sexta-feira, 14 de novembro de 2014

RELATÓRIO DE VISITA À UPA PENHA (29/01/14) PARA APROVAÇÃO NA RO DE 19/11/14

            Conselho Distrital de Saúde da AP-3.1
Rua São Godofredo, s/nº - Penha - RJ
Anexo à CAP-3.1 - Telefone: 2260-0294
                              E-mail: condisaudeap31@hotmail.com

 RELATÓRIO DE VISITA À UPA - PENHA  

 A Comissão de Fiscalização do CDSAP-3.1 composta pelos conselheiros Jorge Rodrigues Moreira, Lúlia de Mesquita Barreto, Sergio Clemente da Silva, Cosme Francisco Toscano, Eidimir Tiago, Vera Lúcia Aiolfe e Edson da Cunha Silva esteve em visita no dia vinte e nove de janeiro de dois mil e quatorze à UPA – Penha, sendo recepcionada pelo  Responsável Técnico Coordenador médico José Mansur que nos forneceu as seguintes informações: Trata-se de uma Unidade de perfil Pronto Atendimento de Urgência e Emergência, com Clínica Médica, Odonto, Curativos e Suturas.  A unidade realiza os seguintes exames complementares: Raio X, ECG, Sangue e Urina. Dispõem dos seguintes recursos humanos na equipe diária: 5 enfermeiros; 11 técnicos de enfermagem; 6 médicos; 01 assistente social; 1 farmacêutico; 1 auxiliar de farmácia; 2 técnicos de laboratório;1 técnico de Raio X; maqueiro e administrativo  como equipe diária para atendimento, num quadro total de recursos humanos de: 44 médicos (+21 coringas); 30 enfermeiros; 61 técnicos de enfermagem; 18 administrativos; 05 farmacêuticos; 04 auxiliares de farmácia; 05 técnicos de laboratório; 06 assistentes sociais; 07 técnicos de raio x; 04 maqueiros; 07 cirurgiões dentistas e 6 técnicos de saúde bucal. O laboratório funciona de segunda à sexta-feira com 01 diarista e 01 plantonista e nos sábados e domingos apenas 1 plantonista com uma produção diária de 600 exames. Os exames realizados são: Hemograma Completo, Bioquímica, Enzimas Cardíacas, teste rápido HIV, TB e BHCG. Segundo o coordenador, logo que usuário chega à unidade é feito a triagem. Entre a triagem e a classificação de risco a estimativa de espera é de 5 a 10 minutos, porém após a classificação de risco, o usuário aguarda em média para atendimento médico entre 1 a 4 horas.  Quando há necessidade de internação, o período de permanência é de 24 a 48 horas. A UPA possui painel aberto ao público tanto para Disque Denuncia Governo Estadual (0800255525) quanto com os nomes dos profissionais e carga horária da equipe diária.  A unidade apresenta algumas deficiências como de infra-estrutura, ou seja, estrutura pequena para demanda muito grande, e na manutenção. Tem como proposta para melhoria, a ampliação com mais 20 leitos para sala amarela (hoje com 12 leitos). Além da sala amarela, a UPA tem a sala vermelha com 2 leitos que conforme necessidade comporta até 4 leitos. Existe uma sala de hipodermia, também utilizada por pacientes em repouso na espera do resultado do exame. Segundo o coordenador, existe a necessidade de contratação de mais um médico de rotina e um maqueiro. O coordenador cita ainda a necessidade de maior integração entre as unidades e maior autonomia dos enfermeiros na classificação de risco. Quando entrevistamos os profissionais obtivemos as seguintes informações: Existe uma deficiência muita grande na manutenção, principalmente nos aparelhos de ar condicionado como é o caso da farmácia, onde pudemos observar que o sistema de ventilação é insuficiente, portanto todos os medicamentos que se encontravam nas prateleiras ou armários para dispensação, encontravam-se dentro do prazo de validade e que já consta na rotina, a supervisão/revisão do estoque da farmácia, sua substituição e comunicação à coordenação da UPA sobre os medicamentos que irão vencer no prazo de 90 dias. No almoxarifado também verificamos as prazos de validade e forma de armazenamento dos insumos, porém todos estavam dentro do prazo de validade. Ao consultarmos os profissionais sobre o tempo de atendimento ao usuário, nos foi dado a seguinte informação: A triagem é feita imediatamente na chegada do usuário que aguarda em torno de 5 minutos para ser submetido à classificação de risco e que a partir daí vai depender da classificação: Vermelho: Imediato; Amarelo: 15 minutos à 2 horas; Verde: 6 à 8 horas e Azul (orientação e encaminhamento). Foi-nos apresentado tanto pelo coordenador quanto pelos profissionais a dificuldade para se conseguir vaga nos hospitais para transferir os pacientes. Também foi unânime a necessidade de ampliação da estrutura física devido à grande demanda de usuários. A UPA dispõe de ambulância equipada, não foi observado o Disque Denúncia 1746 por ser UPA estadual, porém observamos no painel o telefone da Ouvidoria 08000255525, bem como nome da equipe de plantão. Ao entrevistarmos os usuários nos foram fornecidas as seguintes informações: O atendimento/acolhimento é de regular à ruim, com o tempo de espera muito longo, variando desde imediato nos casos de classificação vermelha até 8 horas nos casos de classificação verde. Os usuários reclamam da falta de médicos para agilizar o atendimento, bem como a necessidade de um profissional de saúde para orientar os usuários na chegada à unidade. Reclamou-se muito do pouco espaço físico para a espera, bem como a falta de conservação dos banheiros.   
            Concluída a visita, a Comissão de Fiscalização retornou à sede do conselho e gerou este relatório.

                                        Rio de janeiro, 29 de janeiro de 2014.

                                        Lúlia de Mesquita Barreto     
    Coordenadora da Comissão de Fiscalização        
                             
Jorge Rodrigues Moreira
                              Secretário                                 


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