge Farah, gerente Cintia – Enfermeira; CMS Parque Royal , gerente Danielle – Enfermeira; CF Diniz, gerente Marina Barreto – Enfermeira; CF Nilda Campos, gerente Bianca – Enfermeira e CF Assis Valente, gerente Mariana – Enfermeira.  Quantas mudanças ocorreram questionou Fátima.  Não ocorreram mudanças conforme Coordenador, apenas a troca devido oportunidades profissional doas antigos gerentes.  Buscou os profissionais que já atuavam no território, para a oportunidade, valorizando os mesmos.  Nos próximos dias, já em conversa com o profissional, para ocupar a função de gerente na CF Klebel, em substituição ao antigo gerente Robson, atualmente na gerencia da CF Zilda Arns.  Abordado em reunião, questionamento que ocorreu em grupo de whastapp do CDS AP 3.1, sobre o CAPS II Fernando Diniz.  Márcia diretora do CAPSII Fernando Diniz, informou que está previsto que o CAPSII passará para CAPSIII (24 horas), atendimento noturno.  Questão já passou pelo Conselho De Saúde.  A demora para a mudança, devido à compra de mobiliários, estando em fase de contratação de equipe.   Previsão para o mês de Julho/2020 o acolhimento 24 horas.  CAPS 24 horas, acolher pacientes graves, em crise psicótica e não intercorrências em internação no Pinel.   Acolher pacientes do CAPS que já estão em atendimento, no próprio serviço.  O CAPS ad, que trata pessoas em uso abusivo de álcool e drogas, no território da AP 3.1 é o CAPSIII ad Mirian Makeba.  O CAPS II Fernando Diniz, atende usuários com transtorno mental.  Fátima, solicitou informações quanto ao plano de flexibilização estando na fase 2 e 3.  Coordenador informou que recebeu o plano, equipe esta estudando junto com Secretaria na questão reabertura.  Plano mantido no momento, acompanhando somente a questão de números.  Cabendo as coordenadorias o monitoramento de fluxos, com queda de casos desde o início do mês de Junho.  Às 16 horas, presidente encerrou reunião. Eu Flávia Moreira na função de relatora lavro a presente ata que é por mim assinada e pela presidente e substituta deste conselho.

Rio de Janeiro, 24 de junho de 2020.


Flávia Soares da Silva Ferreira
Presidente do CDS AP 3.1



   Maria de Fátima Gustavo Lopes    -   Substituta da Presidente do CDS AP 3.1  
  Flávia P. Moreira    - Relatora

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