quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Ata RO de Julho para aprovação em Ro de Outubro.

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CDS DA AP 3.1 REALIZADA EM 20 DE JULHO DE 2022. Às catorze horas e trinta e três minutos do dia vinte de julho de dois mil e vinte dois, teve início a Reunião Ordinária do Conselho Distrital de Saúde da AP 3.1, no auditório da Coordenação Geral de Atenção Primária AP 3.1, sito a Rua São Godofredo, s/nº - Penha. Composição da mesa Valéria Gomes Pereira (presidente do CDS AP 3.1 e coordenadora dos trabalhos) e Elaine Medeiros representando a Coordenação da CAP 3.1, sendo desfeita para as apresentações retornando ao termino das mesmas. Em seguida coordenadora faz a leitura da pauta do dia: - - Apresentação do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital federal de Bonsucesso e a escolha de um conselheiro para representar o controle social junto ao comitê; - Apresentação 4ª Coordenadoria de Assistência Social e Direitos Humanos – 4ª CASDH; - Apresentação do Conselho Tutelar de Ramos; - Apresentação do Conselho Tutelar de Bonsucesso; - Apresentação do Conselho Tutelar da Ilha do Governador, e; - Informes Gerais. Iniciando as apresentações com o primeiro ponto de pauta; Apresentação do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Federal de Bonsucesso e a escolha de um conselheiro para representar o controle social junto ao comitê, convidado e palestrante, Leonardo, profissão Fisioterapeuta e vice-Coordenador do CEP/HFB. Leonardo informou que está há 7 (sete) anos no comitê; o comitê está ativo junto a CONESP desde agosto/2004 (18 anos). Os participantes de pesquisas são pessoas voluntárias; um CEP é um colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos. Deve ser submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos todo e qualquer projeto que seja relativo a seres humanos (direta ou indiretamente), inclusive os projetos com dados secundários, pesquisas sociológicas, antropológicas e epidemiológicas. O CEP do Hospital Federal de Bonsucesso participou como avaliador das pesquisas relacionadas ao Covid-19. Em seguida a escolha de um conselheiro para representar o controle social junto ao comitê. A conselheira Maria Rosilda do movimento de mulheres da Ilha do Governador ofertou o nome para compor o Comitê de Ética. Dando seqüência à pauta do dia, Apresentação da 4ª Coordenadoria de Assistência Social e Direitos Humanos – 4ª CASDH, convidada Tatiana Moura – Assistente Social. Apresentação através de slides: A conselheira Norma apresentou duvidas quanto ao atendimento o serviço prestado de forma individual ao usuário e familiar? A representante da 4 ª CAS, Tatiana Moura, em retorno informou que o conceito família é ampliado, os atendimentos podem ser em conjunto ou do sujeito. Norma, conselheira fez alguns questionamentos a respeito do BPC – Benefício de Prestação Continuada, quanto ao contexto familiar de um ou mais pessoas, qual a intervenção feita pelo CRAS? O atendimento a família e ou ao indivíduo, dependem da demanda, conforme Tatiana – 4ª CAS. Algumas não sinalizadas somente observadas, outras veladas. Quanto ao Benefício de Prestação Continuada, o CRAS posto de entrada, necessidade de inserção ao CADÚNICO. Família cadastrada pelo número do NIS. O papel do CRAS além da inserção da família no CADÙNICO, posteriormente acompanhar essa família. A conselheira Maria Rosilda apresentou dúvidas quanto à renda per capita para ter direito aos benefícios BPC e Auxílio Brasil. A representante da 4ª CAS, informou quanto aos critérios para inserção família, até três salários mínimono CADÚnico, Para o Auxílio Brasil que não ultrapasse R$ 200,00 (duzentos reais). Seguindo terceiro ponto de pauta, Apresentação do Conselho Tutelar de Ramos, convidados a conselheira Sandra Guedes e a psicóloga Bianca. A conselheira Sandra Guedes informou sobre o processo para ser conselheiro tutelar. A escolha acontece sempre de 4 em 4 anos, a pessoa faz inscrição, primeira fase prova conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e Do adolescente, segunda fase os aprovados participam do sistema de votação na região que fez a sua inscrição, sendo eleito participa primeiro da capacitação para Conselheiro Tutelar. São eleitos 5(cinco) conselheiros como titulares e 5(cinco) como suplentes. A conselheira informou que existe uma demanda reprimida para área da saúde. Composição do Conselho Tutelar de Ramos: 5 conselheiros, 2 psicólogas, 1 assistente social, 2 administrativos, 2 motoristas e auxiliar de serviço geral. O Conselho Tutelar de Ramos e os demais estão subordinados administrativamente a Secretaria Municipal de Assistência Social. Com autonomia na aplicação de medidas só podendo ser revistas pelo judiciário. Para cada 100.000 habitantes 1 conselho tutelar. Valéria perguntou quais são os pré-requisitos para ser um conselheiro tutelar? Para ser conselheira precisar ter ensino médio, dois anos de trabalho com crianças e adolescentes e prova. Aprovados e aptos, os candidatos participam do sistema de votação no território a que concorrer. Após todo o processo o conselheiro participa do curso de capacitação na Secretaria de Assistência Social e no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Os conselhos tutelares são fiscalizados pela Promotoria Pública e Ministério Público. A conselheira Norma Maria questionou quanto à divisão do território para a atuação dos conselhos tutelares. Prosseguindo pauta do dia, item Informe Gerais: A convidada Luciana diretora da Policlínica José Paranhos Fontenelle informou sobre a ampliação das equipes de Atenção Secundária com, 2 médicos cardiologistas, 3 médicos endocrinologista, 3 médicos dermatologistas, 1 técnico em auriculoterapia, mais a implantação do Teste de Orelhinha, com a aparelhagem e a capacitação do técnico par ao manuseio a partir do mês de Agosto/2022. Os agentes comunitários de saúde da unidade estão indo ao território para informas o cadastramento dos novos territórios a serem cobertos. A presidente interina Valéria solicitou aos conselheiros ajuda para a organização da Conferencia Distrital de Saúde da AP 3.1. A comissão geral deve ser compostas de 1 gestor, 1 profissional de saúde e 2 usuários e conta com equipe de apoio podendo ser conselheiros e voluntários. Para a Comissão Organizacional (geral) ofertaram ajuda os conselheiros: Edilamar Fabrício (segmento gestor), Nêmese Nascimento e Maria Rosilda (segmento usuário) e Iracema Gomes (segmento profissional de saúde). Para apoio a relatoria as gestoras (diretoras): Luciana Brás – diretora da Policlínica José Paranhos Fontenelle e Luciana Quagliane – diretora do CMS Américo Veloso. Presidente justificou a ausência de apresentação de dois conselhos tutelares o de Bonsucesso e Ilha do Governador, confirmaram a participação, porém não estavam presentes. Ás dezessete horas e dez minutos a presidente interina Valéria Gomes Pereira informou que a próxima reunião será no auditório da CAP 3.1deu por encerrado os trabalhos. Eu Flávia Moreira, na função de relatora lavro a presente ata que é por mim assinada, pela presidente interina deste conselho. Rio de Janeiro, 20 de julho de 2022. Valéria Gomes Pereira Presidente /// Flávia P. Moreira Relatora

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