Conselho Distrital de Saúde da AP-3.1
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E-mail: condisaudeap31@hotmail.com
RELATÓRIO DE VISITA AO CMS HELIO
SMIDTH
A
Comissão de Fiscalização do CDSAP-3.1 composta pelos conselheiros
Nereu Lopes (representando a gestora Valéria Gomes Pereira), o profissional de
saúde Jorge Rodrigues Moreira e os usuários Vera Lúcia Aiolf, e Waldir
Francisco da Costa esteve em visita no dia 05 de junho de 2013 à Unidade
CMS Helio Smidth quando se constatou o seguinte: O número de profissionais não
é suficiente, faltando 6 ACS, 1 enfermeiro, 1 odontólogo, 1 ASB e ainda um
assistente social. Apresenta ainda deficiências na estrutura física, bem como
falta de computadores e ventiladores. A sala de curativos é inadequada. A relação do gerente com os profissionais é
conflitante devido às cobranças, quando os profissionais se sentem pressionados
e não se sentem valorizados pelo seu trabalho. Quanto ao ambiente de trabalho,
a estrutura física é inadequada, faltando ainda biosegurança. A retaguarda no
atendimento depende do SISREG, com referência/contra-referência para a
Maternidade Maria Amélia e ao serviço de pneumologia. Em relação ao usuário,
todos os entrevistados informaram que a consulta de primeira vez e retorno são
agendadas pelo Agente Comunitário de Saúde, os exames de sangue, urina e
preventivo são coletados na própria unidades e outros realizados via SISREG. Dependendo do exame solicitado, demora para
marcação e alguns são extraviados conforme denúncia de um usuário que alega já
ter sido extraviado 2 exames de sangue. Outra usuária grávida informa que já se
encontra no 9º mês de gravidez e só foi atendida em apenas 2 consultas de
pré-natal. O tempo de espera para atendimento na unidade é em média de 1
hora. Quanto ao ambiente de espera na
unidade usuários sentem-se confortáveis, alguns atendimentos são realizados com
qualidade, são acolhidos e o tempo que ficam na unidade na espera para
atendimento alguns profissionais utilizam o espaço para orientação quanto à
prevenção (saúde bucal e diabetes). No quadro informativo não tem cartaz com
telefones úteis de disque denúncia e caixa coletora de opiniões e reclamações. Os usuários entrevistados qualificaram
atendimento com notas variando entre 6 a 10 (9/6/8/10).
Concluída a visita, a Comissão de Fiscalização retornou à sede e gerou
este relatório.
Rio de janeiro, 05 de junho de 2013.
Maria de Fátima Gustavo
Lopes - Presidente // Jorge Rodrigues Moreira - Secretário
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