terça-feira, 26 de julho de 2022

RO do mês de Junho para aprovação em reunião mês de Agosto de 2022.

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CDS DA AP 3.1 REALIZADA EM 15 DE JUNHO DE 2022. Às catorze horas e trinta e nove minutos do dia quinze de junho de dois mil e vinte dois, teve início a Reunião Ordinária do Conselho Distrital de Saúde da AP 3.1, no auditório da Coordenação Geral de Atenção Primária AP 3.1, sito a Rua São Godofredo, s/nº - Penha. Composição da mesa Valéria Gomes Pereira (presidente do CDS AP 3.1 e coordenadora dos trabalhos) e Thiago Wendel Coordenador da CAP 3.1, sendo desfeita para as apresentações retornando ao termino das mesmas. Em seguida coordenadora faz a leitura da pauta do dia: - Sistema de votação atas meses Abril e Maio de 2022; - Apresentação pesquisa tema –‘Controle Social de organizações sociais sobre a política pública de enfrentamento ao COVID-19 no período de março de 2020 a novembro de 2021 na Maré’, convidada e palestrante Gilza Melo; - Apresentação Comitê de Ética em Pesquisa FIOCRUZ/IOF; - Apresentação CENTRO POP (Assistência Social) e Consultório na Rua (Saúde); - Situação atual Pandemia e vacinação (DVS-CAP 3.1); e, - Informes Gerais: 1- Reformas Unidade de Saúde AP 3.1, 2- Conferência Distrital de Saúde AP 3.1 (data prevista 15 e 16 de dezembro/2022) e 3- Presença de conselheiros as reuniões. Após leitura coordenadora iniciou os trabalhos com o Sistema de votação atas meses Abril e Maio de 2022, primeiro ponto de pauta. Atas dos meses de Abril e Maio de 2022, aprovada pela maioria dos conselheiros presentes. O segundo e o terceiro ponto de pauta foram suspensos pelo motivo a convidada e palestrante Gilza Melo, segundo ponto de pauta Apresentação pesquisa tema –‘Controle Social de organizações sociais sobre a política pública de enfrentamento ao COVID-19 no período de março de 2020 a novembro de 2021 na Maré, não compareceu a reunião nem justificou ausência; quanto ao terceiro ponto de pauta Apresentação Comitê de Ética em Pesquisa FIOCRUZ/IOF, convidados positivaram para COVID-19. Seguindo para o terceiro ponto de pauta, Situação atual Pandemia e vacinação DVS-CAP 3.1 convidada Enfermeira Sanitarista Danielle Avíncula – diretora DVS AP 3.1. Apresentação através de slides, primeiro slide Imunização – Campanhas Influenza, Covid e Sarampo 2022: Campanha de Vacinação Contra a Influenza 2022 – Total de doses aplicadas 190.420, Cobertura Campanha 54%, Cobertura Idosos -86.831 (55%), Coberturas Trabalhadores Saúde – 19.597 (51%), Cobertura Gestantes – 1.610 (20%), Cobertura Puérperas – 226 (17%), Cobertura Crianças – 20.114 (38%), Cobertura Trabalhador Educação – 3.277 (41%), Cobertura Influenza em crianças de 2 a 4 anos de idade, de abril a junho/22, por UAP, 2022 (%), AP 3.1 35% no MRJ 22%. Cobertura Influenza em idosos 60 anos idade, de abril a junho/22, por UAP, 2022 (%) – AP 3.1 54% no MRJ 56%. Vacinação contra Covid-19: Primeira dose 671.135 (doses), Totalmente vacinados 751.708 (doses), Dose única 21.041 (doses), 2ª Reforço 105.419 (doses) e 1ª Reforço 450.345 (doses). Cobertura Covid, por dose e faixa etária nas datas de 16/05/2022 a 07/06/2022, de Jan/21 a Jun/22, AP 3.1 (%): 16/05 – 5 a 11 anos – D1 (68%), 07/06 – 5 a 11 anos – D1 (70%), 16/05 – 5 a 11 anos – D2 (42%), 07/06 – 5 a 11 anos – D2 (47%), 16/05 – 12 a 17 anos – D1 (84%), 07/06 – 12 a 17 anos – D1 (84%), 16/05 – D2 (66%), 07/06 – 12 a 17 anos – D2 (66%), 07/06 – 12 a 17 anos – D2 (9%). Cobertura Covid de Reforça em 18+ anos de idade, de Jan/21 a Jun/22, por UAP, 2022(%), MRJ e AP 3.1 de 67%. Cobertura Covid de Reforço 2 em 50+ anos de idade, de Jan/21 a Jun/22, por UAP, 2022 (%), AP 3.1 de 42%. Ações realizadas para incremento da cobertura vacinal contra Covid, Influenza e Sarampo: 1. Abertura de PVs extra muros em lugares e dias estratégicos (47 PVs no dia D). 2. Realização de Sala de espera e Grupos na Unidade para captação de gestantes, puérperas e idosos, com atraso vacinal. 3. Oportunização da vacinação em atendimento nos consultórios. 4. Busca ativa norteada por listagem nominal de cadastrados do prontuário eletrônico para captação e elevação da cobertura vacinal no grupo de idosos, crianças, gestantes e puérperas. 5. Intensificação da vacinação dos trabalhadores de saúde na rede de urgência e emergência e colaboradores nas UAPS. 6. Utilização dos parceiros no território para divulgação das ações vacinais, além de ações de Promoção à Saúde como espaços potentes de captação dos usuários e desmistificações de notícias. 7. Ações de vacinação no total de 223 escolas (municipais, estaduais e EDIs do território), oportunizando in loco o grupo de trabalhadores de educação, crianças e adolescentes para imunização das três campanhas vigentes. 8. Vacinação em 22 Institutos de Longa Permanência de Idosos (ILPIs). 9. Vacinação em domicílio de pessoas com restrição e/ou dificuldade de locomoção. 10. Vacinação contra Influenza e Covid em de Pessoas Privadas de Liberdade no DEGASE. A conselheira Iracema Gomes informou que todos os funcionários da farmácia da unidade que está lotada o CMS Nagib Jorge Farah positivaram, estando afastados. Todo o cuidado é pouco, o uso da máscara se faz necessário. Na maioria das vezes as pessoas que estão sem máscara testam positivo, e, que a coisa não estar ‘pior’ devido à assistência. Todos os profissionais que trabalham na testagem devem estar paramentados em uso de EPI. A conselheira Iracema solicitou informações a respeito varíola do macaco. Um caso positivo no Rio de Janeiro, conforme Daniele, mas pessoa oriunda da Inglaterra e 5 pessoas que tiveram contato com esse paciente estão sendo monitorados. A transmissão por gotículas e toque na ferida. Passando para a próxima apresentação – Consultório na Rua (Saúde), convidado Daniel. Apresentação através de slides, Consultório na Rua de Manguinhos (CNaR); Consultório de Rua - Equipe itinerante com foco no atendimento a saúde mental; ESF Sem Domicílio- proposta de Estratégia Saúde na Família com equipes especificas para atenção integral à saúde da população em situação de rua; Atenção Básica- Consultório na Rua – equipe itinerante para atenção integral à saúde da população em situação de rua. Visão geral; ‘Quando se trata de população em situação de rua (PSR), a abordagem e o acolhimento são de fundamental importância para a produção do cuidado, desta forma, acreditamos que a atenção primária é fundamental para que o usuário em situação de rua se vincule e faça a adesão no tratamento de possíveis agravos de saúde. Pessoas em situação de rua que em geral, tem muitas dificuldades de integração dentro da sociedade. As barreiras de acesso são inúmeras. A sociedade os vê de forma estereotipada e raramente os enxergam como sujeitos de direitos. Quando muito, apresentam um discurso de senso comum ou midiático cheio com afirmações equivocadas. Diante desse contexto, quem vive em situação de rua toma pra se uma a insegurança, descrédito nas instituições governamentais, muitas vezes também tomam pra si um complexo de culpa, gerando medo e rejeição e revolta. Profissionais que trabalham com pessoas em situação de rua seguem sempre um longo e tortuoso caminho de combate à discriminação, preconceito e invisibilidade desta população, porque promove um confronto com a visão que em geral se tem sobre a rua e quem vive nela. ’ Composição da Equipe: 02 Médicos, 01 Enfermeiro, 01 Técnico de Enfermagem, 3 Agentes Sociais, 01 Assistente Social, 01 Psicólogo e 01 Articulador Social. Base fixa: Clínica da Família Victor Valla – Manguinhos. Processo de trabalho: ‘As diretrizes de organização e funcionamento das Equipes de Consultório na Rua estão regulamentadas pela Portaria do Ministério da Saúde nº 122, de 25 de janeiro de 2011’. São atribuições do Consultório na Rua (CnaR): Lidar com os diferentes problemas e necessidades de saúde da população em situação de rua através de abordagem multidisciplinar; Realizar busca ativa e o cuidado aos usuários de álcool, crack e outras drogas; Desempenhar suas atividades in loco, de forma itinerante, desenvolvendo ações compartilhadas e integradas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, quando necessário, também com as equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), dos serviços de Urgência e Emergência e de outros pontos de atenção, de acordo com a necessidade do usuário; Utilizar quando necessário, as instalações das UBS do território.Queixas e motivos de procura mais freqüentes: Afecções de pele, micoses, alergias, infecções bacterianas, zoodermias, feridas crônicas; Traumas, violência, atropelamento: Queixas respiratórias – destaque para o alto índice de tuberculose pulmonar: DST’s: Queixas abdominais: Queixas odontológicas: Dependência química: Sofrimento psíquico: Desejo de abrigamento: Cuidado pré-natal ou anti-concepção: Desejo de fazer exames preventivos (ex. papanicolau) ou screening para DST: Outras doenças crônicas: epilepsia, diabetes,HAS. ‘ATENDA, é uma iniciativa de um conjunto de serviços públicos e organizações da sociedade civil voltada para o atendimento compartilhado e integrado de usuários de crack, álcool e outras drogas, além da população em situação de rua em geral. A ação acontece toda segunda-feira no turno da tarde. Consiste basicamente na realização de oficinas socioculturais, acompanhada de ações específicas das equipes e serviços públicos de saúde e assistência social, buscando disponibilizar um atendimento integral e articulado, tendo como referência territorial um espaço cedido pela Associação de Moradores do Parque Maré, localizado na Avenida Brasil, na altura da Passarela 10. Durante apresentação convidado, Daniel, informou que na data equipe do Choque de Ordem retirou a população que vivia no Bandeira 2, derrubaram barracos, ofertaram abrigamento a população não aceitou. Ou seja, o retorno da internação compulsória. Na Clinica da Família Felippe Cardoso segunda lotação de Consultório na Rua Penha ampliação de equipe e o cuidado a população. O convidado Sergio Clemente, bairro Penha, perguntou como as unidades e os hospitais costumam a receber a equipe? O convidado e palestrante Daniel esclareceu que os usuários acessam as unidades através da equipe, mesmo assim com algumas dificuldades. Nas unidades de Atenção Básica o acesso é facilitado, conversa constante entre a equipe do consultório e as equipes de saúde família. Mas a grande procura são os serviços de urgência/emergência. A conselheira Maria de Fátima manifestou desejo em saber como ficou o espaço na Avenida Brasil, próximo a Maré? Daniel esclareceu que na Avenida Brasil as ações estão sendo fortes, parcerias com outros serviços citando o Centro Pop. e o CAPSad III. Aproximadamente quase 15.000 pessoas em situação de rua, não sabendo informar se tem pesquisa recente para a questão. Apenas uma pesquisa Censo de 2008 que retirou a população da rua e as portaria para atendimento. Para a representante do HEGV, Kelly Cristina, a parceria que a equipe do Consultório na Ria com o hospital é de extrema importância, principalmente pra a alta referenciada. Devido à pandemia muitas pessoas foram para a rua devido a perdas de emprego e a desestruturação. Precisamos respeitar o direito, aquela pessoa de rua com alto hospitalar precisa ficar em local que fique bem! Colocar aos médicos diz tradicionalistas que existe uma equipe com o trabalho voltado para essa população. Kelly encerra fala agradecendo o apoio. A profissional de saúde, Luiza, solicitou esclarecimentos quanto ao senso. Daniel não soube informar quando irá ocorrer apenas que tem a gerência da equipe do Consultório na Rua. No sistema e-SUS, 2.000 pessoas cadastradas na migração para o novo sistema Vitacare os cadastros não migraram, perdidos. A convidada Camila, Assistente Social e residente do HUCFF fala da importância da visita institucional para os vínculos. Daniel gostou da fala. Colocando-se a disposição para criar vínculos. O convidado Osvaldo, profissional de saúde na AP 3.2, atua como sindicalista na AP 3.1, primeiro vez que convidado ouve e assiste uma equipe que trabalha com o povo na rua. O convidado diz estar feliz que o Estado tem uma ideologia racista. O povo de rua tem cultura e identidade. Osvaldo irá conversar com o ‘pessoal’ da AP 3.2 para que o grupo possa palestrar na área. Valéria diz gostar muito do trabalho e que antes todos tinham preconceitos inclusive dentro da unidade que é gestora. Seguindo pauta, apresentação Centro Pop, convidada diretora do centro Assistente Social Patrícia. Apresentação verbal, Patrícia informou que o projeto é vinculado a 4ª Coordenadoria de Assistência Social, o atendimento não é só a população de rua desenvolvem atividades para jovens e idosos. O centro surgiu através de uma pesquisa feita no ano de 2009, grande concentração de pessoas morando na rua. Proposta de criar um centro para o atendimento a essa população. No Rio de Janeiro são dois centros, um no bairro de Bonsucesso outro no Centro da Cidade. Em 2018 cadastraram dezenas de pessoas em cena de uso na Avenida Brasil – Bonsucesso. Ficaram na situação e mostraram o tempo que existe entre o uso abuso e o cuidado. Começaram a atender aquela população no local, ofertando o cuidado na assistência e na saúde. Hoje atende não só a cena, mas também a população que fica em frente à CAP 3.1. Toda a área 3.1 monitorada, o trabalho de entender independente do uso ela precisa ser assistida (cuidada) na assistência fazer o trabalho de garantia de Direitos. Conforme Patrícia diretora do Centro Pop ‘A RUA É PARTE DE TODOS NÓS. ’ Equipe composta por 02 Psicólogos, 2 Assistentes Sociais, 1 Advogado, 4 Educadores Sociais e 1 ASG. A residente do HUCF, Assistente Social Talisa, questionou sobre o terceiro setor, ‘contribui na questão da fome?’. Patrícia informou que a região é próspera, população na rua recebe muitas quentinhas através de organizações da sociedade civil. Não vê a falta de alimentos no sentido de oferta. Na seqüência último ponto de pauta Informes Gerais. Data prevista para a Conferência Distrital de Saúde da AP 3.1 entre os dias 15 e 16 de dezembro de 2022, tema – ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia’. Local para realização ainda não definido. Valéria colocou em votação a data prevista. Conselheiros optaram por alteração na data para os dias 14 e 15 de Dezembro e com público previsto para 250 pessoas participantes. Buscar parcerias para a realização na questão de alimentação. Thiago Wendel, Coordenador da CAP 3.1, informou que unidades estão passando por reformas citando o CMS Nagib Jorge Farah. Quanto à conferência o Coordenador informou que terá total apoio inclusive colocando a equipe à disposição, para organização e identidade visual. Ás dezessete horas a presidente interina Valéria Gomes Pereira informou que a próxima reunião será no auditório da CAP 3.1deu por encerrado os trabalhos. Eu Flávia Moreira, na função de relatora lavro a presente ata que é por mim assinada, pela presidente interina deste conselho. Rio de Janeiro, 15 de junho de 2022. Valéria Gomes Pereira - Presidente /// Flávia P. Moreira - Relatora

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