sexta-feira, 11 de julho de 2014

Relatório visita de fiscalização CMS Samora Machel (05/06/2013) para aprovação em RO do dia 23/07/2014.

 Conselho Distrital de Saúde da AP-3.1

RELATÓRIO DE VISITA AO CMS SAMORA MACHEL

A Comissão de Fiscalização do CDSAP-3.1 composta pelos conselheiros Nereu Lopes (representando a gestora Valéria Gomes Pereira), o profissional de saúde Jorge Rodrigues Moreira e os usuários Vera Lúcia Aiolfe, Edinéia de Oliveira Borges e Waldir Francisco da Costa esteve em visita no dia 05 de junho de 2013 à Unidade CMS Samora Machel, onde foi recebida pelo Administrativo Rondinele em substituição à gerente que estava ausente, quando se constatou o seguinte: O número de profissionais é insuficiente para compor as 3 equipes de saúde da família que hoje é composta por 1 médico (20 horas); 3 enfermeiros; 3 técnicos de enfermagem; 17 ACS; 2 dentistas; 2 ASB, 2 administrativos e 1 auxiliar de farmácia. Faltam 3 ACS, 2 médicos (40 horas) e 1 médico (20 horas). Foi observado deficiência na infra-estrutura com espaço físico muito limitado, bem como infiltração em paredes de 2 consultórios bem como paredes e tetos dos 3 banheiros. Os profissionais se sentem valorizados pelo gestor e considera excelente o ambiente de trabalho, Porém se sentem insatisfeitos com a questão salarial. A retaguarda no atendimento depende do SISREG e de alguns parceiros como a UPA e o CMS Américo Veloso.  Tanto o Gestor quanto o profissional de saúde, citam como sugestão para melhorar, a ampliação do espaço físico e manutenção.   Em relação ao usuário, todos os entrevistados informaram que o primeiro atendimento é agendado pelo ACS e que o retorno ocorre de acordo com a necessidade, porém agendado pelo ACS. Os exames são agendados na própria unidade, porém a espera pela marcação é demorada (uma paciente entrevistada aguardava por uma micro-cirurgia (exérese de cisto dermóide) há 16 meses). O tempo de espera na unidade é muito longo devido à falta de médico (existe apenas 1 médico de 20 horas). Alguns usuários aguardavam atendimento médico desde 8 horas (já eram 11:15 horas).  Segundo os usuários presentes  local de espera não é agradável e a acolhida é ruim. Quando perguntado se o tempo de espera é utilizado para orientações e palestras, todos informaram que não. Todos os entrevistados informaram não ter ciência da caixa de opiniões/sugestões ou disque denúncia, embora tenha sido observado um cartaz com número de disque denúncia afixado. A unidade não tem serviço de radiologia ou laboratório, porém faz coleta de sangue e urina. Na avaliação dos usuários na escala de 1 a 10 a unidade recebeu notas: 5/4/5.
                                                    Concluída a visita, a Comissão de Fiscalização retornou à sede e gerou este relatório.
Rio de janeiro, 05 de junho de 2013.

                    Maria de Fátima Gustavo Lopes - Presidente
                    Jorge Rodrigues Moreira - Secretário

                                              

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