sexta-feira, 11 de julho de 2014

Relatório visita de fiscalização CMS Helio Smidth (05/06/2013) para aprovação em RO do dia 23/07/2014

Conselho Distrital de Saúde da AP-3.1
Rua São Godofredo, s/nº - Penha - RJ
Anexo à CAP-3.1 - Telefone: 2260-0294
                              E-mail: condisaudeap31@hotmail.com

 RELATÓRIO DE VISITA AO CMS HELIO SMIDTH

 A Comissão de Fiscalização do CDSAP-3.1 composta pelos conselheiros Nereu Lopes (representando a gestora Valéria Gomes Pereira), o profissional de saúde Jorge Rodrigues Moreira e os usuários Vera Lúcia Aiolf, e Waldir Francisco da Costa esteve em visita no dia 05 de junho de 2013 à Unidade CMS Helio Smidth quando se constatou o seguinte: O número de profissionais não é suficiente, faltando 6 ACS, 1 enfermeiro, 1 odontólogo, 1 ASB e ainda um assistente social. Apresenta ainda deficiências na estrutura física, bem como falta de computadores e ventiladores. A sala de curativos é inadequada.  A relação do gerente com os profissionais é conflitante devido às cobranças, quando os profissionais se sentem pressionados e não se sentem valorizados pelo seu trabalho. Quanto ao ambiente de trabalho, a estrutura física é inadequada, faltando ainda biosegurança. A retaguarda no atendimento depende do SISREG, com referência/contra-referência para a Maternidade Maria Amélia e ao serviço de pneumologia. Em relação ao usuário, todos os entrevistados informaram que a consulta de primeira vez e retorno são agendadas pelo Agente Comunitário de Saúde, os exames de sangue, urina e preventivo são coletados na própria unidades e outros realizados via SISREG.  Dependendo do exame solicitado, demora para marcação e alguns são extraviados conforme denúncia de um usuário que alega já ter sido extraviado 2 exames de sangue. Outra usuária grávida informa que já se encontra no 9º mês de gravidez e só foi atendida em apenas 2 consultas de pré-natal. O tempo de espera para atendimento na unidade é em média de 1 hora.  Quanto ao ambiente de espera na unidade usuários sentem-se confortáveis, alguns atendimentos são realizados com qualidade, são acolhidos e o tempo que ficam na unidade na espera para atendimento alguns profissionais utilizam o espaço para orientação quanto à prevenção (saúde bucal e diabetes). No quadro informativo não tem cartaz com telefones úteis de disque denúncia e caixa coletora de opiniões e reclamações.  Os usuários entrevistados qualificaram atendimento com notas variando entre 6 a 10 (9/6/8/10).
 Concluída a visita, a Comissão de Fiscalização retornou à sede e gerou este relatório.
 Rio de janeiro, 05 de junho de 2013.
  Maria de Fátima Gustavo Lopes - Presidente  //  Jorge Rodrigues Moreira - Secretário

                                                        

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