Conselho Distrital de Saúde da AP-3.1
RELATÓRIO DE VISITA AO CMS SAMORA MACHEL
A
Comissão de Fiscalização do CDSAP-3.1 composta pelos conselheiros
Nereu Lopes (representando a gestora Valéria Gomes Pereira), o profissional de
saúde Jorge Rodrigues Moreira e os usuários Vera Lúcia Aiolfe, Edinéia de
Oliveira Borges e Waldir Francisco da Costa esteve em visita no dia 05
de junho de 2013 à Unidade CMS Samora Machel, onde foi recebida pelo
Administrativo Rondinele em substituição à gerente que estava ausente, quando
se constatou o seguinte: O número de profissionais é insuficiente para compor
as 3 equipes de saúde da família que hoje é composta por 1 médico (20 horas); 3
enfermeiros; 3 técnicos de enfermagem; 17 ACS; 2 dentistas; 2 ASB, 2
administrativos e 1 auxiliar de farmácia. Faltam 3 ACS, 2 médicos (40 horas) e
1 médico (20 horas). Foi observado deficiência na infra-estrutura com espaço
físico muito limitado, bem como infiltração em paredes de 2 consultórios bem
como paredes e tetos dos 3 banheiros. Os profissionais se sentem valorizados
pelo gestor e considera excelente o ambiente de trabalho, Porém se sentem
insatisfeitos com a questão salarial. A retaguarda no atendimento depende do
SISREG e de alguns parceiros como a UPA e o CMS Américo Veloso. Tanto o Gestor quanto o profissional de saúde,
citam como sugestão para melhorar, a ampliação do espaço físico e manutenção. Em
relação ao usuário, todos os entrevistados informaram que o primeiro
atendimento é agendado pelo ACS e que o retorno ocorre de acordo com a
necessidade, porém agendado pelo ACS. Os exames são agendados na própria
unidade, porém a espera pela marcação é demorada (uma paciente entrevistada
aguardava por uma micro-cirurgia (exérese de cisto dermóide) há 16 meses). O
tempo de espera na unidade é muito longo devido à falta de médico (existe
apenas 1 médico de 20 horas). Alguns usuários aguardavam atendimento médico
desde 8 horas (já eram 11:15 horas). Segundo os usuários presentes local de espera não é agradável e a acolhida é
ruim. Quando perguntado se o tempo de espera é utilizado para orientações e
palestras, todos informaram que não. Todos os entrevistados informaram não ter
ciência da caixa de opiniões/sugestões ou disque denúncia, embora tenha sido observado
um cartaz com número de disque denúncia afixado. A unidade não tem serviço de
radiologia ou laboratório, porém faz coleta de sangue e urina. Na avaliação dos
usuários na escala de 1 a 10 a unidade recebeu notas: 5/4/5.
Concluída a visita, a Comissão de Fiscalização retornou à sede e gerou
este relatório.
Rio de janeiro, 05 de junho de 2013.
Maria de Fátima Gustavo
Lopes - Presidente
Jorge Rodrigues Moreira - Secretário
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