Conselho Distrital de Saúde da AP-3.1
Rua São Godofredo, s/nº - Penha - RJ
Anexo à CAP-3.1 - Telefone: 2260-02
RELATÓRIO DE VISITA AO CMS NOVA HOLANDA
A
Comissão de Fiscalização do CDSAP-3.1 composta pelos conselheiros
Nereu Lopes (representando a gestora Valéria Gomes Pereira), o profissional de
saúde Jorge Rodrigues Moreira e os usuários Vera Lúcia Aiolf, e Waldir
Francisco da Costa esteve em visita no dia 05 de junho de 2013 à Unidade
CMS Nova Holanda quando se constatou o seguinte: O número de profissionais é insuficiente
com um ACS de licença, e os demais sobrecarregados, faltando ainda 1
profissional de enfermagem para a sala de vacinas e 1 médico RT. Como
deficiências citou-se o espaço físico inadequado, falta de balanças e de
computadores. A relação gestor /
profissionais é excelente, sendo valorizados pelo seu trabalho, sentindo
insatisfação na questão salarial. Quanto ao ambiente de trabalho é bom apesar
de alguns momentos de conflito na comunidade. A retaguarda no atendimento
depende do SISREG com demora nas respostas. Na opinião do servidor, o mesmo não
se considera valorizado, faltando condições de trabalho, higiene, local para
refeição e ainda a falta freqüente de energia elétrica e água. Foi citado ainda
a falta de medicamentos injetáveis (insumos), não tem material estéril e espaço
para procedimentos. Em relação ao usuário, todos os entrevistados informaram
que o primeiro atendimento é marcado pelo ACS, bem como a marcação para retorno.
Quanto aos exames, alguns são feitos na unidade e encaminhados (sangue e urina),
outros pelo SISREG, porém a espera pela marcação é demorada (em torno de 3 a 6
meses). O tempo de espera na unidade é demorado e o ambiente é desagradável.
Quando perguntado se o tempo de espera é utilizado para orientações e
palestras, todos informaram que não. Todos os entrevistados informaram não ter
ciência de caixa de opiniões/sugestões ou número de disque denúncia. Observamos
que existe afixado na parede um telefone para denúncia com os seguintes
dizeres: 3105-5660 – VIVIANE COSTA email vivianecosta@vivacomunidade.org.br
. Ao chegar à sede do CDS foi feito contato com o telefone citado, porém nos
foi informado pela pessoa que atendeu o telefone que se tratava de uma
residência. A unidade não tem serviço de radiologia e laboratório apenas
coleta. Os usuários não qualificaram o atendimento através de nota,
justificando que está muito ruim, e que não atendem com qualidade. Um dos
entrevistados, morador da Rua 29 de Julho informou que o Agente Comunitário de
Saúde não vai a sua cada desde 2010.
Concluída a visita, a Comissão de Fiscalização retornou à sede e gerou
este relatório.
Rio de janeiro, 05 de junho de 2013.
Maria de Fátima Gustavo
Lopes - Presidente
Jorge Rodrigues Moreira - Secretário
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