Conselho Distrital de Saúde da
AP-3.1
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RELATÓRIO DE VISITA À UPA - PENHA
A Comissão de
Fiscalização do CDSAP-3.1 composta pelos conselheiros
Jorge Rodrigues Moreira, Lúlia de Mesquita Barreto, Sergio Clemente da Silva,
Cosme Francisco Toscano, Eidimir Tiago, Vera Lúcia Aiolfe e Edson da Cunha
Silva esteve em visita no dia vinte e nove de janeiro de dois mil e
quatorze à UPA – Penha, sendo recepcionada pelo Responsável Técnico Coordenador médico José
Mansur que nos forneceu as seguintes
informações: Trata-se de uma Unidade de perfil Pronto Atendimento de Urgência e
Emergência, com Clínica Médica, Odonto, Curativos e Suturas. A unidade realiza os seguintes exames complementares:
Raio X, ECG, Sangue e Urina. Dispõem dos seguintes recursos humanos na equipe
diária: 5 enfermeiros; 11 técnicos de enfermagem; 6 médicos; 01 assistente
social; 1 farmacêutico; 1 auxiliar de farmácia; 2 técnicos de laboratório;1
técnico de Raio X; maqueiro e administrativo como equipe diária para atendimento, num
quadro total de recursos humanos de: 44 médicos (+21 coringas); 30 enfermeiros;
61 técnicos de enfermagem; 18 administrativos; 05 farmacêuticos; 04 auxiliares
de farmácia; 05 técnicos de laboratório; 06 assistentes sociais; 07 técnicos de
raio x; 04 maqueiros; 07 cirurgiões dentistas e 6 técnicos de saúde bucal. O
laboratório funciona de segunda à sexta-feira com 01 diarista e 01 plantonista
e nos sábados e domingos apenas 1 plantonista com uma produção diária de 600
exames. Os exames realizados são: Hemograma Completo, Bioquímica, Enzimas
Cardíacas, teste rápido HIV, TB e BHCG. Segundo o coordenador, logo que usuário
chega à unidade é feito a triagem. Entre a triagem e a classificação de risco a
estimativa de espera é de 5 a 10 minutos, porém após a classificação de risco,
o usuário aguarda em média para atendimento médico entre 1 a 4 horas. Quando há necessidade de internação, o
período de permanência é de 24 a 48 horas. A UPA possui painel aberto ao
público tanto para Disque Denuncia Governo Estadual (0800255525) quanto com os
nomes dos profissionais e carga horária da equipe diária. A unidade
apresenta algumas deficiências como de infra-estrutura, ou seja, estrutura
pequena para demanda muito grande, e na manutenção. Tem como proposta para
melhoria, a ampliação com mais 20 leitos para sala amarela (hoje com 12
leitos). Além da sala amarela, a UPA tem a sala vermelha com 2 leitos que
conforme necessidade comporta até 4 leitos. Existe uma sala de hipodermia,
também utilizada por pacientes em repouso na espera do resultado do exame. Segundo
o coordenador, existe a necessidade de contratação de mais um médico de rotina
e um maqueiro. O coordenador cita ainda a necessidade de maior integração entre
as unidades e maior autonomia dos enfermeiros na classificação de risco. Quando
entrevistamos os profissionais obtivemos as seguintes informações: Existe uma
deficiência muita grande na manutenção, principalmente nos aparelhos de ar
condicionado como é o caso da farmácia, onde pudemos observar que o sistema de
ventilação é insuficiente, portanto todos os medicamentos que se encontravam
nas prateleiras ou armários para dispensação, encontravam-se dentro do prazo de
validade e que já consta na rotina, a supervisão/revisão do estoque da
farmácia, sua substituição e comunicação à coordenação da UPA sobre os
medicamentos que irão vencer no prazo de 90 dias. No almoxarifado também
verificamos as prazos de validade e forma de armazenamento dos insumos, porém
todos estavam dentro do prazo de validade. Ao consultarmos os profissionais
sobre o tempo de atendimento ao usuário, nos foi dado a seguinte informação: A
triagem é feita imediatamente na chegada do usuário que aguarda em torno de 5
minutos para ser submetido à classificação de risco e que a partir daí vai
depender da classificação: Vermelho: Imediato; Amarelo: 15 minutos à 2 horas;
Verde: 6 à 8 horas e Azul (orientação e encaminhamento). Foi-nos apresentado
tanto pelo coordenador quanto pelos profissionais a dificuldade para se
conseguir vaga nos hospitais para transferir os pacientes. Também foi unânime a
necessidade de ampliação da estrutura física devido à grande demanda de
usuários. A UPA dispõe de ambulância equipada, não foi observado o Disque
Denúncia 1746 por ser UPA estadual, porém observamos no painel o telefone da
Ouvidoria 08000255525, bem como nome da equipe de plantão. Ao entrevistarmos os
usuários nos foram fornecidas as seguintes informações: O
atendimento/acolhimento é de regular à ruim, com o tempo de espera muito longo,
variando desde imediato nos casos de classificação vermelha até 8 horas nos
casos de classificação verde. Os usuários reclamam da falta de médicos para
agilizar o atendimento, bem como a necessidade de um profissional de saúde para
orientar os usuários na chegada à unidade. Reclamou-se muito do pouco espaço físico
para a espera, bem como a falta de conservação dos banheiros.
Concluída a visita, a Comissão de
Fiscalização retornou à sede do conselho e gerou este relatório.
Rio de
janeiro, 29 de janeiro de 2014.
Lúlia de Mesquita Barreto
Coordenadora da Comissão de Fiscalização
Jorge
Rodrigues Moreira
Secretário
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