quinta-feira, 9 de junho de 2022

Ata RO do mês de Maio, para aprovação em reunião do dia 15 de junho de 2022.

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CDS DA AP 3.1 REALIZADA EM 18 DE MAIO DE 2022. Às catorze horas e trinta e quatro minutos do dia dezoito de maio de dois mil e vinte dois, teve início a Reunião Ordinária do Conselho Distrital de Saúde da AP 3.1, no auditório do Hospital Estadual Getúlio Vargas, Avenida Lobo Junior, 2293 – Penha Circular. Composição da mesa Valéria Gomes Pereira (presidente do CDS AP 3.1 e coordenadora dos trabalhos), Elaine Medeiros (Substituta da Coordenação) e Paulo Ricardo (Diretor do Hospital Estadual Getúlio Vargas), sendo desfeita para as apresentações retornando ao termino das mesmas. Em seguida coordenadora faz a leitura da pauta do dia: - Apresentação da Divisão de Vigilância Sanitária (Vigilância Ambiental) AP 3.1; - Apresentação Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF AP 3.1; e, - Informes Gerais. Após leitura coordenadora dos trabalhos propôs a inversão de pauta, motivo convidadas para apresentação do NASF AP 3.1, Fátima Virginia e Lucélia Rodrigues, irão participar evento Saúde Mental. Plenária de acordo com solicitação, iniciando as apresentações com o segundo ponto de pauta, Apresentação Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF AP 3.1. Apresentação através de slides, convidadas Enfermeira Fátima Virgínia – Coordenadora do NASF e a Fonoaudióloga Lucélia Rodrigues. Primeiro slide, apresentação do trabalho com o tema – ‘CAP 3.1- Apoio em Saúde Mental/NASF: Núcleo Ampliado de Saúde da Família NASF-AB. Situação atual NASF–AB/categoria profissional: Profissional de Educação Física – 16; Psicólogo – 13; Assistente Social – 10; Nutricionista – 11; Fisioterapeuta – 10; Fonoaudiólogo – 6; Terapeuta Ocupacional – 3; Psiquiatra – 2; Pediatra – 1, totalizando 12 Equipes NASF (75% de cobertura), são eles: NASF Alemão (18 profissionais) apoiando as CFs Zilda Arns e Rodrigo Roig; NASF Brás de Pina (13 profissionais) apoiando as CFs Aloysio Augusto Novis e Heitor dos Prazeres; NASF Nilda e João (14 profissionais) apoiando as CFs Nilda Campos e Joãosinho 30; NASF Unidos pela Ilha (14 profissionais) apoiando as CFs Assis Valente e Wilma Costa; NASF Manguinhos (13 profissionais) apoiando ao CSE Germano Sinval Farias e a CF Victor Valla; NASF Orosina (12 profissionais) apoiando as CFs Augusto Boal e Diniz Batista; NASF Chama Maré (12 profissionais) apoiando a CF Adib Jatene e ao CMS Vila do João; NASF Penha (14 profissionais) apoiando CF Felippe Cardoso; NASF Nagib Jorge Farah (11 profissionais) apoiando o CMS Nagib Jorge Farah; NASF Eidimir e Breves (12 profissionais) apoiando a CF Eidimir Thiago e ao CMS José Breves; NASF Imperatriz (14 profissionais) apoiando as CFs Valter Felisbino e Klebel de Oliveira; NASF Sebastiana/Madre (10 profissionais) apoiando CF Maria Sebastiana e CMS Madre Teresa Calcutá. Composição dos NASFs: NASF Vigário (11 equipes) – CMS Nagib Jorge Farah (11 equipes ESF) e CMS Iraci Lopes (2 equipes) composição – Psicólogo (40 horas) Bianca/Taiane (home Office gestante), Terapeuta Ocupacional (20horas) – Ana Laura, Assistente Social (30 horas) – a contratar, Nutricionista (30 horas) – Débora, Fisioterapeuta (30 horas) – Camile, Profissional de Educação Física (40 horas) – Vanessa; NASF Orosina (12 equipes) – CF Augusto Boal (6 equipes – unidade mãe) e CF Diniz Batista (6 equipes), composição; Psicólogo (30 horas) – Adriana, Nutricionista (20 horas) – Randolfo, Assistente Social (30 horas) – Amanda, Terapeuta Ocupacional (30 horas) – Stefani e Fonoaudiólogo (30 horas) – Raquel; NASF Chama Maré (12 equipes) – CF Adib Jatene e CMS Vila do João (6 equipes) – Psicólogo (30 horas) – Matheus, Nutricionista (30 horas) – Camila, Assistente Social (30 horas) – Luciana, Fisioterapeuta (30 horas) – Luiz Henrique, Fonoaudiólogo (30 horas) – Henrique e Profissional de Educação Física (40 horas) – Leonardo; NASF Unidos pela Ilha (14 equipes) – CFs Assis Valente (7 equipes unidade mãe) e Wilma Costa – Psicólogo (40 horas) – Marina, Assistente Social (30 horas) – Andrezza, Nutricionista (30 horas) – Julyana, Fisioterapeuta (20 horas) – Maria Lúcia, Profissional de Educação Física (40 horas) – William. NASF Alemão (14 equipes) CFs Zilda Arns (14 equipes/unidade mãe) e Rodrigo Roig (4 equipes) – Psicólogo (30 horas) – Cynthia, Assistente Social (30 horas) – Cristiane, Fonoaudiólogo (30 horas) Luciane, Fisioterapeuta (30 horas) – Vanessa, Nutricionista (30 horas) – Mirielle, Profissional de Educação Física – Damião; NASF Manguinhos (13 equipes) – ENSP CSE Sinval Faria (7 equipes), CF Victor Valla (6 equipes/unidade mãe) e Consultório na Rua- Psicólogo (30horas) – Ana, Médico Pediatra (20 horas) – Adriana, Assistente Social (20 horas) – Edna, Fonoaudiólogo (20 horas) – Beatice, Nutricionista (20 horas) Helena, Marylim, Médico Psiquiatra (20 horas) – Silas e Profissional de Educação Física (40 horas) – Ana Claudia; NASF Nilda e João (14 equipes) – CFs Nilda Campos (8 equipes) e Joãosinho 30 (6 equipes/unidade mãe) – composição Psicólogo (30 horas) – Carmem, Assistente Social (30 horas) – Antonio, Fisioterapeuta (30 horas) – Adeilson, Fonoaudiólogo (30 horas) – Yasmin, Nutricionista (30 horas) – Bruna e Profissional de Educação Física (40 horas) – Wellington; NASF Brás de Pina (13 equipes)- CFs Aloysio Novis (7 equipes/unidade mãe) e Heitor dos Prazeres (6 equipes) – Psicólogo (30 horas) – Vanessa, Assistente Social (30 horas) – Fernanda, Fisioterapeuta (30 horas) – Ana Lúcia, Fonoaudióloga (30 horas) – Patrícia, Nutricionista (30 horas) – Márcia e Profissional de Educação Física (80 horas) – Gabriel e Clarice; NASF Sebastiana/Madre (14 equipes) – apoiando as unidades CF Maria Sebastiana (6 equipes/unidade mãe) e CMS Madre Teresa de Calcutá (4 equipes) – Psicólogo (20 horas)- Paula, Assistente Social (20 horas) – Thais, Fonoaudióloga (30 horas) – Cecília, Nutricionista (30 horas) – a contratar e Profissional de Educação Física (80 horas) – Luziana e Marco Antônio; NASF Imperatriz (14 equipes) – apoiando as CFs Klebel de Oliveira (7equipes/unidade mãe) e Valter Felisbino (7 equipes) – Psicólogo (30 horas) - Sônia, Assistente Social (30 horas) – a contratar, Fisioterapeuta (30 horas) – Rose, Fonoaudiólogo (30 horas) – Patrícia, Nutricionista (30 horas) – Patrícia e Profissional de Educação Física (40 horas) – Clarice. O objetivo do NASF é ampliar o escopo de atuação das equipes de Atenção Primária; o NASF atua de maneira articulada dando suporte clínico, sanitário e pedagógico aos profissionais das equipes, aos usuários e a comunidade através do trabalho intersetorial; o trabalho do NASF se materializa por meio do compartilhamento de saberes, práticas e gestão do cuidado em rede, tendo no apoio matricial o seu referencial teórico-metodológico (Cadernos do curso NASF/ENSP-MS, 2018). O convidado Severino Lino, Jardim América perguntou quantos especialistas tem no NASF do CMS Nagib? Fátima Virginia informou que a composição do NASF que atende ao CMS Nagib Jorge Farah é de 7 profissionais - Psicólogo, Nutricionista, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Educador Físico e Nutricionista. Convidado perguntou ainda pelo SISREG. Lucélia (representante da Coordenação do NASF 3.1) informou quando a demanda é para NASF, a orientação para equipe acolher caso seja necessário um serviço para complementação será solicitado à regulação. Mas a orientação é tratar na unidade. Para o usuário Severino ‘muita coisa não cabe a clínica, que necessita de mais profissionais e capacitação’. A conselheira Maria de Fátima solicitou esclarecimento quando se fala sanitário quer dizer transporte sanitário? Lucélia em reposta informou que o transporte a equipe quem solicita, complementando Elaine (Coordenação 3.1) esclareceu que o transporte solidário é feito através da demanda judicial. Sendo uma formulação requer todo o tramite burocrático. A conselheira Iracema solicitou espaço para esclarecer ao convidado Severino (Jardim América), quanto à questão do NASF. Para a conselheira a necessidade de investimento é muito grande e principalmente para a atuação do NASF. A população merece ser esclarecida sobre o que é NASF a importância e a atuação. Para o paciente é muito difícil entender a lógica de atuação do NASF junto à equipe de Saúde da Família, conforme Lucélia palestrante. A proposta do NASF, conforme Fátima Virgínia é diferente de atender individualmente, mas a partir de sua equipe de referência. Após a discussão do caso e verificar a real necessidade. Valéria, presidente, perguntou qual a previsão de cobertura pela NASF? Elaine (representante Coordenação 3.1), objetivo é chegar 100%, não podendo esquecer a equipe Consultório na Rua, mais os Centros de Atenção Psicossocial Adulto e o Infanto/Juvenil. Proposta da Coordenação de Área de 100% de cobertura. A representante do Hospital Estadual Getúlio Vargas junto ao conselho, Kelly Cristina solicitou ajuda com relação ao NASF, como consegue articular através do hospital de emergência acesso aos colegas da equipe NASF, para desdobramentos quanto ao a assistência e o cuidado ao paciente? Fátima Virgínia disponibilizou para equipe do hospital através da apresentação toda equipe NASF do território. Ao final dos slides de apresentação consta o email para contato e que a Atenção Primária é a Coordenadora do Cuidado. Em sequência Apresentação da Divisão de Vigilância Sanitária (Vigilância Ambiental) AP 3.1 – tema ‘Arboviroses’. Apresentação através de slides, convidados Washington Luiz, Agnaldo e Iris Almeida. Primeiro slide – Cobertura Territorial dos AVS 63%, seguindo com o Diagnóstico Operacional: cobertura territoriais imóveis existentes (sem verticais) 341.137, total AVS lotados na DVS 296, total territórios 352, territórios com AVS 223 (63,4%), território sem AVS 129 (36,6%), equipe de Saúde da Família com pelo menos um AVS referência 78%. Indicadores de Vigilância Ambiental e propostas de ações de melhorias (CVSA) – indicador: Atendimento às demandas relacionadas à Dengue demanda ao 1746, mês de janeiro/22 82,4%, fevereiro 100,0% e março 94,1%; Índice de Densidade de Ovos (IDO), mês de Janeiro/22 87,7%, fevereiro 88,1% e março 57%; Números de ciclos que atingiram mínimo de 80% de cobertura de imóveis visitados para controle vetorial da dengue somente no mês de fevereiro 62,9%. 1. Instalação de ovitrampas extras em territórios para monitorar a infestação; 2. Ações educativas e combates pontuais com os AVSs, a partir da análise dos resultados das ovitrampas; 3. Integração dos AVSs com APS para ações direcionadas de acordo com as vulnerabilidades e situação de saúde do território; 4- Monitoramento das visitas domiciliares através das Supervisões diretas e indiretas. Resultado do LIRA – Aspectos Operacionais (cobertura amostral, AP e MRJ, SE14/2022) – AP 3.1 – Estratos: 34 Existentes, 34 trabalhadores, 100%, Amostragem (Imov Prog. 14.633, inspecionado 9.824 – 67,1%; MRJ – Estratos: 249 Existentes, 248 trabalhadores, 99,6%, Amostragem (Imov. Prog. 102.962, inspecionado 97, 283 - 94,5%; Índice de Infestação Predial (Aedes aegypti) - AP 3.1 – 0,5; Índice de Infestação Predial (Aedes albopictus) – AP 3.1 - 0.3. Distribuição dos estrato conforme classificação de risco de IIP (Aedes aegypti) – AP 3.1 – 34 estrato trabalhados, satisfatório (N-25, E- 73,5%, Alerta (N 9, 26,5%), Risco (N-0,0,0%), Percentual de estratos conforme classificação de risco de IIP (Aedes aegypti), 53% - Satisfatório, 44% Alerta e 2% Risco.Problemas identificados: - Cobertura amostral dos imóveis programados abaixo de 80%: AP 3.1 (67,1%); Índice de Breteau igual ao índice de Infestação Predial; Sem informação do Estrato 4003 (AP 4.0) – dados não digitados oportunamente no sistema; Falta de acompanhamento da atividade em todos os níveis: campo, laboratório e digitação. Matriz de intervenção: Situação Problema – 36% do território descoberto pela Vigilância Ambiental da CAP 3.1, objetivo principal – monitorar 100% do território descoberto. A Vigilância dos Fatores de Risco Não Biológicos: O que é, e o que faz? A Vigilância dos Fatores de Risco Não Biológicos relacionados aos contaminantes ambientais e aos desastres caracteriza-se por uma série de ações, compreendendo a identificação de fontes de contaminação e modificações no meio ambiente visando o planejamento e a implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, bem como para a promoção da saúde. Atualmente, a Gerência de Fatores de Risco Não Biológicos (GFRNB) desenvolve os seguintes programas: Vigilância em Saúde Ambiental de Populações Expostas à Poluição Atmosférica (Vigiar); Vigilância em Saúde Ambiental dos Riscos Associados aos Desastres (Vigidesastres) Sem área para ser trabalhada (aceitamos sugestão); Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Áreas Contaminadas (Vigisolo): A cada 3 meses uma área é trabalhada. VIGIDESASTRE: Informar os locais com alagamento mesmo que não seja em grande quantidade ou que não dure muito tempo. Colocar o endereço com número e um ponto de referência da ocorrência num prazo de 24 horas. Caso aconteça no final de semana, obter as informações com o morador se possível; Orientar a população num pós desastres quanto aos cuidados necessários. Ex: alagamento – a água teve contato com a derme, com os alimentos, roupas etc.; como utilizar o clorin; apresenta ou apresentou algum sintoma; Direcionar o morador afetado pelo desastre à Clínica da Família caso seja identificado algum sintoma pós desastre (num prazo médio de até 12 dias); Doenças causadas por enchentes: Cólera, arboviroses, febre tifóide, hepatites A e E (principalmente a E), leptospirose – todas podem levar à morte. Apresentação concluída pelo convidado Washington Luiz, com a seguinte mensagem: ‘ Todas as informações supracitadas, além de cumprirem com as ordens do nível central, a população é diretamente beneficiada. Muitas vezes eles não possuem tais informações e através de nós podem ser cuidados e protegidos de doenças. Como servidores da atenção primária, precisamos fazer valer a promoção da saúde’. Prosseguindo, ultimo ponto de pauta, Informes Gerais. O diretor do HEGV, Paulo Ricardo, agradeceu a todos, algumas informações, como: a porta de entrada para o hospital permanece pela UPA Penha; por dia são mais de 300 atendimentos com classificação azul ou verdes no serviço de Pediatria do hospital; crianças que não deveriam estar no hospital, mas atendidos nas clinicas da família. Estão perdendo médicos pediatras, devido à violência no território e por questões orçamentárias, são 5 médicos pediatras dia e 4 médicos pediatra noite. Paulo Ricardo, HEGV, informou ainda que a Organização Social que administra o hospital irá ampliar os leitos de UTI Pediátrico. Apenas 45% dos pacientes ao da área da AP 3.1. A conselheira Iracema agradeceu aos profissionais do hospital pelo atendimento de excelência a um parente internado na unidade. O Coordenador da Emergência do HEGV, Dr. Clávio, questionou a vacância de médicos nas clínicas da família da AP 3.1. Questionou também o fechamento dos hospitais federais, com o fechamento quem irá atender na terciária, e, a falta do profissional médico Ortopedista na rede secundária. Valéria em retorno ao questionamento de Ortopedista esclareceu que os pacientes imobilizados são recepcionados pelas equipes, sendo que na unidade não tem RX. No SISREG tem imobilização provisória. Os ortopedistas das policlínicas estão cheios motivo nas clínicas da família não tem base de atendimento. Elaine, substituta do Coordenador, complementa que nas clínicas não tem ortopedistas e os poucos que tem são servidores. O contrato por OS o salário é baixo e os profissionais não aceitam. O médico Humberto, responsável técnico pela CAP 3.1, está em conversa com a Secretaria sobre a questão. O médico Clávio, Coordenador Emergência HEGV, falou da necessidade de conversa das três esferas e que cada uma faça seu papel e que devemos lutar para o não fechamento do Hospital Federal de Bonsucesso. Valéria solicitou informações à representante da coordenação de área quanto às equipes se todos estão com médicos e se haverá expansão de equipe para cobertura? Elaine informou que quase todas estão completas com o profissional médico e a Secretária de Saúde está verificando a situação para alta referenciada e a expansão de equipe. Ás dezesseis horas e trinta minutos, a coordenadora dos trabalhos Valéria Gomes Pereira informou que a próxima reunião será no auditório da CAP 3.1deu por encerrado os trabalhos. Eu Flávia Moreira, na função de relatora lavro a presente ata que é por mim assinada, pela presidente interina deste conselho. Rio de Janeiro, 18 de maio de 2022. Valéria Gomes Pereira - Presidente // Flávia Moreira - Relatora

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