ATA
DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CDS DA AP 3.1.
REALIZADA
EM 24 DE JUNHO DE 2020.
Às
catorze horas e quarenta e oito minutos do dia vinte e quatro do mês de junho
de dois mil e vinte, teve início Reunião Ordinária do Conselho Distrital de
Saúde da AP-3.1, através do sistema online Google Meet, com a participação de
48 (quarenta e oito) pessoas, entre conselheiros e convidados. Iniciamos a reunião, orientando a todos os
participantes, o tempo de duração da reunião 3 horas e solicitando aos mesmos
que mantenham seus microfones desligados, ligando somente para fazer o uso da
palavra; para cada apresentação, no máximo 5 (cinco) perguntas, com 3 minutos
de fala. Presidente Flávia Soares
agradeceu a participação de todos, assim como sua substituta Maria de
Fátima. Em seguida a leitura da Pauta do dia pela senhora Flávia
Moreira Secretária do CDS AP 3.1: - Aprovação da ata RO do dia 04 de março de
2020; - Testagem Covid-19; - Equipamentos de Proteção Individual para
Profissionais de Saúde (EPi); - Covid-19 e Flexibilização – território AP 3.1;
- Calendário de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS): a Meningo ACWY; -
Apresentação dos Novos Gerentes das Clínicas de Famílias; e - Informes Gerais. Após a leitura da pauta do dia, como
sugestão aos participantes (conselheiros), a unificação de três pontos de
pauta, apenas em um com uma única apresentação, justificando o mesmo tema
‘Covid-19’. Aprovado pelos participantes.
Dando seqüência a pauta do dia, a conselheira Lúlia de Mesquita Barreto iniciou
o processo do sistema de votação, Aprovação da ata RO do dia 04 de março de
2020; aprovada pelos conselheiros. Como
sugerido e aprovado, a junção dos três pontos de pauta: Testagem Covid-19,
Equipamentos de Proteção Individual para Profissionais de Saúde (EPI’s) e
Covid-19 e Flexibilização – território AP 3.1. Marcos Ornelas, Coordenador da
CAP 3.1, apresentou os palestrantes e os itens de abordagem: - Teste Covid-19,
Ana Luiza Caldas – Supervisora Regional Médica – Núcleo de Gestão da Atenção
Primária da AP 3.1; - Equipamento de Proteção Individual para Profissionais de
Saúde (EPI’s),e , Covid-19 e Flexibilização – território AP 3.1, Marcos Ornelas
Coordenador AP 3.1. A palestrante Ana
Lúcia Caldas, pauta Testagem Covid-19,
fez apresentação através de organograma a seguir: Síndrome Gripal – Teste
Rápido SARS-CoV-2 antibody teste (One Step Covid-19) → Notificar ESUS - VE→
Sintomas iniciados há ≥ 8 dias?→ Não (Elegível para Teste Rápido) → SIM
(População- alvo, exclusiva?)→ Preencher Planilha de Controle da Unidade →
Realizar Teste Rápido→ Gestantes, Puérperas, Professores, População de Rua, e
pessoas com Condição Clínica de Risco→ Idosos com comorbidades ou Infecção
Respiratória Aguda (com ou sem febre) ou com Síndrome Gripal. Exceção:Idosos em ILPI→ Profissional de Saúde
ou Segurança Pública (em atividade)?→ Realizar Teste Rápido (Assintomático ≥
72H? – aguardar 72 h SEM sintomas)→ Contato domiciliar de Profissional de Saúde
ou Segurança Pública (em atividade)?. Resultado: Teste Rápido: - Negativo
IgM/IgG – Conduta → 1) Avaliar situação clínica; 2) Descontinuar o isolamento
social, e; 3) Retornar de imediato às atividades laborais: Positivo IgM/IgG –
Conduta → 1) Manejar como Covid-19, e 2) Cumprir ISOLAMENTO social por 14 dias,
a partir do início dos sintomas. Testes
Rápidos SARS-CoV-2, serão realizados nos grupos prioritários, população-alvo,
identificados com Síndrome Gripal, conforme publicação DOM-RJ, em
19/06/2020. As unidades de saúde,
realização o teste um loco, que deverá ser ofertado durante todo o
funcionamento, ou seja, se identificado paciente com Síndrome Gripal que
pertence à população-alvo. Realizado e
informado o resultado ao paciente, teste registrado em Planilha de Controle de
Teste Rápido. A descentralização vigorará a partir do dia 25 de junho de
2020. Prosseguindo, Marcos Ornelas coma
apresentação dos pontos EPI e Covid-19 e Flexibilização – território AP 3.1. Equipamentos de Proteção Individual para
Profissionais de Saúde (EPI’s), desde o início da pandemia a preocupação da
gestão de área e Secretária; não estavam preparados para a quantidade de
equipamentos a serem utilizados, a escassez do mercado e o aumento de
preço. Conseguiram utilizar de forma
mais racional o possível desde o início da pandemia, sem economias impedindo
que chagassem ao profissional, mas evitando desperdício. Hoje, a situação razoavelmente confortável,
para máscaras cirúrgicas, máscaras N95, face Shields forneceram mais de 1000
para as unidades, óculos de proteção, capotes, luvas, álcool e álcool em gel,
permanecendo com o controle do material e que nenhum profissional precisa atuar
sem EPi, controle de perto, quantitativo quase que diariamente na garantia que
todas as unidades contemplem. Conforme
Coordenador, no início difícil a questão de preço individual nas máscaras
cirúrgicas, R$ 0,10 (dez centavos), com a pandemia passara, a custar R$ 6,80
(seis reais e oitenta centavos). Problemas
pontuais, solucionados conforme a demanda dos gerentes locais, diariamente o
envio do material de carro ou motoboy. Atualmente,
a preocupação em controlar não faltar. Flexibilização no território da AP 3.1; quanto
à flexibilização, retomada das atividades nas unidades. Desde o dia 18 de
junho, publicação em DOM-RJ, retomando as atividades nas unidades de
saúde. Durante a pandemia, não pararam
de atender, focados para os atendimentos de Covid-19, mas permaneceram
atendendo as gestantes, crianças, diminuíram os números de consultas, devido à
restrição de circulação dos usuários, evitando que pacientes doentes
transmitissem a doença. Números de
atendimentos de Covid-19 caindo, começando o retorno a uma nova
normalidade. Já começa abrir as agendas
das unidades para hipertensos e diabéticos, atendiam somente a casos graves,
retornando a agenda; atividade de grupo segurando mais um pouco, evitando
aglomeração e problemas de contágios.
Não a retomada da capacidade total, os agendamentos estão sendo feitos
de 2 pacientes por hora, para evitar aglomeração de fluxo. A retomada é gradual; nas policlínicas
abrindo as agendas de especialistas para remarcação de consultas suspensas
devido à pandemia. Na questão
odontológica, protoloco a ser encaminhado pela Comissão de Saúde Bucal,
orientando como será o funcionamento nas unidades de odontologia. Permanecendo os atendimentos as demandas de
urgência. Erika Arent, gerente da CF
Victor Valla – Manguinhos, apresentou duvida quanto aos testes, duas categorias
que são os acompanhantes dos profissionais e outra de segurança; há necessidade
de comprovação desses acompanhantes? Ana Lucia, informou que os profissionais
de saúde e segurança pública, a comprovação se dá por carteira do conselho e/ou
crachá de identificação, para o procedimento e a pessoa de fato o
critério. Profissional de saúde entra
todas as categorias técnicas e não técnicas.
Necessidade de comprovação de a pessoa (acompanhante) convive sobre o
mesmo teto com o profissional; preencher os critérios para a realização do
exame (teste). Mariane, gerente da CF
Assis Valente, será necessário manter a equipe de resposta rápida com a
flexibilização? Ou cada paciente, um profissional já previamente escalado vai
atender Covid-19? Marcos Ornelas,
informou que conforme protocolo da Secretaria, manter uma equipe com
profissional de resposta rápida. Nesse
momento manter as equipes ativas. A
proposta conforme a queda da procura para atendimento de usuário com síndrome
gripal, entendendo que manter uma equipe dedicada a Covid-19 é desperdício de
profissional. O profissional estará na
unidade atendendo outras demandas, tendo a procura irá se paramentar para
atender ao caso (síndrome gripal). Irá
diminuir o espaço para atendimento de Covid-19 (Síndrome Gripal), mantendo a
equipe de atendimento para os casos e ampliar o atendimento para as demandas da
unidade. Mas os atendimentos serão
separados. A gerente do CMS São
Godofredo, Monica Chao, perguntou sobre o retorno dos profissionais afastados
devido à comorbidade e liminar. Marcos,
informou que o retorno desse profissional somente por ordem judicial. Fátima, substituta da presidente, questionou
sobre o atendimento à gestante e a realização do teste do pezinho. Coordenador, esclareceu que os atendimentos à
gestante e a realização do teste do pezinho, permaneceram sem alteração. Apenas uma dificuldade na capacitação dos
novos profissionais técnicos de enfermagem, devido à mudança de OS. Fátima questionou sobre queda na realização
do teste de 18% conforme Fernanda, mas que não atingiu a área da AP 3.1.
Justificando que essa queda ocorreu em outros municípios do ERJ. Algumas dificuldades foram apresentadas, como
a devolução de testes para serem refeitos, conforme Coordenador. Quanto ao funcionamento das unidades, todas
funcionaram normalmente, indagou Fátima.
Apenas uma unidade fechada durante o período, a CF Jeremias na Maré,
fechada dois dias devido questão do gerador, justificou Marcos. Fátima perguntou quanto à inauguração da
maternidade do HM Paulino Werneck, ‘será na próxima semana’? Única informação
que se tem, conforme Coordenador, que as obras estão avançadas, mas que a
coordenação do Paulino está sob os cuidados de Ana Cristina, Coordenadora de
Urgência e Emergência da AP 3.1. Quanto
aos tomógrafos, Fátima perguntou se tem algum instalado na área da AP 3.1, e
local para a realização dos exames? Na
área da 3.1, dois tomógrafos, conforme Coordenador. Um tomógrafo no HM Evandro
Freire, em substituição ao antigo parado, o segundo na CF Adib Jatene – Maré,
realizará 900 exames/mês, para o município do Rio de Janeiro, metade dos exames
exclusivos a área da AP 3.1. A empresa
que irá manusear com os técnicos já foi contratada, funcionários capacitados a
partir do dia 29 de junho (segunda-feira) equipamento operando. Foi recebido também para a CF Adib Jatene,
aparelho de RX, e para o CMS Maria Cristina –Ramos (aguardando instalação). Coordenador torcendo que chegue entre outros
aparelhos, para as policlínicas José Paranhos Fontenelle e Milton Alves
Cardoso. Quanto ao Nagib Jorge Farah
(Jardim América) perguntou Fátima. Marcos
não soube informar, está buscando para saber se a unidade que foi pedido o mais
material é o CMS Nagib Jorge Farah. Prosseguindo
pauta do dia, Calendário de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS): Meningo
ACWY. Apresentação verbal, feita por Vera da Central de Vacina da CAP 3.1. No início do mês de Junho/2020 entrou no
calendário vacinal a Meningo ACWY, para adolescentes de 11 a 12 anos de
idade. Antes era ofertado para essa
faixa etária a MeningoC, de 11 a 14 anos.
Os adolescentes de 13 e 14 anos não estão mais contemplados, apenas os
de 11 e 12 anos. As unidades já estão
fazendo, procura baixa, palestrante solicitou a parceria de todos para a
divulgação. Dose única, mesmo que o
adolescente tenha tomado a MeningoC ele deverá vacinar com a Meningo ACWY,
respeitado o intervalo de 30 dias. Em seqüência,
Apresentação dos Novos Gerentes das Clínicas de Família,. Apresentação feita pelo Coordenador de Área,
Marcos Ornelas, informou a unidade, nome da gerente e profissão: CF Rodrigo
Roig, gerente Carolina – Enfermeira; CF Heitor dos Prazeres, gerente Mariana –
Enfermeira; CF Augusto Boal, gerente Thaina – Enfermeira; CF Joãosinho Trinta,
gerente Andressa – Enfermeira; CF Felippe Cardoso, gerente Mara – Enfermeira;
CF Adib Jatene, gerente Michelli – Enfermeira; CF Zilda Arns, gerente Robson – Enfermeiro;
CMS Iraci Lopes, gerente Jussara – Enfermeira; CMS Nagib Jorge Farah, gerente
Cintia – Enfermeira; CMS Parque Royal , gerente Danielle – Enfermeira; CF
Diniz, gerente Marina Barreto – Enfermeira; CF Nilda Campos, gerente Bianca –
Enfermeira e CF Assis Valente, gerente Mariana – Enfermeira. Quantas mudanças ocorreram questionou
Fátima. Não ocorreram mudanças conforme
Coordenador, apenas a troca devido oportunidades profissional doas antigos
gerentes. Buscou os profissionais que já
atuavam no território, para a oportunidade, valorizando os mesmos. Nos próximos dias, já em conversa com o
profissional, para ocupar a função de gerente na CF Klebel, em substituição ao
antigo gerente Robson, atualmente na gerencia da CF Zilda Arns. Abordado em reunião, questionamento que
ocorreu em grupo de whastapp do CDS AP 3.1, sobre o CAPS II Fernando
Diniz. Márcia diretora do CAPSII
Fernando Diniz, informou que está previsto que o CAPSII passará para CAPSIII (24
horas), atendimento noturno. Questão já
passou pelo Conselho De Saúde. A demora
para a mudança, devido à compra de mobiliários, estando em fase de contratação
de equipe. Previsão para o mês de
Julho/2020 o acolhimento 24 horas. CAPS
24 horas, acolher pacientes graves, em crise psicótica e não intercorrências em
internação no Pinel. Acolher pacientes do CAPS que já estão em
atendimento, no próprio serviço. O CAPS
ad, que trata pessoas em uso abusivo de álcool e drogas, no território da AP
3.1 é o CAPSIII ad Mirian Makeba. O CAPS
II Fernando Diniz, atende usuários com transtorno mental. Fátima, solicitou informações quanto ao plano
de flexibilização estando na fase 2 e 3.
Coordenador informou que recebeu o plano, equipe esta estudando junto
com Secretaria na questão reabertura. Plano
mantido no momento, acompanhando somente a questão de números. Cabendo as coordenadorias o monitoramento de
fluxos, com queda de casos desde o início do mês de Junho. Às 16 horas, presidente encerrou reunião. Eu
Flávia Moreira na função de relatora lavro a presente ata que é por mim
assinada e pela presidente e substituta deste conselho.
Rio de Janeiro, 24 de junho de 2020.
Flávia Soares da Silva Ferreira
Presidente do CDS AP 3.1
Maria de Fátima Gustavo Lopes - Substituta da Presidente do CDS AP 3.1
Flávia P. Moreira - Relatora
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